A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Festival Cinco MinutosEssa semana foi marcada pelo tradicional Festival de 5 minutos aqui em Salvador. Em sua XIV edição, a mostra competitiva reuniu 50 selecionados entre 257 inscritos de 14 estados, além do Distrito Federal. Desde terça-feira, os filmes vem sendo exibidos na Sala Walter da Silveira, nos Barris, com reprise na Alexandre Robatto, uma hora depois e no Cinema do MAM no dia seguinte as 16h. Hoje ainda tem a exibição do programa 04 nos duas primeiras salas e a reprise do programa 03 no MAM. Amanhã, além da reprise do programa 04, o Espaço do Museu de Arte Moderna ainda será o palco da festa de encerramento com a premiação dos melhores curta-metragens. O Festival contou ainda com mostras especiais, o 5 minutinhos apenas com filmes infantis e o panorama nacional. Além de exposições Fotográficas: Festas Populares de Salvador e oficinas de vídeos. Hoje ainda tem algumas atrações como a paletras Audiovisual em Multiplataformas com Maurício Mota. Confiram tudo no site oficial do evento.

Notícias Rápidas
Dawson Ilha 10 PosterDawson Ilha 10 – A verdade sobre a ilha de Pinochet
O lançamento nacional do filme Dawson Ilha 10, do diretor Miguel Littín, está próximo e já começam as notícias sobre o longametragem que tem a participação de dois atores baianos, Bertrand Duarte e Caco Monteiro. Dawson Ilha 10 – A verdade sobre a ilha de Pinochet, será lançado no Brasil em 11 de novembro e apresenta a sofrida realidade de ministros e integrantes do governo Allende presos durante a ditadura de Auguste Pinochet e confinados a um campo de concentração na Ilha Dawson, no extremo sul do Chile. O filme foi indicado pelo Chile para representar o país no Oscar de 2010, foi indicado ao Goya e participou da seleção oficial do Festival de Roma. Tudo indica que é mesmo uma ótima produção, só nos resta aguardar.

Animações brasileiras a caminho
O Dia Internacional da Animação é comemorado em 28 de outubro, data que corresponde à exibição do primeiro filme de animação do mundo, feito em Paris, em 1892. O Revista do Cinema Brasileiro deste sábado vai falar sobre o cinema de animação entrevistando Aída Queiroz, organizadora do Anima Mundi e mostrando os bastidores de algumas produções brasileiras que serão lançadas em breve, como Ritos de Passagem, de Chico Liberato, e Uma História de Amor e Fúria, filme do diretor Luiz Bolognesi com narração do Selton Mello.


Utilizando a estética do cordel, o filme Ritos de Passagem mostra as reflexões dos personagens Santo e Guerreiro, inspirados em Antônio Conselheiro e Lampião, sobre suas escolhas ao longo da vida enquanto atravessam o Rio da Morte. Já Uma História de Amor e Fúria, que antes se chamava Lutas - O Filme, é a trama de um homem de 600 anos que passou por vários episódios da história.


Natura
A Natura fez uma ação de marketing criativa que chamou a atenção de todos nesses últimos dias. Tanto que resolvi comentar aqui. Em parceria com o site Ingresso.com, eles criaram uma opção para as pessoas que compravam o ingresso pelo site e iriam levar uma mulher ao cinema de gravar um vídeo elogiando o cabelo da companheira. Antes da sessão, foi exibido um comercial dos produtos da linha Natura Plant e logo depois vinha os vídeos homenagens. É interessante ver a forma como a ação surpreendia as pessoas dentro da sala. Uma ação simples, criativa e muito bem feita. Uma mostra de como o cinema pode ser uma ótima mídia para produtos. É só sair do lugar comum.


Estreias da semana

A Pele Que HabitoEssa semana finalmente estreia o novo filme de Almodóvar: A Pele que Habito. Diferente de tudo o que o diretor espanhol já fez, o filme é impactante pela construção da doentia mente do personagem de Antonio Banderas e todas as nuanças que o roteiro nos apresenta. Uma outra boa opção para quem gosta de suspense psicológico é A Casa dos Sonhos, de Jim Sheridan. Apesar de escorregar em sua parte final, o filme tem bons momentos e nos apresenta uma história que nos envolve em uma boa construção de suspense. Só não se deixem levar pelo cartaz que lembra O Iluminado, se for ao cinema esperando algo do gênero, vai se decepcionar. Um pouco de decepção também traz o filme de Andrew Niccol, O Preço do Amanhã. Com uma ótima premissa capaz de gerar um filme no nível de Blade Runner, o filme acaba se perdendo em um roteiro didático e muita correria.

Para o cinema baiano, a semana é de festa também como a estreia de Jardim das Folhas Sagradas, filme de Póla Ribeiro que fala sobre candomblé, ecologia e intolerância em diversos níveis. Um bom filme que tem em seu destaque a fotografia de Antonio Luiz Mendes que sabe explorar bem os cenários e ligação da natureza com a fé africana.


Fica a dica

Eventos em Salvador esse fim de semana com participação do CinePipocaCult. O primeiro como co-realizador, o segundo como apoiador.

CineSaladaClubeCineSaladaClube - Vampiros e Lobisomens no Cinema
Desde que Nosferatu invadiu as telas em 1922, através do expressionismo alemão, vampiros e lobisomens causam fascínio no cinema. Se antes eram amaldiçoados e temidos, aos poucos os seres das trevas foram sendo modificados. Os vampiros foram ficando mais bonitos e sedutores, enquanto os lobisomens foram tendo maior controle de seus atos, mesmo transformados. A idéia do encontro é analisar essa transformação passando por ícones do gênero até chegar no fenômeno da Saga Crepúsculo.

Página do evento
Dia: sábado - 5 de Novembro
Horário: 15:00 - 18:00
Local: Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Salvador)


Curta HQCurtaHQ
No dia seis de novembro, a Livraria Cultura irá se transformar em um espaço em que amantes de quadrinhos poderão assistir palestras, discutir e ver trabalhos sobre histórias e estilos diversos. A idéia é construir uma troca de informações nessas cinco horas que possam abranger o estilo de estúdios americanos, brasileiros e japoneses, sempre de uma forma participativa e divertida.

Página do Evento
Dia: 06 de novembro
Horário: 14:00 - 19:00
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.