A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

In-Edit 2012God Bless Ozzy OsbourneA semana em Salvador foi marcada pelo In-Edit Brasil. Ontem, o festival se despediu da cidade com uma sala cheia para conferir o filme God Bless Ozzy Osbourne, de Mike Fleiss e Mike Piscitelli sobre o nome mais louco que já passou pelo rock'n'roll mundial. A grande novidade é a construção de um documentário onde vemos Ozzy sóbrio, em um estado de paz de espírito nunca conseguido antes em sua vida. O filme parte do momento atual para relembrar toda sua trajetória até ali, o início no Black Sabbath, a carreira solo, o programa na MTV e a decisão de mudar de vida, sem largar a carreira.

O In-Edit Brasil 2012 terminou com um saldo positivo, conforme depoimento do organizador Aliche. A quarta edição de São Paulo teve menos salas, mas a média do público aumentou. Já em Salvador, o aumento foi de quase 100%. A segunda edição ganhou mais corpo e o público prestigiou o evento, sempre lotando pelo menos uma sessão por dia. Alessandro Vital, da Hasta La Luna organizadora local do evento, disse que a ideia de colocar a primeira sessão sempre gratuita ajudou bastante a estimular a vinda do público. "Isso provou que existe um público cinéfilo em Salvador, carente de boas iniciativas. Outro ponto positivo do In-Edit para Vital é a mistura de públicos: "Foi ótimo ver músicos chegando em peso ao cinema, misturando os dois grupos, os músicos e os cineastas", falou.

In-Edit 2012 em SalvadorAs expectativas para o próximo ano só crescem. Aliche garante que o interesse é sempre melhorar o evento, mas não pretendem crescer em número de salas, mesmo em Salvador onde tudo fica concentrado no Cinema do Museu. "Crescer em Salvador é poder trazer sempre melhores filmes, convidados para um bate-papo com o público, não pretendemos ampliar as salas ou mesmo sair do Cinema do Museu". Mas, tanto ele quanto Alessandro Vital afirmam que a consolidação do evento na capital baiana é certa, como um braço importante do evento que se localiza em São Paulo. Aliche disse ainda que o Festival tem uma visão de ser mais itinerante, ampliando para outras cidades no país, mas para isso é preciso patrocínio. Esse ano, por exemplo, não foi possível repetir a edição no Rio de Janeiro.

De qualquer forma, os votos são de que o In-Edit Brasil possa sempre encontrar terreno fértil, trazendo sempre bons, e muitas vezes raros, documentários musicais, podendo construir essa boa mistura de artes, com linguagens diversas e filmes interessantes.

Notícias Rápidas

Gonzaga – De Pai para Filho
Esse fim de semana é especial para o nordeste brasileiro. Na noite de 23 para 24 de junho, é a noite de São João, data mais importante das chamadas festas juninas, que unem Santo Antônio, São João e São Pedro. Aproveitando a data, a divulgação do filme Gonzaga – De Pai para Filho fez um belo resumo dos festejos em um vídeo animado com traços da literatura de cordel. A união é bem propícia, já que Luiz Gonzaga, o rei do baião, é um dos símbolos atuais da festa com suas eternas músicas.


O filme dirigido por Breno Silveira (mesmo de Dois filhos de Francisco), trata da relação de Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha, cantor e compositor de talento da nossa MPB. Uma relação difícil que teve a oportunidade de se reencontrar e reforçar os laços emocionais. Essa semana foi divulgado também o primeiro vídeo com imagens do filme, que promete emocionar plateias diversas. Principalmente, fãs dos dois artistas.


Neville D’Almeida – Além Cinema
Desde de 22/05 o SECS Santo Amaro (São Paulo) está exibindo gratuitamente filmes de Neville D’Almeida, cineasta considerado o mais maldito do panorama brasileiro. Nesse dia 26 (terça-feira) é a vez de "Navalha na Carne" às 18h, baseado na peça de Plínio Marcos, com Vera Fischer, Guilherme Karam e Isabel Fillardis no elenco. Já a sessão das 20h, tem “Jardim de Guerra”, filme de estreia do diretor. Narra a história de jovens envolvidos em conflitos sediciosos por um ângulo romântico.

Trailer Amanhecer Parte II
Para delírio dos fãs da Saga Crepúsculo, essa semana foi lançado também o trailer oficial de Amanhecer Parte II. Sem muitas revelações ainda, dá para ver a preparação para a grande luta prometida no primeiro filme.


Estreias da semana

Sombras da NoiteTim Burton retorna à tela grande com parte do seu elenco favorito, inclusive Johnny Depp e sua esposa Helena Bonham Carter, para uma versão cinematográfica da série americana dos anos 60: Sombras da noite. O filme conta a história do vampiro Barnabas Collins, amaldiçoado por uma bruxa que acorda depois de 200 anos e percebe que muita coisa mudou no mundo e em sua família. Uma trama interessante que não é dos mais inovadores, nem criativos do diretor, mas ainda assim, tem um apuro técnico incrível que resulta em um bom filme.

