A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Ben AffleckMal acabou o Festival de Veneza, que consagrou o filme sul-coreano Pietà, do diretor Kim Ki-Duk com o Leão de Ouro, já começam as primeiras notícias do Festival de Toronto. E com ele, as primeiras apostas para o Oscar 2013. Argo, terceiro filme dirigido por Ben Affleck parece estar impressionando público e crítica em geral. Segundo Mariane Morisawa, do UOL, fala-se muito em Toronto que ele tem fortes chances de começar sua corrida ao Oscar e Ana Maria Bahiana já tinha dito que Ben Affleck estava comprovando mais uma vez ser um diretor de talento. A história parece quase absurda, seis funcionários da embaixada norte-americana tentam se esconder em meio à Revolução Islâmica no Irã, em 1979. Primeiro eles vão para a casa do embaixador canadense, depois inventam uma falsa equipe de filmagem que está ali para procurar locações de um falso filme de ficção científica. Loucura, né? Mas, o pior é que é baseado em uma história real...


Notícias Rápidas

Bollywood FilmesBollywood Filmes
Pois é, uma nova distribuidora está chegando ao Brasil e sua missão é "trazer para o Brasil filmes de sucesso internacional do cinema indiano e auxiliar o desenvolvimento do cinema brasileiro, através de co-produções e acesso ao mercado cinematográfico indiano". A iniciativa é do baiano André Nascimento e o indiano Dinesh Sinha e o primeiro filme para a investida foi o filme Fanaa de 2006 que estreou em oito estados do país no fim de agosto, em 25 salas do circuito comercial. “Escolhemos Fanaa pelas qualidades artísticas que ele apresenta e também por representar o bom cinema produzido na Índia”, declara Dinesh (fonte).


Grande Prêmio Canal Brasil de Curta-Metragens
Saiu os vencedores do Grande Prêmio do Canal Brasil. O escolhido pelo júri técnico foi o belo documentário "A Casa da Vó Neyde", de Caio Cavechini. O filme traz a questão do tio do diretor que era viciado em crack e a forma como ele acaba sendo internado em meio às filmagens. Já o escolhido pelo público foi o filme Jiboia de Rafael Lessa que conta a trama de uma cabeleireira da Rua Augusta e uma adolescente filha de sua patroa em uma trama de desejo, traição e loucura no submundo da Rua Augusta. Os dois filmes serão exibidos no dia 15 de setembro, às 23h15, no Canal Brasil.

Cabra Marcado para MorrerCabra Marcado para Morrer
Filme marco de Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer foi restaurado e tem re-estreia em São Paulo. A princípio, Coutinho queria fazer um filme de ficção sobre uma história de tensão no campo, envolvendo latifundiários que teriam assassinado o líder da Liga Camponesa, João Pedro Teixeira. Isso no início dos anos 60. Veio a ditadura, Coutinho foi para Globo e começou a construir sua linguagem documental no programa Globo Repórter que possuía um formato bem diferente do que vemos hoje. Só em 1984 ele pode retomar o projeto, e aí, resolveu que seria melhor um documentário para contar aquela história.


O Pecado Mora ao Lado - Marilyn MonroeO Pecado Mora ao Lado
Uma curiosidade histórica, há exatamente 56 anos, Marilyn Monroe fazia sua famosa cena no filme O Pecado Mora ao Lado, tendo sua saia levantada pelo vento do metrô. A cena rápida virou ícone, sendo repetida como homenagem em filmes a exemplo de A Dama de Vermelho, ou em paródias diversas. Além claro, dos milhares da cartazes com Marilyn segurando a sua saia que povoou a imaginação de muita gente.

Primeiro filme em cores
O National Media Museum, em Bradford, na Inglaterra acaba de fazer uma descoberta que pode mudar a história do cinema. Rolos datados de 1901 e 1902 de autoria do fotógrafo Edward Turner seriam as primeiras imagens coloridas da história, muito antes do Kinemacolor que só foi começar a ser usado em 1908. São apenas imagens simples com as filhas do fotógrafo como olhando peixes no aquário ou na praia, mas não deixa de ser um marco a ser registrado. (fonte)

Estreias da Semana

TropicaliaSemana de contrastes. Ao mesmo tempo em que chega aos cinemas o filme E a vida continua de Paulo Figueiredo sobre o livro de André Luiz psicografado por Chico Xavier, chaga também Resident Evil 5: Retribuição de Paul W.S Anderson inspirada na série de videogames. Não poderia ter caminhos mais opostos, mas ao mesmo tempo, ambos tocam em assuntos sobrenaturais, um baseado na fé, outro na imaginação.

A música também está presente essa semana com duas vertentes distantes, como My Way, o mito além da música de Florent-Emilio Siri sobre a trágica história de Claude François, ícone da música popular francesa. E Tropicália de Marcelo Machado, sobre o movimento que sacudiu o cenário cultural brasileiro entre 67 e 68, que não se restringiu à música, mas começou com ela, tornando-se mais famosa.

Por fim, tem a comédia estrelada por Ben Stiller, Vizinhos imediatos de 3º grau de Akiva Schaffer sobre um grupo atrapalhado de policiais que descobrem alienígenas nas redondezas.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Quartas BaianasQuartas Baianas
O Projeto Quartas Baianas, realizado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV/ABD-BA) e Diretoria de Audiovisual (DIMAS / SECULT/ FUNCEB), traz uma programação super especial para o mês de setembro. Homenagens a grandes diretores do passado como Roberto Pires e a nova geração com os dois filmes de diretores baianos premiados no 40º Festival de Cinema de Gramado no mês passado.

12/09
Lindeiras
Convidados: Diretores - Bruno Saphira e Tenille Bezerra
Sala de Milagres
Convidados: Diretores- Claudio Marques e Marília Hughes

19/09
Homenagem a Roberto Pires
Curta: A volta de Chico Candango
Longa: Tocaia no Asfalto
Convidados: Laura Pires e Raimundo Mendonça

29/09
Quartas Baianas Especial
Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia

Menino do 5
Prêmio de de Melhor Filme, Roteiro, Ator, Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, Prêmio do Júri da Crítica e Prêmio Canal Brasil
no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidados: Diretores - Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira

A Mão que Afaga
Prêmio Especial do Júri no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidada: Diretora - Gabriela Amaral Almeida

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.