Vida Longa e Próspera : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vida Longa e Próspera

Jornada nas Estrelas
Estreia hoje em todo o país, o décimo primeiro filme da franquia Star Trek[bb], que promete resgatar a magia da antiga série. O filme, dirigido por J.J. Abrams[bb], conta a história anterior à série clássica, mostrando a formação da tripulação da Enterprise, o primeiro encontro de Capitão Kirk e Spock e a primeira missão da tripulação.

Star Trek é um marco na ficção científica, não há como negar. A série clássica em suas três temporadas marcou gerações que a cultuam até hoje. O forte nela, sempre foi o roteiro, inteligente, com missões que lidavam com teorias de tempo e espaço, sempre burlando a falta de recursos para efeitos especiais. O exemplo que mais me fascina é o de por não ter tecnologia para fazer uma nave pousar, eles terem criado o famoso teletransporte, que acabou virando marco da série.

Com o sucesso, a série gerou outros produtos, os filmes, um desenho animado e novas versões de série (como a Nova Geração e Enterprise), mas aí a magia se perdeu nas brincadeiras tecnológicas e maquiagens em excesso. Perdemos também o melhor personagem: Spock, esse meio humano, meio vulcano, brilhantemente interpretado por Leonard Nimoy. Tanto que o ator está nesse novo filme.

Spock é a chave e o grande medo dos fãs no Jornada nas Estrelas 11. Primeiro, porque Leonard Nimoy está no inconsciente de todos. É que nem procurar outro Wolverine que não seja Hugh Jackman. Depois, porque o novo intérprete do Vulcano é Zachary Quinto. Bom ator, mas que está muito marcado pelo seu personagem atual na série Heroes. Pelos trailers vai ser complicado desassociá-lo do vilão Sylar.

J.J. Abrams não é fã da série, já confessou, porém tem demonstrado ser bom em ficção científica. Após sua consagração na criação da série Lost, as portas definitivamente se abriram para o roteirista. Foi assim que Tom Cruise o chamou para roteirizar e dirigir Missão Impossível III, e ele parece não ter decepcionado já que cabe a ele o comando da Enterprise nessa volta por cima da série mais famosa de todos os tempos. É uma ousadia, que pode dar muito certo ou não.

No mais, fica a expectativa. Como fã confessa de boa ficção científica, já estou me programando e em breve farei meus comentários por aqui.


Outros filmes da série:
Jornada nas Estrelas - O Filme (1979)
Jornada nas Estrelas 2 - A Ira de Khan (1982)
Jornada nas Estrelas 3 - À Procura de Spock (1984)
Jornada nas Estrelas 4 - A Volta Para Casa (1986)
Jornada nas Estrelas 5 - A Fronteira Final (1989)
Jornada nas Estrelas 6 - A Terra Desconhecida (1991)
Jornada nas Estrelas - Generations (1994)
Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996)
Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998)
Nêmesis (2002)

Séries:
Jornada nas Estrelas (1966-1969)
Jornada nas Estrelas - A Nova Geração (1987-1994)
Jornada nas Estrelas - Deep Space Nine (1993-1999)
Jornada nas Estrelas - Voyager (1995-2001)
Jornada nas Estrelas - Enterprise (2001-2005)

Estrelas - A Série Animada - Entre 1973 e 1974

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.