A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema


In-Edit 2011
Essa semana foi menos concentrada em notícias. Confesso que estive tão entretida no Festival In-Edit aqui em Salvador que pouco visitei as páginas de costume. Aliás, o Festival acabou ontem com gosto de quero mais, se tivesse mais tempo, assistiria muito mais filmes. Destaco aqui Batatinha, poeta do samba, filme que precisa ser resgatado assim como o músico. What´s Happening! The Beatles in the USA também me chamou a atenção por manter a linguagem do cinema direto, coisa que muitos estranharam. E Diário de Naná, um passeio incrível com o músico Naná Vasconcelos pelo Recôncavo baiano, deste filme posto crítica na segunda-feira, assim como do documentário Gretchen Filme Estrada. Outro filme que merece todos os aplausos é Filhos de João, do baiano Henrique Dantas, que abriu o Festival aqui em Salvador e foi o grande vencedor do In-Edit Brasil. Vale a pena conhecer esse belo trabalho sobre Os Novos Baianos que agora vai ser exibido na edição do Festival em Barcelona.

Notícias Rápidas:
Festival Varilux de Cinema Francês
Festival Varilux de Cinema Francês
O Festival Varilux de Cinema Francês já está em pleno vapor. Presente em 22 cidades do Brasil com uma programação especial que traz dez filmes inéditos no país, é uma oportunidade para conhecer obras que dificilmente entrarão no circuito por aqui. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, algumas sessões contam com a presença de artistas, inclusive a diva Catherine Deneuve, que veio promover o dilme 'Potiche: esposa troféu' e participou de uma entrevista coletiva onde falou que "O que me seduziu em 'Potiche' foi o lado alegre dessa história e também por voltar a trabalhar com Ozon após ter filmado com ele 'Oito Mulheres'. Aliás, essa foi uma filmagem complicadíssima, com 8 mulheres no set, mas adorei." (fonte)

Filhos de João
Quero ver esse filme
Aproveitando mais um prêmio que Filhos de João ganhou, divulgo aqui uma iniciativa interessante. Uma ação manifesto para aumentar a cota dos filmes nacionais nos cinemas brasileiros. Hoje, a cota de exibição de um filme nacional nos cinemas do Brasil é de apenas 26 dias ao ano, enquanto países como a França tem por lei 200 dias. A intenção é demonstrar que filme brasileiro tem público, e, para isso, basta assinar o manifesto que encontra-se no site e divulgar. Filhos de João estreia nos cinemas no dia 15 de julho em Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. No dia 22 de julho, a exibição será estendida a outras cinco capitais: Recife, Fortaleza, Brasília, Natal e Curitiba. Se não chegou em sua cidade, pede lá. Agora, claro que as exibidoras são comerciais, então, mais do que se manifestar na internet, é preciso que as pessoas prestigiem o cinema nacional indo às salas. Tem muitas obras boas em cartaz atualmente.

CineFuturo 2011
Cine Futuro
Foi lançado ontem o site do Seminário Internacional de Cinema de Salvador que agora se chama Cine Futuro. De 25 a 30 de julho de 2011, a cidade recebe atividades de grande porte relacionadas à sétima arte, são mostras internacionais de longametragens, competição de curtas, mostra de animação francesa, workshops, mesas redondas e esse ano, uma mostra especial com uma retrospectiva de Bernardo Bertolucci. Entre outras novidades, o Festival já confirmou a Avant-Première do filme do baiano Edgar Navarro "O Homem que Não Dormia". Outra é o Workshop Single Shot Cinema, onde o professor e cineasta holândes Leonard Retel Helmrich traz para Salvador uma técnica nova de filmagem. A programação completa ainda não foi divulgada, mas as incrições já estão abertas. Confirmam no site oficial do evento.

Estreias da semana no Cinema:
Namorados para sempreFim de semana do Dia dos Namorados, dois filmes bem diferentes estreiam em busca de casais apaixonados. O brasileiro Qualquer gato vira-lata, parece uma sátira crítica ao amor, até tenta ficar na defensiva, mas acaba se mostrando uma das mais melosas comédias românticas. É divertido para todas as idades de amor, apesar de não ser nenhum grande filme. Já Namorados para sempre, a primeira vista parece uma declaração de amor, mas é, na verdade, um drama sofrido sobre o fim iminente de um relacionamento desgastado. Uma bela obra cinematográfica, mas é preciso entrar no cinema sabendo o que vai ver para não se decepcionar.


Saturno em oposição
Agora, se o negócio é levar as crianças de todas as idades ao cinema, a grande estreia da semana é mesmo o Kung Fu Panda 2. Po agora tem a missão de salvar a China e, junto com os cinco furiosos, vai se meter em muitas confusões. Um filme divertido e bem produzido que justifica sua sequência, mas peca ao construir a expectativa de um terceiro filme. Mas, se você está cansado de blockbusters e gosta de filmes de arte, uma opção é Saturno em oposição do diretor italiano Ferzan Ozpetek, o mesmo de O Primeiro que Disse e A Janela da Frente.


Fica a dica:
Como estamos em um início de semana romântico selecionei alguns filmes que vão passar na televisão e funcionam muito bem para ver a dois, não importa qual o seu gênero preferido.

UMA LINDA MULHER
Sábado
14:15 - ETERNAMENTE JOVEM (1992) - HBO Plus
22:00 - UMA LINDA MULHER (1990) - TCM
22:00 - O AMOR ACONTECE (2009) - TeleCine Premium

HITCH: CONSELHEIRO AMOROSO
Domingo
12:10 - A CASA DO LAGO (2006) - TNT
13:00 - UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL (1999) - Warner Channel
18:05 - SIMPLESMENTE COMPLICADO (2009) - TeleCine Premium
19:25 - O GUARDA-COSTAS (1992) - TCM
20:00 - HITCH: CONSELHEIRO AMOROSO (2005) - Universal
22:00 - SR. E SRA. SMITH (2005) - TeleCine Action

AMOR SUBLIME AMOR
Segunda
22:00 - EDWARD MÃOS DE TESOURA - TeleCine Cult

Terça
19:15 - AMOR SUBLIME AMOR - TeleCine Cult

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.