Já no Brasil, temos duas estreias de extremos, tão extremos que o diretor de um deles, Cláudio Assis, criticou abertamente a obra do segundo, chamando de desnecessário para o cinema. E aí...comeu? do diretor Felipe Joffily é mais uma comédia brasileira com piadas relacionadas ao sexo, entretenimento puro, é verdade, mas com um apuro incomum e interessante no texto adaptado da peça de Marcelo Rubens Paiva, que também assina o roteiro. Pode não ser um filme para se pensar, nem ajudar a evoluir o cinema, mas tem seu espaço diante de filmes do mesmo gênero bem mais frágeis.

Febre do RatoAcontece que Febre do Rato, o filme de Assis, assim como todas as obras do diretor, é sempre um cinema mais engajado, pensante, polêmico até, que movimenta o cenário local. O filme gira entorno de Zizo, um poeta inconformado e anarquista que vive em seu mundo particular até conhecer Eneida. Ela se transforma em sua consciência contemporânea e periférica, promovendo grandes transformações em sua vida. Acho que dentro dessa polêmica de cinema de arte e cinema comercial, tem lugar para todos. E que frases de efeito como a dita por Cláudio Assis ao G1 ("Cinema brasileiro é feito por babacas") é apenas mais um tempero para essa polêmica.


Humor
Clique para ampliar


Fica a dica

3 anos sem Michael Jackson
Michael JacksonO Multishow exibe no dia 24/6 (domingo), véspera do aniversário de 3 anos da morte do astro, um especial de 12 horas sobre Michael Jackson, com destaque para o documentário inédito “Michael Jackson: Life, Death and Legacy”, com exibição às 22h30. A atração revela os bastidores da vida polêmica do cantor desde sucessos e seus relacionamentos, além da mudança de sua aparência, escândalos, morte e seu legado.

Programação completa
12h – As 5 mais votadas no site - o público escolhe as músicas preferidas do artista e as cinco mais votadas vão ao ar no canal.

12h30 – “A Trajetória de Michael Jackson” faz uma abordagem da vida de Michael, desde sua infância até a consagração, passando pelos escândalos envolvendo o ídolo. O programa apresenta imagens raras, como gravações caseiras do Jackson 5, além de depoimentos de parentes e amigos como Lisa Minelli, Smokey Robinson e Quincy Jones.

13h30 – “Michael Jackson: A Morte do Pop” (documentário) aborda o impacto da morte de Michael Jackson sobre fãs e personalidades e todas as circunstâncias que envolvem sua morte, incluindo a investigação criminal que sucedeu ao trágico acontecimento e questões relacionadas à sua herança e aos cuidados dos filhos.

14h30 – “Michael Jackson: O Rei do POP” (documentário) está recheado de imagens de arquivo e mostra os altos e baixos da carreira de Michael e seus relacionamentos com Elizabeth Taylor, Lisa Marie Presley, Lady Di e outras personalidades. Destaque para duas entrevistas: a de Quincy Jones falando sobre o talento de MJ e a declaração de La Toya, contra o irmão, durante as acusações de abuso infantil.

15h – “Michael Jackson: Tributo” (documentário) é uma biografia não autorizada do cantor Michael Jackson, morto em junho de 2009, antes do início de sua nova turnê 'This is it'. O documentário mostra a influência do cantor no mundo da música e faz uma retrospectiva sobre a importância dos trabalhos realizados por ele nas comunidades carentes.

Michael Jackson16h – “Os sucessos de Michael Jackson”, uma jornada pela música de Michael Jackson por meio de performances antigas, restauradas digitalmente, cenas de bastidores e clipes, intercalados com depoimentos de Missy Elliott, Shaggy, Beyoncé, Quincy Jones e Jennifer Lopez.

17h - “Michael Jackson History World Tour” mostra a apresentação do cantor e dançarino no estádio olímpico de Munique (Alemanha), em julho de 1997, para 70 mil pessoas, durante a turnê promocional do álbum "History". No repertório, sucessos como "Beat it", "Thriller", "Billie Jean" e "I'll be there".

19h – “TVZ Especial Michael Jackson” (clipes musicais)

21h30 – “Michael Jackson Tribute Show by Ne-Yo” (documentário) A estrela do R&B Ne-Yo apresenta um documentário dedicado ao maior astro pop de todos os tempos, Michael Jackson. No programa, depoimentos de vários artistas sobre a carreira de Michael, como Lionel Richie, Jameela Jamil, Kid Cudi, Charlie Simpson, entre outros. O dançarino Ricko, que interpreta MJ no musical Thriller Live, em Londres, ensina a Ne-Yo o famoso passo moonwalker.

22h30 - DOCUMENTÁRIO INÉDITO “Michael Jackson: Life, Death and Legacy", revela os bastidores da vida polêmica do cantor.
Reexibição no Multishow HD: dia 29/06, às 19h.

23h30 - “Michael Jackson: 30th Anniversary Celebration” é o show de celebração dos 30 anos de carreira do rei do pop, com diversas participações especiais. Gravado no Madison Square Garden (Nova Iorque), em 10 de setembro de 2001, e apresentado por Samuel L. Jackson, Elizabeth Taylor e Chris Tucker. O concerto teve canções do início da carreira com o Jackson 5 e da sua carreira solo, desde o primeiro sucesso até a última música.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.