A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Bono - From the Sky DownNem tinha acabado o Festival de Veneza, já começava o de Toronto no Canadá, nos últimos anos estão sendo assim os meses de setembro. Mas, em 2011 parece que a bela cidade italiana voltou as boas com a classe cinematográfica. Foram várias participações, grandes filmes e um saldo melhor que Cannes. O grande vencedor acabou sendo Faust, do russo Aleksandr Sokurov, baseado no texto clássico do escritor alemão Goethe. Enquanto isso, no Canadá, parece que o ano é dos documentários. Além de "From the Sky Down", filme sobre o U2 que abriu o festival no dia 08, o número de filmes do gênero aumentou esse ano consideravelmente. A nós, só resta ficar atentos para ver o que acontece no dia 18 de setembro, quando serão anunciados os vencedores.

Notícias Rápidas:
Prêmio Contigo
Irandhir Santos - Tropa de Elite 2E a revista Contigo realiza mais um prêmio para prestigiar o cinema brasileiro. Tendo Tropa de Elite 2 como maior premiado da noite com cinco prêmios, é sempre bom ver uma variedade de bons filmes nacionais, para serem homenageados. A lista completa do júri oficial: Melhor trilha-sonora: Guto Graça Mello e MV Bill ("5X favela, agora por nós mesmos"); Melhor Atriz Coadjuvante: Cássia Kiss ("Bróder"); Melhor Ator Coadjuvante: Irandhir Santos ("Tropa de elite 2"); Melhor Documentário: "Dzi Croquettes"; Melhor Diretor de Documentário: Rodrigo Siqueira ("Terra deu, terra come"); Melhor Figurino: Claudia Kopke ("O bem amado"); Melhor Roteiro: José Padilha e Bráulio Montovani ("Tropa de elite 2"); Melhor Fotografia: Lula Carvalho ("Tropa de elite 2"); Melhor Atriz: Deborah Secco ("Bruna Surfistinha - O Filme"); Melhor Ator: Caio Blat ("Bróder"); Melhor Diretor: José Padilha ("Tropa de elite 2"); Melhor Filme: "Tropa de elite 2"; Homenagem: José Wilker.

Carreta do Ultragaz Cultural
Ontem a Carreta do Ultragaz Cultural teve início no Rio de Janeiro. A idéia é levar sessões de cinema gratuitas para alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e crianças assistidas por entidades filantrópicas em uma espécie de cinema itinerante dentro de uma carreta com 92 lugares. Em sua 11ª edição, o projeto esteve ontem em Santa Marta, no Rio de Janeiro e já está com roteiro programado até novembro: Cariacica – ES, dia 19/09/2011 | Vitória da Conquista – BA, dia 22 e 23/09/2011 | Mataripe – BA, dia 26 e 27/09/2011 | Aracaju – SE, dia 29 e 30/09/2011 | Cabo Santo Agostinho – PE, dia 02 e 03/10/2011 | Mossoró – RN, dia 07/10/2011| Sobral – CE, dia 09/10/2011 | Teresina – PI, dia 11/10/2011.  Desde 2008, o Projeto impactou mais de 65 mil pessoas, sendo 400 escolas, instituições e ONGs participantes, com 800 sessões de cinema. Uma ótima iniciativa.

Carreta Ultragaz Cultural

Trailer de Amanhecer
Saiu o trailer da primeira parte de Amanhecer, final da Saga Crepúsculo e os brasileiros podem ver cenas que foram filmadas no país, como parte da praia de Copacabana, ou o Cristo Redentor em destaque. No trailer já é apresentado o drama de Bella, que corre risco de morte por estar grávida de Edward. Vejam:


Saga Completa Star Wars Blu-ray
Star Wars em Blu-Ray
Chega essa semana às lojas brasileiras a Saga Star Wars em Blu-Ray e os fãs já se movimentam para a festa. Hoje em São Paulo na FNAC Paulista acontece um evento em parceria com a 501st Legion Brasil, das 19 as 22h. Na Livraria Cultura Shopping Market Place, acontece amanhã uma palestra com Paulo Gustavo Pereira: “Loucos por Séries”, além de exibição de extras do Blu-Ray, a partir das 18:30. A coleção é formada por nove discos, sendo os seis filmes clássicos da série e outros três contendo mais de 40 horas de extras que se destacam pelo conteúdo nunca antes visto dos arquivos da Lucasfilm. Aqui em Salvador, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, o Conselho Jedi Bahia estará também para o lançamento dia 17/09, amanhã, às 17h. E se na sua cidade não vai acontecer nenhum evento, você pode encomendar na pré-venda do Submarino que entrega em todo o Brasil.

