A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Kony 2012Vídeo na internet para fazer sucesso tem que tem que ser curto e preferencialmente de humor. Certo? Nem sempre. Esta semana foi marcada por um fenômeno mundial quase assustador. O documentárioKony 2012’, de 30 minutos, produzido pela ONG Invisible Children e disponibilizado na internet, ganhou o título de vídeo ‘mais viral’ de todos os tempos, após atingir 100 milhões de visualizações em apenas 6 dias. O vídeo é um filme denúncia sobre a situação em Uganda, no centro da África, dominada por um grupo rebelde, Exército de Resistência do Senhor (LRA), liderado por Joseph Kony. Este grupo estaria raptando milhares de crianças e jovens para atuar como soldados e escravos sexuais. Uma situação assustadora, que é de certa forma comprovada por imagens e depoimentos, principalmente do garoto Jacob, que ele apresenta a partir de uma conversa com seu filho e com sua história do Facebook.

O filme é hábil ao começar falando sobre comunicação e nascimento. Para só depois entrar no tema, nos convencendo de que algo precisa mesmo ser feito por essas crianças. A intenção de Jason Russell ao fazer o documentário é chamar a atenção de autoridades para conseguir uma intervenção em Uganda, apelando para o humanitarismo. Mas, o vídeo gerou milhares de críticas por ser chamado de exagerado e não completamente real. A revista Foreign Affairs, antes mesmo da publicação do filme acusou a ONG e outras organizações de manipular fatos para exagerar a situação.

Vendo os trinta minutos, sem conhecer a situação real, é difícil tirar uma conclusão única. Vemos Jacob chorando, vemos outras crianças pedindo socorro, mas vemos também Jason Russell usando o filho em cenas como a da mesa em que ele mostra a foto do líder Joseph Kony para explicar o que é uma pessoa má. Sua intenção apelativa é clara, mas também esta é uma forma de chamar a atenção. Isso sem falar na incitação à corrente viral, utilizando celebridades, autoridades e pessoas comuns, com camisas, cartazes, pulseiras, e ações nas ruas. Por mais que haja exageros, por mais que Joseph Kony não seja o único responsável pela situação em Uganda, as pessoas estão mesmo sofrendo, sendo aliciadas e mortas. Não seria mesmo motivo para algo ser feito? Só nos resta pensar.


Notícias Rápidas

Oscar 2013
Mal acabou o Oscar 2012 e a contagem regressiva já começa. A Academia anunciou essa semana as datas para a próxima premiação. Segundo anúncio, no dia 15 de janeiro de 2013 serão conhecidos os os indicados ao Oscar 2013. Já a cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 24 de fevereiro, no Hollywood Highland Center. Apesar da aparência, o local não mudou, foi apenas o nome do antigo Kodak Theatre que agora é outro.

Woody Allen"To Rome with love"
Foi divulgado o título oficial do novo filme de Woody Allen. Como já era sabido, o cineasta iria continua sua "turnê" pela Europa, explorando agora as paisagens da capital italiana. Estrelado pelo próprio Woody Allen e com participações de Roberto Benigni, Alec Baldwin, Penélope Cruz, Judy Davis, Jesse Eisenberg, Greta Gerwin, Ellen Page, entre outros, "To Rome with love" ainda não tem uma sinopse oficial, mas já gera curiosidades sobre o que Allen poderá nos trazer depois do surpreendente Meia Noite em Paris. Resta aguardar. O lançamento está previsto para 20 de abril na Itália e em 01 de junho no Brasil.

XinguTribeca
O 11° Festival de Tribeca, que acontece de 18 a 29 de abril, em Nova York, selecionou o novo filme de Cao Hamburguer, Xingu para participar da “Spotlight Section”. Isso gera ainda mais curiosidade para o filme que estreia no Brasil em 06 de abril. Ele já havia sido selecionado para Cannes, ficou em terceiro lugar na votação do público para o melhor filme de ficção da mostra Panorama, do Festival de Berlim, e tem tido boa aceitação nos Festivais por onde tem passado. O filme traz a história de luta dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva do Parque do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961. No elenco estão Caio Blat, João Miguel e Felipe Camargo.

