A volta de Arnaldo Jabor : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A volta de Arnaldo Jabor

Arnaldo JaborO Festival do Rio desse ano trouxe, em sua abertura, a volta de Arnaldo Jabor aos cinemas. A Suprema Felicidade chega aos cinemas após vinte anos de dedicação ao jornalismo. O cineasta interrompeu a carreira de cineasta em 1990 depois de Amor à Primeira Vista, "graças" ao governo Collor e o fim do incentivo ao cinema nacional. Quem via a voz crítica na Rede Globo pode não conhecer sua trajetória, mas Jabor dirigiu clássicos do cinema brasileiro como o documentário A Opinião Pública, de 1967, ou as ficções Toda Nudez Será Castigada, de 1973 e O Casamento, de 1975, que foram inspirados na obra de Nelson Rodrigues.

Arnaldo Jabor fez parte do Cinema Novo onde começou como técnico de som de Ganga Zumba, de Carlos Diegues, e Maioria Absoluta, de Leon Hirszman, entre outros filmes. A primeira investida na direção foi com o curta-metragem O Circo. O seu primeiro longa-metragem foi A Opinião Pública. As entrevistas que buscavam traçar o perfil da classe média brasileira foi muito bem aceito, abrindo espaço para novas investidas que lhe deram sucessos de público e de crítica, com vários prêmios nacionais e internacionais. Toda Nudez Será Castigada é considerada até hoje a melhor adaptação de Nelson Rodrigues para o cinema.

A Opinião PúblicaA Suprema Felicidade pelo que já foi dito ou escrito não parece uma obra-prima, nem traz inovações marcantes. É um filme para emocionar. Segundo a sinopse, em busca da suprema felicidade, Paulo descobre a amizade, o amor e o sexo na mágica cidade do Rio de Janeiro dos anos 50 e 60. O próprio Jabor declarou o que o motivou a voltar a filmar:

"Quando comecei a escrever o roteiro, de 2006 para 2007, eu estava há 17 anos sem filmar. O cinema brasileiro acabou em 90, ficou tudo um caos, eu tinha família para sustentar e fui trabalhar como jornalista. Adorei fazer jornal e TV, mas nos últimos anos, passei a sentir saudades de cinema. Só escrever e falar de política no Brasil envenena a alma, você tem que prestar tanta atenção no erro que comecei a sentir saudade da arte, do mistério da arte . Então decidi voltar a filmar apenas pelo prazer poético de fazer."

Toda Nudez Será CastigadaO filme conta com um elenco repleto de estrelas de cinema e televisão como Marco Nanini, Dan Stulbach, Maria Flor, Elke Maravilha, Ary Fontoura, João Miguel, Emiliano Queiroz, Camilla Amado, Tammy Di Calafiori. O personagem principal é interpretado por três atores: Jayme Matarazzo, em sua estreia no cinema, vive Paulo na juventude, Michel Joelsas, o menino de O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, é o Paulo adolescente, e Caio Manhente, o menino.

A Suprema Felicidade estreia em todo o país em 29 de outubro de 2010, mas já vem gerando expectativas desde o anúncio pelo marco da volta de um bom diretor, que após tantos anos como crítico, deve ter preparado algo, no mínimo, bem realizado.

Arnaldo Jabor e Marco Nanini em A Suprema Felicidade
Filmografia Arnaldo Jabor
(longas-metragens):

A Opinião Pública (1967)
Pindorama (1970)
Toda Nudez Será Castigada (1973)
O Casamento (1975)
Tudo Bem (1978)
Eu Te Amo (1981)
Eu Sei Que Vou te Amar (1986)
Amor à Primeira Vista (1990)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.