O Desinformante! : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Desinformante!

Matt DamonResponsável por bons filmes como Erin Brockovich, Traffic e 11, 12, 13 homens e um, outro e novo segredo, Steven Soderbergh tem seu lugar como diretor, mas, definitivamente, ele não é um dos irmãos Coen. Então, ao tentar dar um tom farsesco surreal à história criada por Scott Z. Burns a partir do livro do jornalista Kurt Eichenwald, algo parece ter desandado tornando o filme O Desinformante! mais um da lista dos "poderia ser ótimo".

A história, que é verídica, tem um potencial enorme. Mas não consegue ser tão irônica e engraçada quanto deveria. Matt Damon vive Mark Whitacre, um funcionário da Archer Daniels Midland que começa a se enrolar com uma falsa ameaça à empresa. Depois, seu jogo duplo começa a complicar ainda mais ao fingir para os agentes federais Brian Shepard (Scott Bakula) e Bob Herndon (Joel McHale) que existe um grande cartel a ser desmascarado.


O filme é por muitas vezes monótono, falta ritmo e a projeção é muito longa começando a se repetir a partir da segunda hora do filme. Apesar disso, tem momentos interessantes, como a primeira conversa de Mark com os agentes do FBI, ou a reunião do "cartel".

O Desinformante!Matt Damon consegue compor um personagem interessante, dando veracidade à sua paranóia, mitomania e nervosismo, mas a construção gera algumas dúvidas. Por trás daquele bigode e óculos enorme está um homem imbecil ou uma imaginação fértil? Mal caráter ou babaca mesmo? Porque querer se dar bem daquela forma beira a idiotice, principalmente pela forma como ele vai enovelando a história e suas conclusões finais. A gente fica se perguntando se ele realmente acreditava que aquilo tudo poderia dar certo.

Quem nunca fantasiou ser um espião? A narração over do protagonista divaga sobre isso, tentando explicar suas atitudes, mas ainda assim, não convence completamente. Queime depois de ler, é um exemplo de como esse mesmo tema pode ser desenvolvido de uma forma muito mais dinâmica e interessante. Apesar de bom diretor, Soderbergh parece perder a mão aqui. Uma pena.


GAME QUINCAS
E para quem está acompanhando o jogo de Quincas, vamos a mais um passo.


Bonito é o pôr-de-sol quando estamos em boas companhias. É uma vitória maiúscula depois de um dia cansativo. Sabe onde Quincas poderia ver esse espetáculo?

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.