Notícias de Festivais : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Notícias de Festivais

Hoje vamos dar notas sobre algumas coisas legais que estão acontecendo...

Festival de Cannes
Começa hoje o Festival de Cannes, sempre uma vitrine de grande badalação, tem esse ano Pedro Almodóvar com Los Abrazos Rotos e Isabel Coixet com Mapa de Los Sonidos de Tokyo concorrendo à Palma de Ouro, que se vencido quebrará um tabu, já que nenhum diretor espanhol vence desde 1961 (Buñuel). Outro destaque é Quentin Tarantino com Inglorious Bastards, único representante do cinema americano na disputa, o filme sobre a Segunda Guerra Mundial, onde Brad Pitt lidera um grupo judeu que quer se vingar do holocausto. Sem nenhum representante na disputa principal, o Brasil será representado por À Deriva de Heitor Dhalia na mostra Um Certo Olhar, que faz parte da seleção oficial. A Palma de Ouro será anunciada dia 24 de maio... Alguém aí me manda pra França? hehehe.



Grande Prêmio Festival do Júri Popular
O Guarani, curta baiano de Cláudio Marques e Marília Hughes foi o grande vencedor do Prêmio que apresenta em diversas cidades brasileiras alguns dos melhores curtas-metragens da recente produção nacional. Após a exibição, o público presente votava em 13 categorias. O Guarani foi o mais votado pelo público em três cidades (Salvador, Curitiba e João Pessoa), e acabou como o mais lembrado na soma geral dos votos das 18 cidades onde o Festival foi exibido. Contando a história do Cine Guarani, atual Espaço Unibanco, Cine Gláuber Rocha, o documentário agradou a todos e está disponível no Site Porta-Curtas, além de ganhar uma nova cópia em 35mm. Outros destaques baianos, o ator Wagner Moura venceu na categoria melhor ator, pelo curta-metragem paulista "Blackout", de Daniel Rezende. Cães, de Adler "Kibe" Paz e Moacyr Gramacho, e “A Cidade Cargueiro”, de Aline Frey, também concorreram entre os 41 curtas selecionados para disputar o Festival.



Cine Ceará
Estão abertas as inscrições para Cine Ceará que terá mais uma vez a disputa do pitching de roteiro. Iniciado em 2006, o pitching premia o melhor argumento para desenvolvimento do roteiro do longa, além de dar uma participação na distribuição que é apoiada pela Globo Filmes. O vencedor de 2006, foi o roteiro Trampolim do Forte, do baiano João Gabriel que terminou as filmagens no final de 2008 e prepara o lançamento para ainda esse ano. O filme conta a história dos garotos de rua que, para esquecer a vida difícil, pulam no mar, ao final do dia, no Porto da Barra.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.