A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Nossa Senhora AparecidaDoze de outubro, dia de festejar as crianças e a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Ambas já tiveram filmes que as homenagearam. Aparecida, o milagre filme dirigido por Tizuka Yamasaki (2010) com Murilo Rosa no papel principal de um homem sem fé que é convertido por um milagre da santa. Não é dos melhores filmes, é verdade, mas pelo menos é honesto, com alguns bons momentos e um tema válido.

Filmes infantis ou com crianças como protagonista é outra história. Existem diversos, seria impossível citar apenas um. E a cada ano surgem novos. Esta semana mesmo, o Circuito Sala de Arte em Salvador irá exibir um festival infantil. Na próxima semana, quem chega à Salvador é o FICI, Festival de Cinema Infantil organizado por Carla Camurati e Carla Esmeralda. O Festival percorre nove cidades no Brasil, as primeiras foram Rio de Janeiro e Niterói no mês de agosto, essa semana está em Natal. Depois vai para Salvador e Aracaju, encerrando a jornada em Brasília e Belo Horizonte nas primeiras semanas de novembro.


Notícias Rápidas

Snoopy no cinemas
SnoopyEstá confirmado, a turma do Charlie Brown vai virar filme e já tem até data de estreia: 25 de novembro de 2015. Isso porque, em 2015, a tirinha celebrará 65 anos, e 50 anos da lendária série de TV, “A Charlie Brown's Christmas”. O diretor responsável pela aventura será Steve Martino, que recentemente fez sucesso com A Era do Gelo 4. A produção será da Twentieth Century Fox Animation e a Blue Sky Studios. E o roteiro está sendo desenvolvido por Craig Schulz e Bryan Schulz, respectivamente filho e neto de Charles Schulz, o criador da turma.

Charlie BrownConfesso que recebo essa notícia com certa apreensão. Quando Charles Schulz morreu em 2000 vítima de infarto no miocárdio, isso depois de descobrir que estava com câncer, lamentei. Snoopy sempre foi um dos personagens preferidos de minha infância, tive um beagle por causa dele. E, na época, veio a notícia de que Schulz teria deixado em testamento que os personagens morriam com ele. Ninguém poderia continuar o legado de suas histórias com receio de descaracterizá-lo. Mas, provavelmente esse termo eram para as famosas tirinhas. Uma adaptação para o cinema não deveria ser descartada. Vamos ver, o que eles conseguem fazer, tomara que seja mesmo uma boa obra.

Vanessa Morrison, Presidente da Twentieth Century Fox Animation, diz: “Nós estamos muito empolgados com essa parceria com a família Schulz e com a Iconix e estamos honrados em trazer os personagens da Turma do Snoopy para a telona. Isso tudo começou com nosso amor e respeito pelo trabalho de Charles Schulz. Nós agradecemos a sua família e a Iconix por deixarem a Fox e a Blue Sky trazer essa visão para a nova geração do cinema”.

Trailer de Hitchcock
Saiu essa semana o primeiro trailer de Hitchcock, filme baseado no livro 'Alfred Hitchcock and the Making of Psycho', de Stephen Rebello. A trama mostrará o mestre do suspense em seu momento chave de carreira, quando decide investir recursos próprios em uma obra mais sutil: Psicose. No trailer, é possível se impressionar ainda mais com a caracterização de Anthony Hopkins como Alfred Hitchcock. Ainda no elenco, Helen Mirren faz a esposa de Hitchcock, Alma Reville. Scarlett Johansson interpreta a atriz Janet Leigh que fez a personagem Marion Crane (a que morre no chuveiro) e Jessica Biel será a atriz Vera Miles, que viveu a personagem Lina Crane. Já quem viverá o ator Anthony Perkins, que deu vida ao protagonista Norman Bates, será James D'Arcy.


Mostra Infantil Sala de Arte de SalvadorMostra de Cinema Infantil
Aproveitando a Semana da Criança, o Circuito Sala de Arte de Salvador começa hoje uma mostra infantil com diversos filmes de sucesso. A começar pelo O Mundo Encantado de Gigi, que foi destaque no FICI no ano passado. Uma trama divertida sobre uma menina que passa os dias fantasiada de pinguim com o sonho de um dia conseguir voar como acredita que as aves o façam. Em sua imaginação, ela acaba indo parar em um mundo encantado onde vive uma bela aventura. Outro destaque é Winter – O Golfinho baseado na história real de um golfinho que perde sua cauda, mas tem a ajuda de um menino para voltar a nadar. Um filme emocionante. Por fim, destaco As Aventuras de Sammy, um filme bem feito, divertido, envolvente sobre uma tartaruguinha que tenta se adaptar ao mar. A mostra tem ainda Zé-Colméia – O Filme e Os Smurfs, dois sucessos de bilheteira. Detalhes sobre local e horário no site do circuito.

