Tim Burton e Johnny Depp: parceria de sucesso : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tim Burton e Johnny Depp: parceria de sucesso

Johnny Depp e Tim BurtonPegando carona no lançamento de Alice, resolvi relembrar aqui as parcerias de diretor e ator tão citadas em todos os textos a respeito do filme. A maioria dos sucessos de ambos encontram-se na interseção. Apenas Peixe Grande, pelo lado de Burton, não tem Depp no elenco. Já na filmografia do autor, é quase irônico que seu melhor papel, o Capitão Jack Sparrow não seja um trabalho com seu diretor favorito. Isso para não citar, Don Juan DeMarco e Em Busca da Terra do Nunca. Mas, no geral, é na parceria que eles encontram bons momentos.

Os mundos retratados nos filmes de Tim Burton são sempre sombrios, irônicos e com um certo sadismo. Apesar de ter iniciado sua carreira como animador da Disney, sempre demonstrou querer ir além. Após dirigir a comédia de sucesso Os fantasmas se divertem, foi convidado para fazer os dois primeiros filmes do Batman. O sucesso de bilheteria lhe permitiram produzir a primeira obra autoral e para muitos seu melhor filme até hoje: Edward Mãos-de-Tesoura. Desde então, fez grandes filmes e verdadeiros fiascos como a refilmagem de O Planeta dos Macacos. Sendo um dos grandes diretores de sua geração.

Johnny Depp teve que trabalhar muito para fugir da imagem de ídolo juvenil e símbolo sexual, que sempre vem com o preconceito de não-ator. A dificuldade era maior porque surgiu para grande mídia na série Anjos da Lei, onde interpretava o policial Tom Hanson. Com Edward Mãos-de-Tesoura teve sua grande chance e aproveitou. Tanto que recusou papéis em filmes como Velocidade Máxima ou Lendas da Paixão, para privilegiar outros onde a atuação fosse mais valorizada. Hoje em dia, acho que o grande problema do ator é a quantidade de personagens estranhos que faz, um exagero. Esquisitice não é sinônimo de boa interpretação. Ainda assim, criou personagens memoráveis. Principalmente, ao lado de Tim Burton.

Parceria de sucesso:

6 - A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) - A refilmagem do clássico infantil de 1971 ganhou um ar muito mais sombrio nas mãos de Tim Burton. E o Willy Wonka de Johnny Depp é infinitamente mais sinistro que o de Gene Wilder, comparado por muitos a uma versão e crítica a Michael Jackson. Com muito mais recursos, a mistura foi bastante interessante e rendeu uma indicação ao Globo de Ouro para Depp.

Ed Wood
5 - Ed Wood (1994) - Considerado o pior diretor de todos os tempos, Ed Wood tornou-se uma lenda nos Estados Unidos por suas invenções em cada filme. Baseado no livro de Rudolph Grey, Tim Burton criou essa cinebiografia em tom farsesco, colocando Johhny Depp no papel principal. Interpretando o diretor lunático, Depp conseguiu um bom resultado, sem ser caricatural. Destaque para cena da Lula Gigante, completamente hilária.

Sweeney Todd 


4 - Sweeney Todd (2007) - Unindo musical com suspense e horror, Tim Burton construiu um filme tenso de vingança. Johnny Depp dá vida ao barbeiro que retorna a Londres em busca do homem que destruiu sua família. Unindo-se a Sra. Lovett, ele treina matar seu inimigo cortando as gargantas de seus clientes, que servem de recheio para as tortas vendidas pela mulher.

3 - A Noiva-Cadáver (2005) - Animação fantástica com tons sobrenaturais bem incomuns, traz Johnny Depp como a voz de Victor Van Dort, o protagonista que é obrigado a casar-se com a fantasma sofrida. Chegou a ser indicado ao Oscar de melhor animação, perdendo para Wallace&Gromit.

Ichabod Crane2 - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999) - Fantasia e terror se misturam nesse filme, onde o condado de Sleepy Hollow é ameaçado por um misterioso cavaleiro sem cabeça. Cabe a Johnny Depp, interpretando o investigador Ichabod Crane, desvendar o mistério e resolver a situação. Gosto muito desse filme, onde o ator faz um homem mais normal, sem tantas afetações nem maquiagens.

1 - Edward Mãos de Tesoura (1990) - Uma espécie de Frankenstein moderno, Edward é um ser inacabado que tem tesouras no lugar de suas mãos. Seu inventor morreu antes que pudesse concluí-lo e ele vive só em uma mansão afastada. Quando a vendedora de cosméticos Peg o encontra, tudo muda em sua vida. Da fama ao linchamento público, do amor ao ódio, Edward é um personagem encantador e Johnny Depp soube dar um ar ingênuo perfeito que conquista a todos. Para mim, a obra-prima da dupla.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.