O mundo imaginário do Dr. Parnassus : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O mundo imaginário do Dr. Parnassus

Heath LedgerPara suprir a ausência de um grande ator em um filme foi preciso três substitutos. Com a morte trágica de Heath Ledger, antes de terminar as filmagens de Dr. Parnassus, Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law não apenas aceitaram continuar o personagem, como doaram o cachê para filha do ator falecido. Um belo gesto, uma bela homenagem. A proposta onírica do filme de Terry Gilliam permitia essa junção e tudo pareceu se encaixar. Uma pena que falta um pouco de ritmo para o longametragem, de fato, decolar.

A história gira em torno de uma trupe itinerante, em uma espécie de teatro mambembe, onde a grande atração para o público é uma experiência onírica. A mente em transe do Dr. Parnassus tem o poder de tornar os sonhos realidade, basta que o espectador atravesse um espelho. O problema é que o tal fazedor de sonhos só vive bêbado e deprimido porque, no passado, fez um pacto com o diabo para conseguir vida eterna e agora o gatuno veio cobrar a sua parte no trato.

Dr. Parnassus e o diabo NickA idéia do poder de contar histórias e fazer as pessoas sonhar, a crítica que o roteiro esboça em relação à época em que vivemos, onde os sonhos não tem mais o mesmo valor, o jogo de imaginação e realidade são muito interessantes. Assim como a magnífica direção de arte, fotografia e efeitos especiais do longametragem. Os cenários oníricos são belíssimos. A viagem é constante e impressionante. O problema está no roteiro. Provavelmente devido a perda do seu protagonista, Terry Gilliam, que também assina o roteiro do filme, fez vários malabarismos para fechar a história.

A solução de trocar de ator a cada vez que Tony Shepherd entra no espelho é genial, mas o conjunto da obra ficou cheio de peças soltas. Tudo tem que se resolver no mundo imaginário, enquanto que o real vira uma colcha de retalhos, com várias partes sem explicação. Além disso, o clímax do filme perde o foco. A disputa entre Parnassus e o diabo não tem a mesma força da vida misteriosa de Tony, que aparece para o grupo enforcado debaixo de uma ponte e totalmente desmemoriado. Também nada garante que, se Heath Ledger continasse vivo, a conclusão do roteiro focaria no personagem. Pelo que vemos na tela, creio que sim.

Parnassus CartazAliás, Heath Ledger está fantástico e só me faz lamentar ainda mais sua morte prematura. Depp, Farrell e Law não deixam o nível cair, mas não tem a mesma força da construção que o ator fez. Tom Waits também está ótimo como o diabo e Andrew Garfield funciona bem como garoto Anton. Já Lily Cole não mostra muito a que veio como a chata Valentina, filha do Dr. Parnassus. Christopher Plummer é um caso a parte, já que seu personagem está sempre bêbado ou em transe. A composição do Dr. Parnassus é uma das mais complexas que já vi.

O resumo da história é o mundo imaginário de Terry Gilliam. Complexo, grandioso, para poucos. Não é um filme popular, não tem um estilo de gosto abrangente. Bem feito, produzido e construído é uma experiência interessante, mas poderia ser muito melhor. E ainda não chega perto do que, para mim, é de longe a melhor obra do diretor: Os 12 Macacos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.