A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Gato de BotasRetornando aos poucos, não tive tempo de olhar muitas notícias sobre cinema esta semana. Estamos começando dezembro, logo as festas de fim de ano, e os lançamentos temáticos começam a surgir como o novo filme de animação da Sony e algumas promessas de bons filmes infantis. Mas, a expectativa para o final do ano parece mesmo ser Gato de Botas na próxima semana e Missão: Impossível - Protocolo Fantasma.

Esta semana saiu também o resultado do TOP BLOG. Dessa vez, não conseguimos chegar à final, mas na última atualização estavamos na lista do TOP 30, mesmo com o começo conturbado de um problema no link correto. Por isso, agradecemos a todos os leitores e amigos que votaram, divulgaram e torceram por nós. Foi uma boa carreira em três edições de prêmio.

Notícias Rápidas
O Sol É Para Todos
O Sol É Para Todos faz 50 anos com edição especial
Um clássico estrelado por Gregory Peck, ganha edição especial de 50 anos de lançamento. O Sol É Para Todos filme que conta a saga de um advogado que aceita defender um jovem negro, acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. A cena final com a frase "levante, seu pai está passando", nunca saiu de minha cabeça. Digitalmente remasterizado e totalmente restaurado com diversos extras, a edição estará disponível a partir de fevereiro de 2012 e conta com pérolas como Documentário sobre o making-of, Uma Conversa com Gregory Peck, comentário e características com o diretor Robert Mulligan e produtor Alan Pakula, 100 anos da Universal: Restaurando Clássicos e trailer original.

Revista do Cinema Brasileiro
Memória do Cinema Nacional
A Revista do Cinema Brasileiro desse sábado fará um resgate da Memória do cinema nacional. Em estúdio, o programa traz uma entrevista com Haroldo Costa. O programa irá mostra ainda o minucioso trabalho de recuperação e manutenção de filmes, e ainda vai compreender por que voltar ao passado pode ser tão importante para o nosso cinema e também para a construção da nossa identidade. Conforme release do próprio programa "Uma referência quando o assunto é o resgate da memória do cinema brasileiro é a Cinédia. A empresa, fundada em 1930, foi um marco da nossa indústria cinematográfica. Por seus estúdios passaram atores e diretores como Carmem Miranda, Grande Otelo e Oduvaldo Vianna. A equipe de reportagem visita as atuais instalações da Cinédia, em um casarão histórico do Rio de Janeiro, e mostra o trabalho de restauração de clássicos e digitalização de documentários. Tudo dentro do projeto de construção de um grande centro cultural do cinema, que inclui até a criação de um museu." Parece mesmo interessante, além de um tema oportuno e necessário.

Película
O filme em película está acabando?
Com os avanços da tecnologia, os filmes digitais estão cada vez mais comuns. Não apenas a captura está sendo mais fácil e barata, como novas lentes surgem todos os dias para melhorar as imagens, criar a ilusão do desfoque e trabalhar a profundidade como apenas a película fazia. É, então, natural que as produtoras comecem a pensar em substituir definitivamente a bitola de 35mm, entrando em uma era digital sem volta. Até as salas de cinema começam a projetar digitalmente. Aos amantes da sétima arte isso tira muito do charme do filme, é verdade, além claro, de, em muitos casos, os pixels ainda não conseguirem a precisão da granulação. Mas, se você é daqueles que amam o passado, melhor começar a se acostumar com a idéia, porque segundo o IHS iSuppli o fim da película está muito próximo. Nos Estados Unidos, elas duram até 2013, na Europa até 2014 e até o final de 2015 estaremos presenciando os últimos filmes em película. Exagero? Talvez, mas que os filmes digitais estão aumentando, isso não resta dúvidas.

Estreias da semana
Os MuppetsDuas estreias divertidas para todas as idades. Operação Presente, a animação da Sony sobre a família Noel, a industrialização da entrega de presentes na noite do dia 24 e uma criança que pode ficar sem seu pedido atendido pela primeira vez. Será que isso realmente importa? Um filme divertido que toca em vários temas como verdadeiro espírito de Natal, cumprimento de metas e como o Papai Noel pode entregar tantos presentes em uma única noite. Outra estreia que chama a atenção é o novo filme d'Os Muppets, distribuído pela Disney. Os famosos bonecos de pano estão de volta em um "digamos" show beneficente para salvar o Muppet Theatre, ameaçado pela descoberta de petróleo. O filme promete ser divertido.


Fica a dica
AfônicaPara quem mora em Salvador, amanhã é a estreia do média metragem Afônica de Maurício Lídio, diretor do curta-metragem Bárbara. O filme conta a história da sonhadora Carla, garota muda que acredita que pode cantar e fará o que for possível para realizar o seu sonho. 'Afônica' é uma história universal sobre ultrapassar os limites em busca dos sonhos. O lançamento é gratuito e acontece na Livraria Cultura do Salvador Shopping.

O quê: Lançamento do média-metragem musical ‘Afônica’
Onde: Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Salvador Shopping.
Quando: 3 de dezembro (sábado), às 10h, com Pocket Show da banda Chá de Pensamento às 11h
Quanto: Gratuito

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.