Vidas em jogo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vidas em jogo

Michael DouglasAproveitando o sucesso de A Rede Social, venho resgatar um filme pouco comentado de David Fincher. Vidas em jogo é um suspense incrivelmente bem feito e protagonizado com maestria por Michael Douglas, tendo ainda Sean Penn em ótima atuação. O princípio do argumento pode lhe lembrar O Vingador do Futuro, naquela brincadeira de o que faz parte do jogo e o que é realidade. O problema é que Nicholas Van Orton, o personagem de Douglas, não teve nada implantado em sua mente. A trajetória, então, me lembrou os jogos de realidade alternativa (ARGs), em que sua vida se vê, de repente, misturada com algo completamente confuso e bem articulado.

Michael DouglasNicholas Van Orton é um empresário bem sucedido, mas extremamente infeliz. Sua vida pessoal não existe. Não tem amigos, sua esposa o largou, sua rede social é feita de empregados. No dia do seu aniversário, ele recebe de seu irmão um presente inusitado. Um cartão promocional de uma empresa de entretenimento. Sem saber exatamente do que se trata, ele vai fazer o cadastro e vê sua vida transformada em uma realidade alternativa em que ele tem que jogar um jogo que não sabe as regras. As situações vão se apresentando e ele tem que descobrir como sair delas.

O nome original do filme é The Game, ele se inscreve na empresa e é informado que o jogo começará a qualquer momento. Então, é óbvio que somos levados a crer que as coisas ruins que começam a acontecer em sua vida são parte do grande jogo. Mas, em determinado momento, a dúvida começa a pairar. Afinal, o mistério sobre a empresa era tão grande, será que é isso mesmo? Não estaria fácil demais a resolução? É nesse jogo de dúvidas que David Fincher e os roteiristas John D. Brancato e Michael Ferris nos conduzem em um suspense eletrizante. O final é inteligente e brinca com nossas expectativas e referências.

Vidas em Jogo - 1997E para manter um suspense tão bom, é preciso boas atuações. Michael Douglas consegue dar uma carga dramática a Nicholas Van Orton, fazendo-o se desesperar aos poucos e de forma crível. Um empresário controlador como ele, não iria se deixar levar por qualquer susto. Da mesma forma, Sean Penn nos deixa dúvidas se Conrad Van Orton é um lunático que colocou o irmão em uma enrascada ou se sabe exatamente o que está fazendo. Os secundários mantêm o nível, nos segurando na cadeira até a última ação.

Que os elogios até agora não criem uma expectativa extrema. É um bom suspense, com efeitos bem colocados, uma direção segura, um texto envolvente e atuações boas, mas não chega a ser uma obra-prima de Fincher. Não tem a inovação de um Clube da Luta, nem uma profundidade de um Seven ou o frescor de A Rede Social. Mas, tem os seus méritos. Coloca em cheque a materialidade humana e até que ponto podemos repensar as nossas atitudes. Vale conferir.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.