Leonardo DiCaprio, um rebelde com causa : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Leonardo DiCaprio, um rebelde com causa

Leonardo DiCaprio Hoje estreia A Ilha do Medo, o esperado novo longa de Martin Scorsese que traz a volta do diretor ao suspense psicológico. A confirmação da parceria com Leonardo DiCaprio que começou em Gangues de Nova Iorque, faz pensar sobre a carreira deste ator tão estigmatizado com o personagem Jack de Titanic. E pensar que em seu primeiro trabalho (O despertar de um homem), Robert de Niro havia profetizado que ele seria um dos melhores atores do mundo. Tal qual Brad Pitt, ele escolheu papéis e tentou fugir da imagem de galã. Porém, diferente do Sr. Jolie, o rapaz parece carregar uma cruz de ídolo adolescente. O que não deixa de ser uma injustiça, já que talento ele já demonstrou ter.

Assim, resolvi resgatar aqui suas principais interpretações, não necessariamente os melhores filmes, em ordem cronológica. Apenas para mostrar que nem sempre de galã (aliás, acho que Jack e Romeu foram os únicos) vive Leonardo DiCaprio.

Filmes de Leonardo DiCaprio

Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador - O astro do filme é outro, também pouco convencional que começou como galã de uma série de televisão e transformou-se em estrela dos filmes de Tim Burton. Estou falando, claro de Johnny Depp. Ele é Gilbert Grape. Mas, quis lembrar este filme como uma forma de mostrar que Leonardo DiCaprio, antes de ser um galã adolescente, já era um menino prodígio. Como o autista Arnie, ele imprime uma emoção incrível, chamando a atenção e marcando seu nome no cinema. Ganhou sua primeira indicação ao Oscar como ator coadjuvante.

As filhas de Marvin - Aqui outro papel de garoto problemático, após o marco Diário de um adolescente. DiCaprio é Hank, filho de uma mulher que retorna à antiga casa para cuidar da irmã doente e do pai moribundo. Ao lado de duas grandes atrizes, Meryl Streep e Diane Keaton, DiCaprio consegue se destacar em sua interpretação, apesar de já chamar a atenção por seu rosto bonito, principalmente por seu papel anterior: Romeu na nova versão do clássico de Shakespeare.

Prenda-me se for capaz - Em 2002, dá a grande guinada em sua carreira. Interpretando o lendário falsário Frank Abagnale Jr. no filme de Steven Spielberg, Leonardo DiCaprio entra para o hall de grandes atores de Hollywood. Logo depois ele foi chamado por Martin Scorsese para estrelar o filme Gangues de Nova York junto a Daniel Day Lewis.

O Aviador - Apesar da estreia com o diretor ter sido badalada, seu grande papel foi mesmo Howard Hughes. Não é um dos melhores filmes de Scorsese, mas, com ele, chegou mais perto de uma estatueta do Oscar. Leonardo DiCaprio se entregou de corpo e alma ao personagem, atingindo um resultado que impressiona em todos os aspectos, menos na maquiagem. O tempo parece não ter passado para o rapaz durante toda a projeção.

Diamante de Sangue - Danny Archer é um ex-mercenário nascido no Zimbábue que se dedica a contrabandear diamantes para a Libéria. Ao ouvir dizer na cadeia que seu companheiro de cela Solomon, esconde um grande diamante, resolve fazer um trato. Segunda indicação ao Oscar, aqui DiCaprio consegue sua interpretação mais madura, com grande força de expressão dramática.

Os Infiltrados - Um policial infiltrado na máfia, um mafioso infiltrado na polícia. DiCaprio e Matt Damon fazem um jogo psicológico impressionante neste filme de Scorsese. Aqui, o astro já não é mais visto como um rosto bonito, mas sim, um dos atores preferidos de um dos melhores diretores de todos os tempos. Isso facilita a crítica, mas aumenta a cobrança. Falta a DiCaprio ainda a superação. O prêmio. O papel acima de qualquer suspeita. A torcida é para que em a Ilha do Medo ele consiga o grande feito.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.