A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Jornada Internacional de Cinema da Bahia 7 de setembro , independência do Brasil . Mas, que independência se comemoramos um mundo cada vez mais dependente de sua aldeia global? Na verdade, nunca fomos um país independente de fato, sempre colônia, sempre imperializados, mas também não vamos transformar isso em um discurso político vazio. Aproveito esse tema para citar aqui o movimento que a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) e a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-BA) estão realizando na internet em apoio a Jornada Internacional de Cinema da Bahia . Idealizada por Guido Araújo, a primeira Jornada aconteceu em 1972 e desde lá, diversos filmes, debates se tornaram tradição no mês de setembro e vem para a sua 39ª edição com o lema: "Por um mundo mais humano". O site oficial promete ainda uma preparação para a grande comemoração de 40 anos de existência em 2013, mas como ressalta a carta aberta da ABCV e ABD-Ba, nem tudo são flores. Há anos a Jornada não tem o apoio de governo nem empresários para se manter. A cada ano é uma luta para pedir ajuda, esvaziando o evento de filmes , atrações e público. No primeiro ano do CinePipocaCult já fizemos um post apoiando uma dessas manifestações. Agora, a campanha é para uma autonomia da Jornada, pelo respeito da história do cinema na Bahia e, por que não, na América Latina já que é um dos mais antigos eventos deste porte. A petição em favor da Jornada já tem mais de 200 assinaturas e a intenção é espalhar cada vez mais essa ideia para que não morra.

Notícias Rápidas

Queen “Hungarian Rhapsody: Queen Live in Budapest '86”
Segundo o site USAToday.com (citado no uol), o novo documentário sobre o Queen tratá cenas raras e inéditas da última turnê do grupo, em que apresentações ao vivo de canções como “Bohemian Rhapsody”, “Crazy Little Thing Called Love”, “We Are the Champions” e “I Want to Break Free” integram o filme . Acompanhando a “Magic Tour” desde o Live Aid em 1985,“Hungarian Rhapsody: Queen Live in Budapest '86” irá terminar, claro, no show de Budapeste, último concerto de Freddie Mercury antes de sua morte em 1991. O filme deve estrear no dia 20 de setembro.


Danilo Gentili Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola
A produtora Clube Filmes acaba de comprar os direitos de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola , livro de Danilo Gentili , que irá assinar também o roteiro do longa-metragem dirigido por Fabrício Bittar . As filmagens já estão previstas para começar em breve. O livro traz dicas de como se comportar mal na escola, já que o autor se diz o pior aluno da escola tendo acumulado 78 assinaturas no livro negro, 12 suspensões e 1 expulsão. O chamado manual completo traz dicas diversas desde como colar na prova até como matar aula sem ser pego. Vamos ver se sai algo interessante. (fonte Terra).

A Viagem
Os irmãos Wachowski estão de volta e agora com o reforço do diretor de Corra, Lola, Corra . Pois é, Lana Wachowski , Tom Tykwer e Andy Wachowski irão dividir roteiro e direção do filme Cloud Atlas , que no Brasil ganhou o título de A Viagem. Baseado no livro de David Mitchell, o filme chama a atenção pelo elenco estelar. Tom Hanks , Hugo Weaving , Halle Berry , Susan Sarandon , Hugh Grant , Jim Sturgess , entre outros atravessarão seis séculos para contar a trajetória evolutiva de diversas pessoas distintas que estão conectadas de alguma forma. Por tudo que envolve, parece, no mínimo, curioso. Vejam trailer.


Aliança Salvador 2 Reunião de Gerações
A sala Walter da Silveira , uma das mais tradicionais da Bahia, localizada na Biblioteca Pública dos Barris, vai ser palco de um encontro intergalático. O Conselho Jedi Bahia, em parceria com a Sala e a Fox Home Entertainment Brasil realizará a SEMANA STAR WARS no final de outubro. Com direito a exibição gratuita dos seis filmes da saga, além da segunda edição do evento Aliança Salvador, com debates e atrações especiais para todos os fãs. É, parece que a força está mais presente do nunca em terras soteropolitanas.

