A Troca : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Troca

A TrocaSe a história não fosse baseada em fatos reais eu iria pensar que J. Michael Straczynski apelou demais ao escrever o roteiro de A Troca. Que pessoa em sã consciência iria imaginar uma trama tão elaborada para calar a boca de uma mãe? Criar um falso menino e fazer todos acreditarem que a mulher está louca por não querer o filho de volta? O fato é que, as vezes, a realidade consegue ser mais inacreditável que a ficção. E Clint Eastwood conseguiu construir essa atmosfera de forma crível e angustiante.

Angelina Jolie é Christine Collins, uma mãe solteira que procura seu filho desaparecido. Cinco meses depois, a polícia de Los Angeles lhe apresenta um garoto dizendo ser o seu Walter, o que a mulher não reconhece, obviamente. Começa, então, uma luta contra um sistema viciado, em busca da verdade e justiça.

A narrativa é clássica, onde bons e maus estão bem definidos, principalmente nas figuras do reverendo Briegleb (John Malkovich) e policial Jones (Jeffrey Donovan), respectivamente. O hospital psiquiátrico é caricatural, mas bem próximo da realidade dos anos 30 nos Estados Unidos. Ainda assim, parece que Eastwood se sente à vontade tanto no melodrama da primeira parte, quando na trama policial que se inicia na segunda parte do filme. A verdadeira reviravolta em A Troca não está no menino que não é o filho da senhora Collins, mas no que aconteceu ao filho verdadeiro e outras crianças americanas. E principalmente, como a polícia de Los Angeels não quis ver a verdade, trancafiando Christine Collins e encobrindo seu próprio erro.

Angelina JolieAngelina Jolie consegue uma interpretação emocionante e convicente, que lhe rendeu a indicação ao Oscar, mas que não supera a densidade dramática que atingiu em O Preço de uma coragem, pelo qual, para mim, merecia o prêmio de melhor atriz. O grande trunfo, em A Troca, é a identificação do público com o sofrimento de sua personagem, elevada quase a Cristo, sofrendo todas as injustiças possíveis. No final, até um personagem que seria um vilão diz admirar sua coragem de ir contra o sistema.

A Troca é um filme que toca em diversos assuntos sérios e complexos como o papel da polícia, a corrupção dentro dela, a precariedade do sistema de saúde mental e outros detalhes que seriam spoilers. Mas, no fim, a narrativa se resume a uma trama muito simples. A luta de uma mãe para reaver seu filho desaparecido. Talvez, por isso, seu êxito não tenha sido completo. Ainda assim, é um bom filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.