A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

A semana no Cinema
É o assunto do dia, da semana e talvez até da década. Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte 2 estreou na madrugada de ontem para hoje para o público, com vários fãs ansiosos em suas fantasias de bruxos para conferir em primeira mão o capítulo final da saga. Passei pelo Salvador Shopping, onde tinha até um Voldemort com uma espécie de pasta d´água e uma cobra de pano no pescoço. Segundo um dos espectadores, a fila começou a se formar por volta de 17h. De certa forma, respirei Harry Potter nesses últimos dias, além da retrospectiva que fiz aqui no CinePipocaCult, vocês podem conferir um especial em cinco partes que escrevi para o site Salada Cultural. E o programa piloto do Salada Cast, sobre o tema, que também participo. Vejam e comentem.

EstranhosE aqui em Salvador, quem já conferiu a estreia do bruxinho ou prefere deixar para depois tem uma boa opção de cinema baiano: É a exibição do filme Estranhos, dirigido por Paulo Alcântara com Jackson Costa, Caco Monteiro entre outros no elenco. O evento realizado pelo Cine Clube Vivendo Imagens, é gratuito e acontece no PAF3 da UFBa, hoje as 17hs. Estranhos é uma trama com multiplots, ligados pela busca de sonhos. O personagem de Jackson Costa, um cantor de rua em busca de seu amor, é o que transita por todas as tramas que tem ainda uma ex-prostituta e seu marido ciumento, dois ladrões, uma professora e duas crianças. Fala de muita coisa profunda de uma forma leve e bem conduzida.


Notícias Rápidas:
IV Festival de PaulíniaIV Festival de Paulínia
Terminou ontem o Festival de Paulínia, o grande vencedor da noite foi Febre do Rato de Cláudio Assis, o filme levou seis prêmios do júri do Festival (melhor longa de ficção, melhor ator - Irandhyr Santos, melhor atriz - Nanda Costa, melhor fotografia, montagem e direção de arte), ganhou ainda o prêmio da crítica. Pelo júri popular o melhor filme de ficção foi Onde Está a Felicidade? de Carlos Alberto
Riccelli. Paulínia tem crescido em termos de importância nos últimos tempos, se tornando um dos principais festivais do país. Essa edição foi marcada ainda pela criação oficial da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema e já sai de lá com sua primeira diretoria formada a partir de críticos de oito estados. Um avanço para a classe, que pretende organizar eventos, discussões cinematográficas e cabines especiais.

Vencedores da noite:
Júri Popular
Curta-metragem (Regional - Argentino de Diego da Costa ; Nacional - Café Turco de Thiago Luciano)
Documentário (À Margem do Xingu - Vozes não consideradas de Damià Puig)
Longametragem (Onde Está a Felicidade? de Carlos Alberto Riccelli)

Cena de Febre do RatoJúri do Festival
Curta-metragem Regional - Argentino de Diego da Costa
Curta-metragem Nacional
       Roteiro: O pai daquele menino - Gustavo Suzuki
       Direção: Uma primavera - Gabriela Amaral de Almeida
       Melhor Curtametragem: Tela de Carlos Nader)
Figurino: O Palhaço
Direção de Arte: Febre do Rato
Som: Trabalhar Cansa
Montagem: Febre do Rato
Fotografia: Febre do Rato
Roteiro: O Palhaço
Atriz Coadjuvante: María Pujalte (Onde está a felicidade?)
Ator Coadjuvante: Moacyr Franco (O Palhaço)
Atriz Principal: Nanda Costa (Febre do Rato)
Ator Principal: Irandhyr Santos (Febre do Rato)
Diretor de longametragem: Selton Mello (O Palhaço)
Prêmio Especial do Júri: Trabalhar Cansa
Documentário: Rock Brasília - Era de Ouro
Melhor filme Ficção: Febre do Rato de Cláudio Assis

Prêmio Abraccine:
Curta: Tela de Carlos Nader
Documentário: Uma longa viagem de Lúcia Murat
Ficção: Febre do Rato de Cláudio Assis

Charles Chaplin em O Garoto
Mostra Charles Chaplin
O Cine Olido localizado no centro de São Paulo faz uma ótima homenagem ao mestre do cinema mudo: Charles Chaplin. Todos os domingos de julho, haverá sessões de filmes do ator e diretor, sempre às 15h e às 17h, com ingressos a preços populares de R$ 1 (entrada inteira) a R$ 0,50 (meia-entrada). Entre os selecionados de sua obra estão “O Garoto”, de 1921, “O Circo”, de 1928; e “Luzes da Cidade”, de 1931, considerado um dos melhores trabalhos do diretor. Fonte.

Solidão & Fé
Mostra Latino-Americana
Mais uma vez São Paulo em destaque, com 6ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo que foi aberta dia 11 de julho e vai até 17 de julho, com a apresentação gratuita de mais de 100 filmes, além de mostras paralelas e oficinas. Um dos destaque é a pré-estreia do documentário Solidão & Fé de Tatiana Lohmann, melhor filme pelo júri popular da Mostra de Cinema de Tiradentes. Uma excelente oportunidade para os amantes da sétima arte conferirem filmes que não chegam aqui pelo circuito oficial. Maiores informações no site do evento.


Estreias da semana no Cinema:
Quem iria estrear junto com Harry Potter? Até o filme baiano de Henrique Dantas que estava programado para essa semana adiou sua estreia para não enfrentar o fenômeno nas bilheterias. Harry Potter deve dominar as atenções do fim de semana, o que deixa os amantes de filmes de arte e crianças um pouco sem opção. Aqui em Salvador, a Sala de Arte traz algumas novidades para cidade como o filme Em um mundo melhor, vencedor do Oscar de filme estrangeiro esse ano, dirigido por Susanne Bier. Também o peruano Contracorrente, filme candidato ao Oscar pelo país.


Quanto a Harry Potter, mesmo não sendo o filme perfeito, David Yates entregou uma boa obra e deve satisfazer a todos. O filme constrói bem as cenas de luta, intercalando com algumas explicações e pausas melancólicas. Mas, tem alguns problemas, principalmente ao tentar corrigir ausências de explicações que vem sendo negligenciadas desde o quinto filme. É bom ressaltar que os ingressos do dia na maioria dos cinemas estão esgotados e quem ainda não comprou vai ter que esperar um pouco.

Fica a dica:
Em homenagem ao Dia do Rock que foi nessa quarta-feira,duas dicas de filme que mostram que o sonho não acabou. Pelo menos, não no cinema.

Across the Universe
Across the Universe (2007)
Direção: Julie Taymor
Um filme criativo e bem conduzido sobre um grande amor através de referências às músicas dos Beatles. Até os nomes dos personagens são homenagens a elas: Jude de Hey, Jude, e Lucy, de Lucy in the sky with diamonds.

Aconteceu em WoodstockDireção: Ang Lee
Uma história leve e gostosa de acompanhar sobre os bastidores do maior festival de rock de todos os tempos. Algo no clima e nas imagens que Ang Lee constrói como conjunto fílmico nos leva para aquele espaço de transgressão, mesmo que esquecendo as questões políticas não abordadas no filme.




CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.