Recuperação dos filmes da Atlântida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Recuperação dos filmes da Atlântida

O cinema nacional viveu de ciclos regionais, até que no final dos anos 40, começaram as primeiras tentativas de industrialização. As mais bem sucedidas foram a Vera Cruz, uma empresa paulista criada com os moldes de Hollywood, e a Atlântida no Rio de Janeiro, famosa por suas chanchadas. Os cinemas lotavam para ver as aventuras de Oscarito, Grande Otelo e Ankito.

A Atlântida Cinematográfica tinha pouca estrutura e equipamento, mas se caracterizava por uma produção constante. Estreiaram com o sucesso Moleque Tião (1941), drama baseado na vida do comediante Grande Otelo, que interpretou a si próprio no filme. Luiz Severiano Ribeiro, dono do maior circuito exibidor brasileiro, associa-se e passa a facilitar a exibição dos filmes da Atlântida, vindo a comprar a empresa em 1947. Pela primeira vez no cinema brasileiro, estão associados produção e exibição.

Foi então, que a empresa começou a produzir os musicais populares com tons de comédia, as chamadas chanchadas. O sucesso foi garantido, principalmente porque foi com a Atlântida que começou no país uma espécie de star-system. Utilizando estrelas do rádio, o cinema começou a atrair o público para as salas de projeção, dando visibilidade aos filmes.

Com o fim da Atlântida, a maior parte desse acervo estava perdido para o grande público, porém um projeto do Ministério da Cultura está agora digitalizando todas as obras da companhia que me breve estarão disponíveis em DVD.

"Entre o acervo estão filmes de longa e curta metragem, documentos de época, cinejornais e fotos. A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, instituição vinculada ao MinC, vai ficar responsável pela restauração, digitalização, preservação e divulgação do material."



Uma ótima notícia para todos os cinéfilos e para a história do cinema nacional.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.