"Two Boys"
Essa semana foi lançado pela ONG "The Fund for Reconciliation, Tolerance and Peace" o curta em animação Two Boys. O filme se passa em uma futuro, esperamos que próximo, onde um garoto israelense, David, e outro palestino, Ali, conversam como como era o passado onde seus povos viviam em guerra e como eles estão felizes depois que se tornaram amigos. Com uma linguagem simples, o curta dirigido por João Tenorio e Coi Belluzo foi criado para ser compartilhado nas redes sociais, divulgando sua mensagem de paz. A ONG "The Fund for Reconciliation, Tolerance and Peace" foi criada com uma doação feita pelo cantor e compositor Leonard Cohen, após concerto realizado em setembro de 2009 em Israel.


Estreia da Semana

Protegendo o InimigoSemana com filmes de todos os tipos e gostos. No clima pipoca, temos a estreia de Pequenos Espiões 4, que traz como principal atrativo a quarta dimensão, ou seja, o aroma em algumas cenas de sua nova aventura. Tem ainda, Protegendo o Inimigo, de Daniel Espinosa, com Denzel Washington, Ryan Reynolds e Vera Farmiga no elenco. Outro que estreia bom possibilidade de boas platéias é Guerra é Guerra, novo filme ação/comédia de McG, com Reese Witherspoon, Chris Pine e Tom Hardy em um triângulo amoroso que transforma a CIA em um programa de auditório, mas promete divertir muita gente. E por fim, o Projeto X – Uma festa fora de controle, filme estilo mocumentário de Nima Nourizadeh sobre três adolescentes que promovem uma festa em casa para se tornarem populares no colégio, mas acabam perdendo o controle do que acontece durante a noite.


Habemus PapamTambém estreia o documentário Anderson Silva: Como Água, que traz a preparação do principal lutador da UFC para mais uma defesa do título mundial. O filme é bastante hábil ao nos envolver na expectativa da luta, construindo a imagem do brasileiro em seus momentos de vitórias e de dificuldades. Tem também a estreia de Habemus Papam, do premiado diretor italiano Nanni Moretti, que traz a história de um Papa recém eleito que precisa da ajuda de um psicanalista para assumir o cargo. O filme fez parte da mostra competitiva de Cannes. Ainda no tom cult, tem a estreia do polêmico Shame, de Steve McQueen, que traz a história de um homem viciado em sexo que tem que conviver com sua irmã.


Humor
Clique para ampliar.

Rato de Cinema


Fica a Dica

Para quem é de Salvador, ainda é possível acompanhar o final do 2º Festival de Cinema Universitário da Bahia. Confirma a programação no site oficial.

A Grande Ilusão
Duas versões para um mesmo filme. Vale uma comparação entre a versão de 1949 e de 2006 do filme A Grande Ilusão, baseado no livro de Robert Penn. O primeiro foi vencedor do Oscar de 1950, o segundo conta com um grande elenco encabeçado por Sean Penn, Jude Law, Kate Winslet, Anthony Hopkins e Mark Ruffalo. Ambos contam a história de um homem do campo que se candidata ao governo do estado e acaba sendo corrompido pelo poder. Mas, as nuanças das duas épocas tanto na parte técnica quanto nos valores ajudam a torná-los diferentes em vários pontos. Uma análise mais detalhada sobre ambos será publicada aqui no domingo. Por enquanto, segue a dica.

A Grande Ilusão (1949)A Grande Ilusão (2006)A Grande Ilusão (1949)
A Grande Ilusão
(All the King's Men: 1949/ EUA)
Diretor: Robert Rossen

A Grande Ilusão (2006)
A Grande Ilusão
(All the King's Men: 2006/ EUA)
Diretor: Steven Zaillian

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.