A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Oscar 2012A semana foi marcada pelo anúncio dos indicados ao Oscar 2012, festa maior do cinema hollywoodiano que terá seus vencedores anunciados no dia 26 de fevereiro de 2012 no Kodak Theatre. Aos poucos, os indicados começam a ser lançados aqui no Brasil e, até o dia do anúncio, já poderemos ter uma opinião formada sobre todas as categorias. Por enquanto, ainda nos resta observar as previsões, prognósticos e algumas análises.

De imediato, é possível perceber algumas surpresas como a ausência da animação As Aventuras de Tintim de Steven Spielberg na categoria, dando lugar a filmes europeus como Um Gato em Paris (francês) e Chico & Rita (espanhol). Isso dá esperanças para que Rango tenha seu prêmio merecido, os outros candidatos são Gato de Botas e Kung Fu Panda 2, pelo menos Carros 2 não foi indicado, demonstrando que a força da Pixar não chega a tanto. Mas, o grande destaque das indicações é mesmo Martin Scorsese e o seu A Invenção de Hugo Cabret com 11 indicações. Após ser ignorado na edição anterior com Ilha do Medo, o mestre tem ótimas chances de sair vitorioso no dia 26, vamos torcer.

O ArtistaComo era esperado, O Artista também teve uma boa colocação nas indicações do ano, foram um total de 10 indicações e continua forte na disputa das principais categorias. Forte também, continua George Clooney em sua interpretação de Os Descendentes, mesmo vendo seu ótimo filme Tudo Pelo Poder de fora da disputa, apenas com a indicação para melhor roteiro adaptado, ele segue favorito na categoria de ator. Com sua 17ª indicação, Meryl Streep ainda é a favorita de muitos para levar sua tão esperada 3ª estatueta. Vamos torcer para não ser o ano de Viola Davis. Missão Madrinha de Casamento, que surpreendeu no Globo de Ouro também teve sua vez aqui como melhor roteiro e atriz coadjuvante.

Apesar de não ter Tropa de Elite 2, o Brasil está representado no Oscar com a música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown que concorre a melhor canção original com "Real in Rio" da trilha do filme Rio. Entre as ausências, além das já citadas Tintim e Tudo Pelo Poder, está o já esperado Melancolia, de Lars Von Trier, depois das declarações em Cannes, era mesmo passível de ser ignorado pela Academia e seus financiadores judeus. Pena que, com isso, ele levou um belo filme e duas grandes interpretações para o quase esquecimento. Outro ignorado foi Clint Eastwood com seu J. Edgar, assim como Leonardo DiCaprio que deve estar tendo a certeza de que é mesmo persona non grata na Academia. Em compensação, o Oscar não ignorou a beleza de A Árvore da Vida, indicando filme e diretor, além claro da excelente fotografia de Emmanuel Lubezki.

A Invenção de Hugo CabretPor fim, a maior expectativa na lista dos indicados era quantos filmes estariam na categoria principal, já que esse ano a Academia decretou que seriam no mínimo 5 e no máximo 10, sendo que os indicados deveriam obter pelo menos 5% da preferência dos votantes. Ficaram então, nove contemplados, e nenhum que possa ser considerado uma grande surpresa. Destes, apenas 4 já estrearam no Brasil, mas até a noite do Oscar, a previsão é de que todos estejam contemplados.

A lista completa dos indicados, você pode conferir na nossa página do Facebook.

Notícias rápidas:
Revista do Cinema Brasileiro
Revista do Cinema Brasileiro
Pra quem gosta de conhecer um pouco mais sobre tecnologia, o Revista do Cinema Brasileiro deste sábado vai falar quais são as últimas em tecnologia no setor audiovisual. Andre Horta vai falar sobre a câmera Alexa, da empresa alemã Arri, enquanto o diretor Paulo Morelli vai explicar como funciona o software Story Touch. O programa ainda traz um bate-papo sobre efeitos especiais com Claudio Peralta, e Gabriela Agustini vai explicar o que é a exibição digital em 4K.
O programa vai ao ar às 20h30, pela TV Brasil.

Theo Angelopoulos
Theo Angelopoulos
A nota triste fica por conta do falecimento do diretor grego Theo Angelopoulos. Angelopoulos estava atravessando uma avenida no bairro de Drapetsona, nos arredores da capital grega e foi atropelado por uma motocicleta. O cineasta estava no local buscando locações para seu novo filme, "The Other Sea". Conhecido por seus famosos plano-sequências, Theo Angelopoulos começou a ter fama internacional com "A viagem dos comediantes", de 1975, dirigiu ainda sucessos como filmes como "Uma Eternidade e Um Dia" (Palma de Ouro de Cannes, em 1998) e "Um Olhar a Cada Dia".

Chico e Rita
E aqui o trailer da animação Chico e Rita, indicada ao Oscar de melhor animação e ainda sem previsão de estreia no Brasil.


Estreias da semana
J. EdgarE como a onda é o Oscar e seus indicados, essa semana estreia três filmes que estão entre os contemplados com alguma indicação. A começar por aquele que se tornou um dos favoritos, Os Descendentes que tem seu maior destaque na interpretação de George Clooney, mas após levar o Globo de Ouro, segue forte com 5 indicações. Estreia também o thriller Millenium, Os Homens que não Amavam as Mulheres, de David Fincher. Apesar de não ter muitas indicações, o filme marca presença com a indicação de melhor atriz para Rooney Mara e prêmios técnicos como fotografia, montagem, montagem e mixagem de som. Um belo filme, que é fiel a atmosfera do livro sueco e tem muitos méritos em todos os quesitos. Por fim, estreia também outro ignorado no Oscar, o filme J. Edgar de Clint Eastwood, com Leonardo DiCaprio no papel principal, a trajetória do ex-chefe do FBI é bem construída, gerando interesse por sua figura, mas a interpretação de DiCaprio é instável. Quando está transformado em velho Edgar, tudo soa artificial.


Fica a Dica

Aproveitando a estreia do filme de David Fincher, a dica é conferir os livros de Stieg Larsson, onde o filme se baseia. Aqui vocês poderão conhecer melhor a hacker Lisbeth Salander, seu passado e toda a sua trajetória que está apenas começando em Os Homens que não Amavam as Mulheres.



Os Homens que não Amavam as MulheresOs Homens que não Amavam as Mulheres
Direção: Niels Arden Oplev (2009)

E como é sempre bom comparar, indico que assistam também a versão sueca para os cinemas dessa obra instigante. Aqui a crítica do filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.