O embate dos dez indicados ao Oscar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O embate dos dez indicados ao Oscar

Oscar 2011Terminei de assistir aos dez indicados ao Oscar deste ano e resolvi fazer uma análise das minhas preferências. Devo dizer que são dez ótimos filmes, de verdade, gostei de todos e assistiria novamente, sem ressalvas. Mas é interessante ressaltar que sejam também dez filmes completamente diferentes. Cada um a seu tempo foi encantando as platéias. A Origem quando estreou era considerado favorito por muitos, a inovação que Nolan trouxe a tela arrebatou multidões encantadas com o mundo dos sonhos. Toy Story 3 foi uma volta a infância, com uma obra-prima da Pixar. Veio, então, Minhas Mães e meus pais, um filme indie com uma roupagem diferente sobre um drama familiar. A Rede Social chegou com uma linguagem rápida demonstrando a época em que vivemos com grande habilidade. Vieram, então, os Coen com uma nova visão sobre o Velho Oeste. O Vencedor traz uma cinebiografia com uma trajetória de superação através do esporte. Inverno da Alma fala sobre a brutalidade atual da humanidade. Vimos também uma explosão de emoção sobre a busca pela perfeição através das mãos de Darren Aronofsky. E, finalmente, o drama de um rei sem voz.

O Discurso do Rei foi ganhando platéias como um bom político graças a qualidade de sua técnica. Todos os quesitos estão bem executados e parece que, na matemática da vida, ele acaba levando vantagem. Mas, cinema não é ciência exata e ficamos aqui, tentando gritar que o importante é que a nossa emoção sobreviva. O filme é frio como a família real britânica, o exemplo clássico do blasé. Ainda assim, muito bem realizado. Tudo indica que, de hoje a oito dias, seus produtores estejam com a estatueta do prêmio máximo da academia. É justo? Quem sou eu para dizer. Apenas reconheço que é um filme muito bem realizado. Abaixo, uma pequena análise dos dez indicados em ordem de preferência, com link para as críticas. Basta clicar no título.

Cisne Negro1º- Cisne Negro (6 indicações)
Emoção pura, mas com muita técnica, Cisne Negro é o meu favorito da temporada por causa da construção fílmica e emoção despertada. Diversos cinéfilos e críticos estão enchendo de elogios, não por acaso. Darren Aronofsky tem o poder de construir tensões psicológicas muito bem embasadas e a interpretação de Natalie Portman nos arrebata. Ela se entrega de corpo e alma ao personagem. Provavelmente fica com a estátua de melhor atriz apenas, mas sem dúvidas vai figurar na lista de preferidos de muitos, por muito tempo.

2º- A origem (8 indicações)
A inovação que Nolan trouxe com esse filme nos pegou de surpresa em uma época onde adaptação, continuação e remake são as únicas vias do cinema. Ah, tem também as cinebiografias. Mesmo com a história de tio Patinhas circulando pela net, A Origem não perdeu seu encanto. O jogo de câmeras que seu diretor nos apresenta, as implicações do roteiro, os detalhes. Tudo nos deixa encantados. É lamentável que ele não esteja entre os diretores indicados. Pelo menos na votação do Blog de Ouro, da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos ele teve seu reconhecimento.

Toy Story 33º- Toy Story 3 (5 indicações)
A Pixar revolucionou o mercado de animação com Toy Story e quando a gente pensava que não tinha como superar o primeiro, ela nos brinda com essa ode à infância, retratando sobre a "dor e a delícia" de crescer. A cena final está em minha memória como uma das mais belas de todos os tempos, não por acaso um filme de animação tem cinco indicações.

4º- A Rede Social (8 indicações)
Vivemos em um mundo informatizado, onde a internet tornou-se o principal veículo de comunicação, expressão e relacionamento. Falar um pouco dessa nova realidade através da história de um ícone desse tempo é uma sacada interessante. E a forma como o roteiro e direção desse filme são conduzidos é inteligente, falando a mesma língua dessa geração Y. Por isso, David Fincher está sendo tão cultuado e provavelmente leva o oscar de direção. Já A Rede Social tem perdido seu favoritismo a melhor filme.

O Discurso do Rei5º- O Discurso do Rei (12 indicações)
Técnica nota dez, emoção nota seis. O filme de Tom Hooper carece de uma certa alma para transformar técnica em paixão. Ainda assim, é extremamente bem realizado, por isso tanto destaque. Gosto do filme, e vi com melhores olhos na segunda sessão. Ainda assim, falta para se tornar meu preferido.

6º- Bravura Indômita (11 indicações)
Em tempos de histórias requentadas, pegar uma obra que é uma adaptação de um livro e ao mesmo tempo um remake de um filme de 1969 é algo arriscado. Mas, em se tratando dos irmãos Coen, tudo é possível. Assim, o gênero western volta com uma roupagem sombria e alguns detalhes surreais, para tratar da natureza humana como os irmãos sabem fazer tão bem. Gosto muito do resultado.

127 horas7º- 127 horas (6 indicações)
Danny Boyle não é dos meus diretores preferidos, mas devo reconhecer que neste filme ele conseguiu o quase impossível, construir uma trama bem amarrada, realista e poética ao mesmo tempo a partir de uma história real. O resultado é emocionante, angustiante e muito bem feito.

8º- Minhas mães e meu pai (4 indicações)
Lisa Cholodenko nos presenteou com um drama familiar sensível e muito bem realizado que cairia por terra se não fosse o trio principal. Por isso, lamento a não inclusão de Julianne Moore entre os indicados ao Oscar. A atriz constrói uma relação intensa com sua personagem, sendo uma das catarses mais bonitas do filme. Assuntos sérios de forma leve com um ar independente. Gosto bastante do resultado.

O vencedor9º- O vencedor (7 indicações)
Filmes de superação já vimos muitos, relacionados ao esporte então... Mas, o vencedor se destaca por ser uma história real e pela superação não ser apenas de um personagem, mas de uma família inteira. É um filme sobre relacionamentos familiares e como podemos vencer na vida, cuidando da nossa necessidade pessoal, sem esquecer o coletivo. Emociona.

10º- Inverno da alma (4 indicações)
Por último, e não menos importante, deixo esse filme que me incomodou em alguns momentos por sua realidade bruta e pela forma que tenta nos fazer engolir isso, sem muito cuidado. Nada contra. Só que ficou em último da lista por ser o que menos me encantou.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.