Sherlock Holmes : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sherlock Holmes

Robert Downey Jr. - Sherlock HolmesO famoso personagem de Arthur Conan Doyle já teve várias adaptações. Quem não se lembra de Basil Rathbone, seu intérprete em 14 filmes? Ano passado, Guy Ritchie trouxe aos cinemas uma versão moderna do clássico, tendo Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como seu fiel escudeiro o Dr. Watson. A idéia foi válida e deu um bom filme de entretenimento. Não mais do que isso. Em vez de suspense, temos um filme de ação, com muita correria e um mistério desvendado no final a la Scooby Doo. Faltou envolver o espectador nesse mistério, que aliás demonstrou-se bobo.

Robert Downey Jr. e Jude Law - Sherlock HolmesNão espere ouvir o famoso “Elementar, meu caro Watson”. Em um determinado momento até cabia a frase, mas Robert Downey Jr. é um Sherlock Holmes com manias muito mais exóticas, como colecionar moscas. Sua inteligência, para alívio, continua imensa, a lógica de dedução também, assim como seus métodos científicos. Downey Jr. está seguro em seu papel, mas traz para o personagem um pouco do sua característica caótica, com trejeitos atrapalhados para nos fazer rir. E não gostei muito de ver Sherlock Holmes assim. Watson continua sendo o pé no chão do personagem, sempre ponderado e tentando trazê-lo para o mundo real. Jude Law está muito bem no papel.

Robert Downey Jr. e Rachel McAdams - Sherlock HolmesAinda na Londres Vitoriana, eles têm que enfrentar agora o vilão Blackwood, que alega ter poderes místicos e usa da magia negra para alterar a história mundial, destruindo o mundo que conhecemos. Para lhe ajudar, o feiticeiro conta com Irene Adler, uma sedutora ladra por quem Holmes tem uma atração incontrolável. Tanto Mark Strong quanto Rachel McAdams estão bem nos papéis de vilões. O problema é que o tom da história deixa Blackwood um pouco caricato.

Sherlock Holmes filmeO roteiro de Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg, é bobo, o mistério não é tão inteligente e demora a começar. Por quase trinta minutos ficamos sendo apresentados ao personagem Holmes, suas manias, sua personalidade, sua rotina. Só quando Blackwood é executado e logo depois visto pelo coveiro andando no cemitério a história começa. É aí que a direção de Guy Ritchie nos leva, sem nos deixar pensar, nem tentar investigar junto ao famoso detetive. Não há tempo para isso. O ritmo da ação é rápido, a fotografia é escura, a edição indo e voltando. Tudo nos é dado e explicado, apenas para divertir e entreter. Esse é o objetivo da obra.

Prefiro histórias de detetives tradicionais. Mas não deixo de admirar a estética proposta por Ritchie. Ele traz uma espécie de mito moderno para lenda, com um protagonista mais ágil e brincalhão, além do charme que é característico ao autor. Vi algumas críticas comparando o filme ao primeiro Piratas do Caribe. Tem sentido. Mexer com obras quase endeusadas é perigoso e o diretor mostrou coragem, sendo bem sucedido e agradando a muitos. Só foi pedante ao colocar no final um sinal tão claro de continuação, como se seu filme já fosse sucesso garantido.


Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 2009 / EUA , Reino Unido , Austrália)
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Simon Kinberg, Michael Robert Johnson, Anthony Peckham
Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly
Duração: 128 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.