Quando os Anjos Falam : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Quando os Anjos Falam

Quando os Anjos FalamBaseado no livro de Grace Duffie Boylan, Quando os Anjos Falam é um filme resgate que emociona pela simplicidade. O principal ponto é a crença ou não do que há depois da morte, mas o desenvolvimento é mesmo de uma bela amizade entre duas pessoas tão improváveis.

James Neubauer é um garotinho traumatizado, órfão de mãe, com um pai ausente que passa muito tempo trabalhando em outra cidade. Vive com seu tio materno e não se dá bem com sua madrasta. Sem ter com quem conversar, acaba se envolvendo com uma senhora solitária que vive em uma casa vizinha. Maddy é vista por muitos como louca, pois “fala” com espíritos. Sua relação inicial com James não parece muito amistosa, mas ela provará ser a única capaz de ouvi-lo e entendê-lo.

Quando os Anjos FalamO aparente clichê de uma velha solitária em uma casa "mal assombrada" pode assustar no início. Mas, quando James e Maddy começam a se comunicar, a trama vai ganhando corpo. Em sua solidão após a morte do marido e do filho, mas com uma no que está do outro lado, Maddy é a única que consegue quebrar a barreira daquele garoto machucado por sua perda terrível. Mais do que isso, por seu trauma de um acidente tão forte.

O jogo do código morse através das luzes da lanterna e do aparelho no quarto da casa é um plus interessante para a estética do filme. É bonito, poético e visualmente eficiente. Não é preciso efeitos especiais, aparições mediúnicas contestáveis ou não, ou mesmo sustos e desesperos. É a velha história do "e se". E se existir vida após a morte. E se a gente conseguir se comunicar com os nossos familiares. A esperança é que move aqueles dois personagens e eles se entendem de uma maneira incrivelmente bela.

Quando os Anjos Falam"A alma sai do corpo como um aluno deixa a escola: de repente e com alegria". Se essa mensagem foi enviada pelo filho de Maddy ou não, pouco importa. É o significado dela que é a chave naquela trama. Essa compreensão de que estamos nesse mundo para aprender e que quando chegar o nosso momento, simplesmente deixaremos a vida, como uma escola. Fica uma certa saudade, lembranças gostosas, mas nosso tempo passou. É hora de seguir novos passos. E Peter O'Fallon consegue construir bem esse clima de leveza ao falar de temas tão profundos.

Quando os Anjos FalamA trilha sonora, no entanto, tem momentos sublimes e outros extremamente over. Há muita marcação em momentos em que o filme quer nos passar tensão sobre "o que aconteceu com Bob?" Apesar da boa construção do significado de Mozart para os dois, sendo uma bela cena a da pintura da cerca, começa a ficar demais. Cansa tantos acordes clássicos a cada cena de passagem. Já a química entre a experiente atriz Vanessa Redgrave e o, na época, jovem ator Trevor Morgan funciona muito bem. É possível crer naquela amizade improvável.

Quando os Anjos Falam é daqueles filmes feitos para emocionar. Com um tema delicado, consegue nos conduzir com leveza em uma história de amizade profunda que se identifica pela dor e esperança de algo além desse mundo que nossos cinco sentidos são capazes de ver.


Quando os Anjos Falam (A Rumor of Angels, 2000 / EUA)
Direção: Peter O'Fallon
Roteiro: James Eric, Jamie Horton e Peter O'Fallon
Com: Vanessa Redgrave, Ray Liotta, Trevor Morgan, Ron Livingston e Catherine McCormack
Duração: 106 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.