Festival Internacional de Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Festival Internacional de Cinema

Festival Internacional de CinemaA partir de sexta-feira, dia 09 de outubro, Salvador vive o clima do 6º Festival Internacional de Cinema. Promovido pelo Circuito Sala de Arte, com o patrocínio da Vivo e Governo da Bahia (Faz Cultura), acontecerá nos cinco espaços do Circuito Saladearte - Cinema do Museu, Cinema da UFBA, Cine ViVO, Cinema do MAM e Cine XIV – com mostras de filmes, oficinas, mesas-redondas e sessões especiais. Uma verdadeira maratona cultural de cinema e vídeo com o objetivo de trazer ao público baiano um vasto painel do cinema feito hoje no mundo, sem perder de vista a cinematografia nacional. “O Festival é um momento de celebração, de troca. Nos outros anos, já tivemos a presença de nomes emblemáticos do cinema nacional e baiano”, afirma Ana Ferreira, sócia do Grupo Saladearte e coordenadora geral do evento.

Insolação - Felipe HirschEste ano, o Festival exibirá cerca de 70 filmes, divididos em mostras temáticas, com produções de mais de 15 países. “O critério de seleção dos filmes do circuito saladearte é muito eclético, tendo em comum filmes autorais, que tenham alguma expressão artística”, lembra André Trajano, também sócio do Grupo. Reforçando essa idéia de variedade, dentro de uma espécie de selo de qualidade, Marcelo Sá, sócio e diretor artístico das salas brinca: "O Circuito Saladearte vive em clima de festival. São dezenas de filmes por mês, em todas as nossas salas".

A novidade desse ano é a parceria com o Festival Vivo arte.mov, focado na interação entre cinema e mídias móveis. O evento será realizado através de um workshop que visa a produção de filmes com telefones celulares e websites interativos. O workshop será ministrado por Nacho Durán, que já produziu vários trabalhos em arte multimídia tendo como elo em comum a pesquisa e experimentação com micro-cinema, interatividade e VJing. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail saladearte@uol.com.br. As inscrições seguem até o dia 13/10.

Inquilinos - Caio BlatAlém da exibição de produções nacionais e internacionais, dentre eles, o falado Insolação de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, o evento conta com mesas redondas, Cine papo com a presença de cineastas e atores, clube da crítica, com análises de críticos renomados, além das motras de arte.mov. Destaco a exibição do filme Tudo isso me parece um sonho, de Geraldo Sarno. Um documentário instigante, onde a metalinguagem predomina (é quase um documentário de como se faz um documentário) e que terá uma sessão no Cine Papo, com a presença do próprio cineasta (17, Cine do Museu) e uma sessão no Clube da Crítica (20, Cine do Museu), onde Andre Setaro e João Carlos Sampaio irão comentar a produção. 

A programação completa pode ser conferida nos links abaixo.
PROGRAMAÇÃO GERAL 2009

PROGRAMAÇÃO PARALELA (mesas-redondas, Cine Papo, workshop)

Quando: 9 a 22 de outubro de 2009 (8/10 abertura para convidados)
Quanto: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)
Realização: Grupo Saladearte / Vivo / Fazcultura
Patrocínio: VIVO
Parceiros Institucionais: Fazcultura, MAM, Museu Geológico e UFBA.
Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Shopping Iguatemi e UniJorge

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.