Especial Dia dos Pais : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Especial Dia dos Pais

Segundo o nosso calendário, amanhã é Dia dos Pais. Para mim, pai é pai todo dia, mas já que temos a data vamos relembrar algumas relações marcantes entre pais e filhos no cinema. Não é um ranking, nem tem a pretensão de esgotar o tema. Com certeza vocês vão lembrar de muitos outros. Mas, vamos à lista.


Pai comédia

O pai da noiva
Começo com essa comédia rasgada de Steve Martin. Refilmagem de um filme de 1950, estrelado por Spencer Tracy e Elizabeth Taylor, o longametragem tem o roteiro de Nancy Meyers e conta a história de um pai que não quer perder sua filha para o casamento. Ele faz de tudo, mas acaba percebendo que o melhor mesmo é que sua filha seja feliz.

Uma babá quase perfeita
Outra comédia, dessa vez com Robin Williams, coloco nessa lista porque tudo o que Daniel Hillard faz, incluindo se fantasiar de mulher é para estar perto de seus filhos. Mesmo em meio aos risos, a mensagem de transformação pelo amor é possível. Sendo um belo exemplar de relação pai e filho.

Pai abnegado

Ladrões de bicicleta
Este exemplar ímpar do neorealismo italiano traz um pai totalmente abnegado que faz o possível para dar um prato de comida a sua família. Ele corre a cidade em busca de sua bicicleta roubada, tenta trabalhos alternativos e até arquiteta cometer o mesmo delito sofrido. Sua única meta é ver seu filho Bruno feliz.

A Estrada
Em um futuro pós apocalíptico a única meta de um pai é proteger seu filho, ensinando-o a sobreviver naquele novo mundo. Todo o clima é tocante e nos faz admirar aquele homem sofrido e abnegado ao extremo. Enquanto o menino existir, seu pai acredita que possa haver um futuro. O difícil é ver esse filho com fome e não ter como saciar sua necessidade.

Relação difícil que se transforma

Em nome do pai
Gary não admirava seu pai, achava-o antiquado, até que é preso junto com ele por um crime que não cometeram. A transformação da relação entre pai e filho é uma bela história a ser relembrada nesse dia.

Desafio no Bronx
Primeiro filme dirigido por Robert De Niro, conta a história de um garoto que tem vergonha de seu pai, um simples motorista de ônibus e se encanta pelo mais temido gângster do bairro. Era o bandido que ele queria que fosse seu pai e começa a seguir seus passos.

Pai ausente

Campo dos Sonhos
Há pais que não estão lá, nem tiveram a oportunidade de se mostrar verdadeiramente aos filhos. Em o Campo dos Sonhos, Ray Kinsella, vivido por Kevin Costner, é um pai presente na vida de sua filha, mas o que traz esse filme a lista é uma revelação posterior que não entrego para não estragar aos que não conhecem o filme, mas que mostra o quanto uma relação mal resolvida entre pai e filho pode ser resgatada de forma emocionante.

O Poderoso Chefão
Don Corleone é um pai para toda a família de mafiosos ao seu redor, mas não consegue uma boa relação com seu caçula, Michael Corleone que não gosta de se intrometer nos negócios da família. A ausência do poderoso homem vai ironicamente colocar Michael em seu lugar, tendo que aprender sozinho aquilo que o pai não lhe ensinou em vida.

Pai postiço

Karatê Kid
Daniel San não tem pai, mas encontra na figura do Senhor Miyagi todo o acolhimento paterno de que precisa para aprender a se defender e enfrentar a vida. Uma bela relação de construção de amizade e amor paterno.

Cinema Paradiso
Da mesma forma, Totó é um orfão que segue Alfredo como um cachorrinho, até que o velho projetista resolve não apenas lhe ensinar sua arte, como dar conselhos para sua vida. Outra bela relação de construção de amizade e amor paterno.

Relação contestável

Pai e filho
O russo Alexandr Sokurov construiu uma estranha e doentia relação de pai e filho que moram juntos em um apartamento. Memórias e rituais diários permeiam essa relação em que, por vezes, parece de dois amantes.

A festa da menina morta
O pai de Santinho é outro exemplo condenável: autoritário, aproveitador e sem escrúpulos. O filme traz uma forte cena de relação sexual entre pai e filho que tirou muita gente do cinema.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.