Audrey Hepburn - Bonequinha de Luxo
Mostra Audrey Hepburn
Em comemoração aos 50 anos do filme Bonequinha de Luxo, o Circuito Sala de Arte irá promover de 20 a 22 de setembro uma seleção de filmes de Audrey Hepburn. As sessões acontecem sempre as 14h e são gratuitas. Dia 20/09 tem My Fair Lady, 21/09 é a vez de Sabrina e 22/09 será exibido Bonequinha de Luxo. Três ótimos filmes e ótimas oportunidades de ver essa excelente atriz na tela dos cinemas de Salvador.


Estreias da semana no Cinema:
Manda-Chuva 3DA semana está fraca de estreias. Glee 3D é um documentário show com os atores do renomado seriado da Fox, é mais um registro para fãs e, apesar de ter bons números musicais, acaba ficando cansativo, se perdendo em uma tentativa de construir personagens através de depoimentos de fãs que mudaram sua vida a partir do seriado. Já a nova roupagem de Conan, o Bárbaro tem bons efeitos, um realismo explícito e muita luta para quem gosta do gênero, mas a história deixa a desejar e muito, tornando toda aquela correria quase vã. E por fim, o desenho animado dos anos 80 chega às telas: Manda-Chuva – O filme, em uma versão 3D com uma sinopse bem delirante onde o Guarda Belo vai precisar da ajuda da turma de gatos vira-latas para recuperar seu emprego após robôs soldados serem "contratados" pela prefeitura.

Em compensação, há algumas surpresas como a exibição do polêmico Serbian Film em uma sala do Shopping Prado em Campinas, mesmo com a proibição desde agosto desse ano. Segundo a distribuidora, eles não receberam o comunicado oficial da proibição e por isso, não vão cumprí-la. A idéia é que o filme chegue na próxima semana em São Paulo e Belo Horizonte. Enquanto isso, em Salvador, chega finalmente Medianeras, filme argentino sobre o amor na era virtual que ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro em Gramado. Já estávamos aguardando esse lançamento desde o resultado do Festival, e a expectativa só aumentou após a entrevista com o ator Javier Drolas. Agora é aguardar e conferir o resultado.


Fica a dica:
Mostra Wim Wenders
A Caixa Cultural promove de 14 a 21 de setembro a Mostra Wim Wenders - Imagens que Obedecem. Simultaneamente nos espaços da Caixa Cultural em Curitiba, no Rio de Janeiro e em São Paulo, serão exibidos 16 filmes – 15 longas-metragens dirigidos pelo cineasta e mais um documentário sobre sua obra. Quem não for de nenhuma dessas três cidades, fica a dica para DVD, que Wim Wenders é sempre uma boa opção para se revisitar.

Wim WendersPROGRAMAÇÃO
14 de setembro – Quarta-feira
18h – Alice nas Cidades
20h30 – Movimento em Falso

15 de setembro – Quinta-feira
17h – No Decurso do Tempo
20h30 – O Amigo Americano

16 de setembro – Sexta-feira
18h – O Estado das Coisas
20h30 – Paris, Texas

17 de setembro – Sábado
15h30 – Asas do Desejo
18h - Os Primeiros Anos de Wim Wenders, sessão seguida de debate com o público

18 de setembro – Domingo
17h - Até o fim do Mundo
20h30 – Tão Perto, Tão Longe

19 de setembro – Segunda-feira
18h – O Céu de Lisboa
20h30 – Além das Nuvens

20 de setembro – Terça-feira
18h – O Fim da Violência
20h30 – Medo e Obsessão

21 de setembro – Quarta-feira
18h – Palermo Shooting
20h30 – A Alma de um Homem

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.