Quebra de tabu em noite de Oscar, viva ao dia da mulher : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Quebra de tabu em noite de Oscar, viva ao dia da mulher

Kathryn Bigelow no Oscar 2010 Já passava da meia-noite no Kodak Theatre, quando Barbra Streisand anunciou a quebra de um tabu. Coincidência ou não, em pleno dia internacional da mulher, pela primeira vez uma representante do sexo feminino vence o Oscar de melhor direção. E não foi só isso. O filme de Kathryn Bigelow levou seis estatuetas das nove que concorria, tornando-se o grande vencedor da noite. Achei justo. No geral, Guerra ao Terror se mostrou um excelente filme, com uma tensão incrível, boas interpretações, enquadramentos e jogos de câmeras fantásticos e uma narrativa que nos prende. Não que eu ache Avatar um filme ruim, que fique claro. Impressiona, é um grande feito cinematográfico, mas tinha dois filmes melhores que ele na disputa. O grande injustiçado, mais uma vez, foi Tarantino. Gênio incompreendido que ficou sem nenhuma estatueta. Bastardos só subiu ao palco representado pelo já esperado melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz. Eu daria o melhor roteiro para o filme.

No geral, a cerimônia foi morna, poucas surpresas como o melhor curta de animação para Logorama e o Oscar de filme estrangeiro para O Segredo dos seus olhos, filme Argentino que desbancou o favorito absoluto A Fita Branca. Achei ótimo vir mais um Oscar para América Latina. Nossos hermanos estão com um cinema cada vez mais consistente, que o Brasil se inspire. Steve Martin e Alec Baldwin fizeram ótimas piadas e divertiam o público, mas no geral, as apresentações foram maçantes, repetindo o "Arquivo Confidencial" no anúncio dos Oscars de melhor atriz e ator. Teve uma bela homenagem aos que já foram, com  James Taylor cantando "In my life" dos Beatles. E um especial para os filmes de Terror, pegando desde Nosferatu a... Crepúsculo (?), passando por clássicos como O Iluminado, O Exorcista, Tubarão e Sexta-Feira 13. Mas, o momento mais marcante para quem viveu os anos 80 foi a homenagem a John Hughes. Diretor, produtor e roteirista que nos presenteou com clássicos juvenis como Curtindo a vida adoidado, Garota nota 1000, O clube dos cinco, A garota de rosa Shocking.

Sandra Bullock no Oscar 2010Os quatro atores premiados, apenas confirmaram seu favoritismo. Destaque para Sandra Bulock que teve uma emoção dupla, já que no sábado ela tinha levado o Framboesa de Ouro por sua atuação em Maluca Paixão e ironizou que alguém tivesse visto o filme. A primeira reação da atriz ao ser anunciada vencedora do Oscar foi de abraçar a concorrente Meryl Streep, mas foi quase jogada por esta no palco. Mostrando-se humilde em seu discurso, Sandra perguntou se eles não tinham errado e agradeceu a todos, inclusive a sua amante Meryl Streep, fazendo uma referência ao beijo que deu na atriz quando dividiram o prêmio do Sindicato.

Mo'nique no Oscar 2010Apesar de ter vencido o prêmio do Sindicato dos Roteiristas e estar cotado entre os favoritos, só não gostei mesmo foi do Oscar de roteiro adaptado para Preciosa, o argumento é bom, mas o roteiro não tem nada demais. Gostei de ver ainda Star Trek ser lembrado pelo menos em maquiagem. E adorei Up ter vencido em melhor trilha sonora, que é mesmo emocionante, apesar de continuar não achando que ele é a melhor animação de todos os tempos. Torci pela causa perdida do Sr. Raposo. O que mais gostei na premiação de melhor filme de animação foi a apresentação. Colocaram os personagem como se estivessem dando entrevistas sobre o prêmio. Muito bom.

A vitória de Guerra ao Terror mostra que tecnologia não é tudo no cinema. Claro que o 3D está aí para encher nossos olhos e levar novos adeptos à sala de projeção, mas a arte cinematográfica é um conjunto de técnicas que não podem estar desequilibradas. Isso faz pensar sobre o futuro do meio e talvez, possar frear um pouco essa onda em terceira dimensão que invadiu os estúdios. Ainda há espaço para um bom filme em 2D. Outra lição fica para os distribuidores brasileiros, que em uma miopia incrível tinham lançado Guerra ao Terror direto no DVD e tiveram que fazer um relançamento às pressas no cinema. Prova de que prêmio pode não mudar a opinião do espectador, mas é uma boa ferramenta de marketing junto a propaganda boca-a-boca.

Ah, e coloquei apenas fotos das mulheres vencedoras da noite em homenagem ao nosso dia. Feliz Dia da Mulher para todas.

Confiram a lista completa dos vencedores:
Melhor Filme: Guerra ao Terror
Melhor Diretor: Kathryn Bigelow
Melhor Atriz: Sandra Bullock
Melhor Ator: Jeff Bridges
Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Melhor Atriz Coadjuvante: Mo'Nique (Preciosa)
Melhor Montagem: Guerra ao Terror
Melhor roteiro original: Guerra ao Terror (Mark Boal)
Melhor Roteiro Adaptado: Preciosa (Geoffrey Fletcher e Ramona Lofton)
Melhor Fotografia: "Avatar"
Melhor animação: UP – Altas Aventuras
Melhor filme estrangeiro: O Segredo dos seus olhos
Melhor Documentário: The Cove
Melhor canção original: "The Weary Kind" (Crazy Heart)
Melhor Trilha Sonora: Up - Altas Aventuras
Melhor curta metragem animação: Logorama
Melhor curta metragem documentário: Music by Prudence
Melhor curta metragem: The New Tenants
Melhor maquiagem: Star Trek
Melhor Direção de Arte: Avatar
Melhor Figurino: A Jovem Victoria
Melhor Mixagem de Som: Guerra ao Terror
Melhor Edição de Som: Guerra ao Terror
Melhor Efeitos Visuais: Avatar

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.