Amantes : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Amantes

AmantesSemana passada, quando falei do início do filme Veronika Decide Morrer critiquei a falta de emoção. Ao ver o início de Amantes, novo filme de James Gray, não pude deixar de comparar. Ali existia um belo início, mistério e emoção bem dosados com a fotografia sensível de Joaquín Baca-Asay. É possível entrar no sentimento do personagem e ficar curioso com seu drama.

Leonard é um homem solteiro que mora no bairro do Brooklyn, em Nova York, com seus pais. Após sofrer uma desilusão amorosa e tentar suicídio algumas vezes, duas mulheres completamente diferentes entram em sua vida, e ele fica dividido entre ambas. Uma é a bela e misteriosa vizinha Michelle, que acaba de se mudar; a segunda é a amável Sandra, filha de uma família de amigos e apresentada por seus pais.

James Gray, que também assina o roteiro, acertou o tom ao sair do policial para o melodrama, conseguindo fazer um drama humano emotivo sem ser piegas. As relações são reais, os personagens são complexos, não há ali o bom versus o mal, mas pessoas com qualidades e defeitos procurando seguir suas vidas. Joaquin Phoenix, possivelmente em seu último filme, está muito bem. Sua interpretação é bastante natural, tornando o drama de Leonard real, crível. Gwyneth Paltrow também consegue uma boa Michelle, mas a melhor interpretação feminina fica mesmo com Isabella Rossellini que consegue passar tudo através do olhar preocupado ao redor do filho.

Amantes Joaquin PhoenixAmantes é um filme sutil, mas que não nos deixa ilusões. Na verdade, Leonard se envolve com uma mulher que não o ama, enquanto é amado por outra que não lhe desperta grandes desejos. Tal qual a vida, que como dizia Vinícius de Morais "é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida". Desde o início, ficamos com a sensação de que aquela relação com Michelle não pode acabar bem, e o filme brinca com isso, ao reverter as expectativas em diversos momentos. Afinal, com quem ele ficará: a mulher certinha ou a loura fatal? Ou quem sabe com nenhuma das duas... Só posso dizer que o desfecho é coerente e bem real.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.