In-Edit Brasil: George Harrison - Living in the Material World : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

In-Edit Brasil: George Harrison - Living in the Material World

George Harrison - Living in the Material WorldSe tem um Beatles que foi considerado coadjuvante por muito, ele é George Harrison. Não pela falta de talento, pelo contrário, o garoto guitarrista que foi chamado por Paul e John por saber solar, coisa que os dois não sabiam, não era apenas talentoso como era generoso, simples e encantador. Mas, viveu por muito tempo na sombra dos outros dois, que sempre tiveram uma postura de liderança, enquanto que Ringo era o amuleto da sorte, o baterista que deu um novo tom e ajudou a banda a se tornar o fenômeno mundial que se tornou.

Martin Scorsese, em mais de três horas de projeção, vai esmiuçar esse mito, desnudando o verdadeiro George Harrison, o gênio de tantas canções inesquecíveis, o religioso autêntico, o amigo de todos, o patrocinador de muitos sonhos, inclusive do grupo Monty Python, o homem tímido que é retratado a todo tempo como duas faces: o amoroso e o irritado.

George Harrison - Living in the Material WorldGeorge Harrison - Living in the Material World é mais do que um documentário biográfico, é quase um tratado sobre essa figura icônica. Ver as duas partes na sequência, pode cansar um pouco, mas não deixa de ser fascinante. Scorsese deixa que o a história siga seu próprio ritmo, ousa em momentos chaves quando coloca na tela uma foto estática ao som de alguma música ou fala, nos fazendo ficar ali, observando-a e embarcando em seus detalhes, em vez de criar clipes ágeis de várias imagens diferentes.

Há também uma montagem precisa e cuidada, com raccord sonoros e inserções pontuais, como quando Paul fala de Hey Jude, e o som da guitarra de George ecoa nos gestos de suas mãos. Ou em construções de imagens que sobrepõem George ao próprio retrato dele, ilustrando os "dois" Georges que muitos falam. Ou ainda em uma foto onde, ele aparece apenas como um reflexo no espelho que está atrás de um sofá, onde os outros três Beatles estão sentados.

George Harrison - Living in the Material WorldO roteiro é bastante linear e detalhado, apesar de começar com o gancho da saudade. Os depoentes falam da saudade que sentem de George, e logo depois começam a recordar sua vida, desde a infância, início da carreira com John e Paul, os Beatles, as influências espirituais, a carreira solo, as diversas experiências, o cinema, o grupo Monty Python, o filme A Vida de Brian que financiou, a Fórmula 1, e sua vida pessoal.

Neste ponto, há um destaque interessante para sua relação com Eric Clapton e Pattie Boyd. Uma espécie de triângulo amoroso que o próprio Clapton define já no início do filme como uma espécie de Camelot. "Eu era o Sir. Lancelot da história". A forma honesta e respeitosa como o tema é tratado e a forma como Eric Clapton deixa claro a sua admiração e carinho por George é emocionante. Aliás, todos demonstram um carinho especial por aquele ser que parecia mesmo ser iluminado.

George Harrison - Living in the Material WorldComo a vida de George Harrison se mistura a dos outros três garotos de Liverpool, é natural que boa parte do documentário, principalmente da primeira parte, seja também uma biografia do Beatles. Martin Scorsese aborda, inclusive o quinto "Beatle" Stuart. É interessante também a cronologia respeitada, onde Ringo Starr só entra no documentário, a partir do momento em que começa a ser abordada a fase em que ele entra para o grupo. Outro ponto importante é que, mesmo falecido, George Harrison é também um personagem vivo, através de diversos depoimentos de arquivo, dando ainda mais verdade a tudo que é dito dele.

George Harrison - Living in the Material WorldTalvez, os únicos senões do filme, além da extensão, seja a forma como a música entra e sai de tela. Há uma coerência, claro, em alguns momentos tem até uma construção interessante do significado da letra e as imagens expostas, mas não há uma preparação, nem mesmo um fade para tornar as passagens mais harmônicas, nos dando uma sensação de corte brusco. Mas, isso não tira o mérito de Martin Scorsese no conjunto da obra.

George Harrison - Living in the Material World é um filme especial. Não apenas para fãs de George ou dos Beatles, mas para qualquer pessoa que goste de música. E mais do que isso, é um retrato bem conduzido de um ser com diversas faces, mas que sempre buscou o seu aprimoramento como ser humano. Uma lição de vida contada pelas mãos de um dos mais hábeis diretores cinematográficos de todos os tempos.


George Harrison - Living in the Material World, 2010 - EUA
Direção: Martin Scorsese
Com: Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, Eric Clapton, Yoko Ono, John Lennon, entre outros.
Duração: 208 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.