Cine Dicas Video Hobby (9) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cine Dicas Video Hobby (9)

Dicas Video HobbyEssa semana foi fúnebre para o cinema, perdemos nomes como o diretor Irvin Kershner, conhecido principalmente por dirigir O Império Contra-Ataca, melhor filme da série Star Wars na opinião de muitos, inclusive a minha. O ator Leslie Nielsen, veterano conhecido por suas comédias e paródias a exemplo de Apertem os cintos O piloto sumiu e Corra que a polícia vem aí. E principalmente, o mestre italiano Mário Monicelli, criador, entre outras coisas, do genial Brancaleone. Em clima funesto também devo lamentar que a campanha Natal Solidário só está fazendo sucesso nos comentários da internet. As doações estão muito fracas e mais uma vez não podemos fazer um sorteio. Então, vamos tentar incentivar vocês. Os dois primeiros cadastros novos que chegarem corretamente, levam 10 tickets cada. Vamos lá gente, só mais uma semana, depois vamos ter que conseguir presentes para as crianças de outra forma. Lembrem que a festa é dia 12/12. Pelo menos, a notícia boa é que as dicas de Guy Ferreira continuam firmes e fortes. Alguns, confesso que tenho várias ressalvas, mas encontram público específico. Vamos às dicas de hoje.

OS MERCENÁRIOS
OS MERCENÁRIOS (AVENTURA)
EUA - 2010. Direção: Sylvester Stallone. Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Steve Austin, Terry Crews, Arnold Schwarzenegger, Mickey Rourke, Bruce Willis, Giselle Itié.

Sinopse: Barney Ross (Sylvester Stallone) é o líder de um grupo de mercenários, que realiza qualquer missão desde que ela seja bem paga. Entre seus companheiros usuais estão o especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), Bao Thao (Jet Li) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), que têm demonstrado instabilidade emocional durante as missões. Um dia, Barney e sua trupe são contratados para derrubar o general Garza (David Zayas), ditador da ilha de Vilena. Barney e Lee vão ao local e encontram Sandra (Gisele Itiê), que deseja derrubar o governo. Só que logo eles são atacados pelas forças de Garza e de Monroe (Eric Roberts), um empresário americano que financia o governo local. Barney e Lee deixam Vilena e abandonam a missão, mas a persistência de Sandra, que deseja ficar para lutar pela liberdade, mexe com os até então inexistentes princípios de Barney.

Avaliação: Não há muito a avaliar em Os Mercenários. O filme foi feito por Sylvester Stallone com uma intenção clara: fazer barulho. Tanto a formação do time de ação, as declarações como a do macaco brasileiro, entre outras são para chamar a atenção para o filme que não tem muita coisa de substancial. É tiro, porrada e correria para todos os lados. Vale para quem é fã do gênero e vai ver vários ícones juntos.

O PRIMEIRO MENTIROSO
O PRIMEIRO MENTIROSO (COMEDIA)
EUA - 2009. Direção: Ricky Gervais. Com: Ricky Gervais, Jennifer Garner, Jeffrey Tambor, Rob Lowe, Fionnula Flanagan.

Sinopse: Em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de decepção, um homem que está prestes a perder tudo inventa a mentira e muda não só a natureza das coisas, mas cria a base da religião. Depois de muito esforço, ele também consegue a mulher que tanto ama.

Avaliação: Após o sucesso com séries, a exemplo de The Office, o comediante inglês Ricky Gervais resolveu apostar no cinema. Para quem conhece seu humor típico, esse filme poder ser uma expectativa frustrada, mas O primeiro mentiroso é divertido, próximo das boas comédias americanas. O argumento é fantástico. Um mundo imaginário onde ninguém mente, ou melhor, que não existe a mentira nem como conceito e alguém a cria. Isso dá margens a milhares de piadas e situações interessantes. Vale como divertimento.

SHREK - PARA SEMPRE O CAPÍTULO FINAL
SHREK - PARA SEMPRE O CAPÍTULO FINAL (INFANTIL)
EUA - 2010 . Direção: Mike Mitchell. Com (voz): Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, Antonio Banderas, Julie Andrews

Sinopse: Um entediado e domesticado Shrek está cansado de sua vida de ogro casado e pai de família. Durante uma de suas caminhadas, encontra Rumpelstiltskin, um duende estranho com quem Shrek assina um pacto para que ele volte a ser um ogro livre e possa curtir sua vida. Mas o tiro sai pela culatra. Shrek acorda em um mundo diferente, uma versão distorcida do reino de Tão Tão Distante. Nesse universo, o duende que o enganou é o rei, os ogros são caçados e Shrek e Fiona nunca se viram antes. Agora, Shrek precisa encontrar seus amigos Burro e Gato de Botas para que eles o ajudem a desfazer o acordo.

Avaliação: Muita gente concordou e muita gente quase me bateu quando fiz a crítica desse filme. Shrek é uma figura amada e falar mal dele levanta a fúria de alguns fãs, mas o fato é que esse longametragem é uma saída melancólica para uma série que começou tão bem. Uma pena mesmo. Shrek perdeu sua principal característica que é a sátira, virou um filme de ação com piadas requentadas. Há quem goste, mas eu, definitivamente, não.

400 CONTRA 1
400 CONTRA 1 - UMA HISTÓRIA DO CRIME ORGANIZADO (NACIONAL)
BRASIL - 2009. Direção: Caco Souza. Com: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Branca Messina, Lui Mendes, Jefferson Brasil

Sinopse: Nos anos 70, um grupo de presos une-se pelos direitos e ideais coletivos. William (Daniel de Oliveira) é um dos protagonistas desta organização. Sua trajetória é de fundamental importância para compreender os primórdios do contexto da atual violência urbana. Conflitos, fugas, assaltos, uma batalha violenta e uma história de amor fazem parte de sua vida neste filme eletrizante.

Avaliação: Outra decepção, ainda maior vindo do cinema nacional. Caco Souza tenta inovar e acaba criando um filme estranho, sem vida, todo picotado. Tenta dar uma aura Tarantinesca, digamos assim, e acaba deixando o filme over. O figurino e a direção de arte com a reconstituição da época são o ponto forte do filme. Tudo é muito bem cuidado, com uma fotografia funcional. A trilha sonora também é bastante feliz. Mas nada disso consegue segurar o filme, ou nos fazer envolver com ele. Até a revelação do porquê 400 contra 1 vira um antí-climax. Para falar desse mesmo evento, acho Quase dois irmãos, muito mais feliz em seu propósito. Crítica completa.

Outras dicas ainda não avaliadas:
IRMÃOS DE SANGUE (AVENTURA)
CEGOS POR JUSTIÇA (SUSPENSE)
VELOCIDADE MORTAL (AVENTURA).

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.