Véspera de Natal : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Véspera de Natal

Feliz NatalMais uma véspera de Natal, listas intermináveis de filmes natalinos são possíveis de lembrar. Quase todos com mensagens positivas de Natal, utilizando a figura do bom velhinho e incentivando a confraternização entre os povos. Acredito que nenhuma história tenha incorporado tanto o espírito natalino quanto Um Conto de Natal de Charles Dickens. Publicado em 19 de dezembro de 1843, já teve diversas adaptações para o cinema, a mais recente com Jim Carrey.

A história do Sr. Scrooge, um velho ranzinza que recebe a visita de três fantasmas na noite de Natal (passado, presente e futuro) que mexem com seus paradigmas e o fazem repensar a vida. Muitos falam da hipocrisia humana de passar o ano inteiro de forma individual e em uma noite querer falar de amor e paz no mundo. Pode ser verdade, mas que bom que pelo menos temos um dia para fazer uma análise crítica de nossas atitudes e tentar mudar. Não podemos esquecer que o Natal é a celebração da vinda do Cristo à Terra. Independente das criações de dogmas e mitos, sua mensagem de amor é real. Pautar a nossa vida pelo "amai-vos uns aos outros como eu vos amei" pode parecer utópico, mas é o caminho evolutivo de todos nós.

Por isso, acredito que seja o momento de rever nossas atitudes e buscar estar hoje com quem gostamos, demonstrando nosso amor e nossa vontade de um mundo melhor, com a alegria que o Cristo nos deu. Ou para os não-cristãos, com a alegria que qualquer divindade ou crença possa nos trazer. O filme de Bill Murray de 1988, adaptado do mesmo conto tem uma linda mensagem final, pena que só a encontrei em inglês na internet, mas a mensagem é bem clara em relação ao espírito de Natal. As pessoas não deveriam estar na frente da televisão naquela noite, deveriam estar confraternizando com a família. Ele pede desculpas ao irmão porque ia dar uma toalha de presente, brinca com o elenco e se declara para a mulher Claire Phillips. Seu discurso final, falando da possibilidade das pessoas mudarem encanta até o garotinho, filho de sua secretária, que não falava. Para finalizar, todos cantam "Put a little love in your heart".



A todos, um Feliz Natal!

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.