O Mágico : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Mágico

O MágicoEm 1996, o diretor baiano José Araripe Jr. fez um curta-metragem para homenagear o cinema que acabara de completar 100 anos. Uma história nostálgica sobre um mágico que já não conseguia mais fazer seu ofício, até que algo acontece. Lembrei muito de Araripe e seu singelo filme ao assistir O Mágico, animação francesa que ganhou o Oscar ano passado. A nostalgia e encanto continuam aqui os mesmos, assim como o ponto de virada na vida do profissional ultrapassado.

O roteiro de O Mágico também tem sua história de encanto já que une a alma do diretor francês Jacques Tati, morto em 1982 e autor original da obra, e o espírito do já não tão jovem animador francês Sylvain Chomet, que reescreveu algumas partes e dirigiu o filme. Assim acompanhamos a trajetória melancólica de um mágico tradicional que parece não encontrar mais espaço em um mundo modernizado onde jovens tem preferências estranhas. Quando parece não ter mais perspectivas, o mágico conhece em uma pequena cidade na Escócia a jovem Alice, única que ainda parece se encantar com essa antiga técnica. Ele a presenteia com um sapato e ela o segue à cidade grande onde começará sua transformação pessoal.

O MágicoHá muitas simbologias nesta história. A começar pela relação conturbada de Tati com sua filha Sofia, tanto que o filme é dedicado a ela. Mas, aqui também tem uma relação entre o próprio cinema antigo e o público atual que prefere barulho e correria. Não por acaso O Mágico é quase sem falas, muitas coisas são passadas através de técnicas do cinema mudo, gestos, expressões, uma verdadeira viagem no tempo e na alma dessa arte que tanto amamos. Há também uma certa crítica à ditadura da moda através da transformação de Alice de menina tímida e humilde para mulher moderna com todas as roupas e acessórios de última linha. A cena em que ela passa na vitrine e a roupa é exatamente igual a exposta enquanto que uma outra garota se aproxima da forma como ela era, é um resumo de tudo.

O MágicoAliás, a animação de Sylvain Chomet está repleta de detalhes que enriquecem a obras. Não faltam cenas de passagens, piadinhas visuais, cuidados nas pequenas coisas. Temos momentos como ela após ganhar o sapato olhando a vitrine com outro ítem e ele a puxando para não gastar mais. Ou ela tentando andar de salto alto, toda desequilibrada e quase caindo, ou ele lavando o carro na chuva, valorizando cada gesto. Isso sem falar nas constantes piadas com o coelho, que sempre foge e em determinado momento ele pensa que virou sopa. São inserções cômicas de um bom humorista como sempre foi Jacques Tati na obra melancólica de Sylvain Chomet.

O MágicoMas, mais do que melancolia e auto-referências, O Mágico é uma obra que reflete a passagem do tempo. Do novo vindo para substituir o antigo, da transformação natural da vida. Da impossibilidade de continuar fazendo as mesmas coisas de antes, pois o mundo girou e não podemos ficar apegados ao passado. Ainda que Alices nos demonstrem empolgação inicial com isso. É preciso seguir em frente, renovar as atitudes. É uma nostalgia consciente, de uma época que não volta mais.

E que nos leva novamente ao cinema e suas transformações, por isso lembrei tanto do filme de Araripe ao ver O Mágico. Uma mesma premissa, uma mesma história com resultados aparentemente diferentes, mas que no fundo dizem a mesma coisa. O novo sempre vem, já dizia Belchior. Ou nos transformamos e nos adaptamos a ele, ou ficamos para trás. Ainda assim, é sempre belo e nostálgico contemplar um bom artista do passado.


O Mágico (L'Illusionniste: 2011 / França, Inglaterra)
Direção: Sylvain Chomet
Roteiro: Sylvain Chomet, baseado na história original de Jacques Tati
Com: Jean-Claude Donda, Eilidh Rankin, Duncan MacNeil, Raymond Mearns.
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.