26/10 - Sexta-feira: Nova Trilogia (Episódios I, II e III)
27/10 - Sábado: Aliança Salvador II
28/10 - Domingo: Trilogia Clássica (Episódios IV, V e VI)

Quartas Baianas
E por falar na Walter da Silveira, é sempre bom lembrar que as Quartas Baianas estão de volta. Toda quarta-feira tem uma sessão especial gratuita com filmes históricos e recentes da filmografia da Bahia. Este mês tem curtas metragens recentes, incluindo os dois premiados em Gramado, no encerramento da Jornada de Cinema, homenagem a Roberto Pires . Maiores informações no site da Dimas.

Estreias da Semana

Semana recheada de estreias, com estilos bastante variados. Tem o esperado Abraham Lincoln: Caçador de vampiros , baseado no livro de Seth Grahame-Smith sobre uma possível juventude escondida do presidente dos Estados Unidos, envolvendo vampiros e conspirações no sul do país. Não deixa de ter pontos interessantes. Outro blockbuster aguardado é O Legado Bourne , uma espécie de expansão do universo da trilogia baseada nos livros de Robert Ludlum com Matt Damon como protagonista. O agente agora é vivido por Jeremy Renner, que se sai bem, apesar de o roteiro não ser tão atrativo assim.

Os InfiéisTem também a estreia do filme Os Infiéis dirigido a oito mãos, entre elas a de Michel Hazanavicius, diretor de O Artista e seu eterno parceiro, Jean Dujardin, que também atua no filme. Uma comédia sobre infidelidade que promete arrancar boas risadas. Chega também aos cinemas, Cosmópolis , de David Cronenberg que traz Robert Pattinson naquele que promete ser o seu melhor papel.

Tem ainda o mocumentário Projeto Dinossauro , sobre uma expedição que descobre os pequenos grandes seres ainda vivos em uma floresta no Congo. E a animação ParaNorman , dos mesmos criadores de Coraline e o Mundo Secreto , que traz a história do garotinho Norman, rejeitado por todos por ver pessoas mortas, mas que será a salvação da cidade quando a maldição de uma bruxa despertar sete zumbis em uma noite. Divertido e sério ao mesmo tempo, apesar de não ser tão sensível quanto Coraline.

Por fim, a estreia brasileira Totalmente Inocentes . Uma sátira bem humorada, utilizando elementos de Tropa de Elite e Cidade de Deus, e com um bom elenco que consegue dar um ritmo interessante ao filme, sem apelar ao besteirol mais rasteiro.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Pixelando Pixelando Ciclo de Debates e Oficinas de Audiovisual
Durante os dias 06 à 09 de setembro de 2012, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna será realizado o Pixelando ciclo de debates e oficinas de audiovisual, tendo em sua programação, a exibição de três filmes que fazem parte do conteúdo programático dos vestibulares da UFBA e UESB, o Workshop sobre a Programadora Brasil, uma palestra sobre o papel das associações no fortalecimento do setor audiovisual, uma mesa de debates sobre o Cineclubismo, além de exibições de curtas produzidos na região. O evento é gratuito, sujeito a lotação do espaço. Para ter acesso aos workshops, mesas de debates e exibições dos filmes é necessário chegar com uma hora de antecedência para se credenciar e garantir a vaga.

As oficinas a serem realizadas são A Oficina de Produção com Cristiane Santana, Oficina de Roteiro com Edson Bastos,Oficina de Sonoplastia com Victor Aziz, Oficina de Fotografia com Felippe Thomaz. E os filmes são O homem que engarrafava nuvens, de Lirio Ferreira, Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas e Diários de Motocicleta, de Walter Salles. Maiores informações no site do evento .

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.