Django Livre
Saiu mais um trailer de Django Livre, novo filme de Tarantino. Com elenco estelar como Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Christoph Waltz e Samuel L. Jackson, e história instigante, sobre um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas, o filme parece mais um sucesso garantido. A única dúvida que fica é como se comportará Tarantino em um filme pela primeira vez sem sua montadora de toda vida, Sally Menke.


Crossfire HurricaneFestival de Londres
Começou dia 10 de outubro com a estreia europeia da animação 3D em stop motion "Frankenweenie" , de Tim Burton. Serão doze dias onde mais de 220 filmes e documentários serão exibidos na capital Inglesa. Nesse festival será apresentado também o documentário "Crossfire Hurricane", sobre a banda Rolling Stones. Os integrantes da banda, inclusive, estarão dia 18 de outubro para a estreia do filme que é uma espécie de comemoração pelos seus 50 anos de estrada. Outros destaques são a estreia de Dustin Hoffman como diretor em "Quarteto", o novo filme de Ben Affleck, "Argo" que já está sendo apontado como favorito ao Oscar e "Grandes Esperanças", a adaptação de Mike Newell do clássico romance de Dickens.

XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Grande Prêmio do Cinema BrasileiroO XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece na próxima segunda-feira, dia 15/10, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Diversos longas, documentários e curtas concorrem em 25 categorias, com destaque para O Palhaço que recebeu 13 indicações. Não chega a ser um Oscar, mas com o crescimento do cinema nacional é natural que prêmios assim comecem a ter destaque. O prêmio é realizado pela Academia de Cinema Brasileiro e tem prêmios para júri popular e técnico. O público ainda pode votar no site do evento em seus preferidos.

Estreias da semana

Dia das crianças, a única estreia para o público infantil é a volta de Nemo aos cinemas em versão 3D. Mas, os pequenos podem se divertir com os festivais infantis que estão acontecendo por aí, como o FICI. No mais, estreia essa semana o novo terror de Scott Derrickson, A Entidade, que traz Ethan Hawke no papel de um escritor que se muda com a família para o local do crime que está investigando para o próximo livro. Uma tensão constante, apesar de uma história vazia.

Moonrise Kingdom' imageanchor=Chega também aos cinemas o filme Os infratores de John Hillcoat (Imagem). Com Tom Hardy, Jessica Chastain, Gary Oldman, Shia LaBeouf, Guy Pierce e Mia Wasikowska no elenco. Na trama, uma gangue, durante a depressão, é ameaçada de ter seus lucros cortados pelas autoridades. Tem ainda o sensível Ruby Sparks – A namorada perfeita, de Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine) sobre um escritor que acaba dando vida a uma personagem criada por ele e por quem acabou se apaixonando.

Outros destaques para os que preferem filmes cults essa semana são: o filme francês E se vivêssemos todos juntos? de Stéphane Robelin com um elenco estelar composto por Géraldine Chaplin, Jane Fonda, Pierre Richard. Na trama, cinco velhos amigos decidem morar juntos para fugir da dependência dos filhos. E o filme de Wes Anderson, Moonrise Kingdom, que está fazendo grande sucesso de crítica. Na Nova Inglaterra dos anos 1960, um menino e uma menina se apaixonam e resolvem fugir. A cidade então organiza uma busca pelos dois, e o lugar acaba virando de cabeça para baixo. No elenco, nomes como Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray e Tilda Swinton.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

The Elvis ExperienceThe Elvis Experience
Desde o dia 05 de setembro está no Shopping Eldorado em São Paulo a exposição The Elvis Experience. Uma celebração pelos 35 anos da morte de Elvis Presley. Fazem parte da exposição cerca de 500 objetos pessoais do astro do rock vindos da Mansão Graceland, casa onde o cantor viveu e que hoje funciona como museu. Imperdível para os fãs do rei do rock que poderão ver de perto peças como o MG Vermelho utilizado no filme Feitiço Havaiano - Blue Hawaii, um telefone folheado a ouro e seu famoso traje branco.

Datas: 5 de setembro a 5 de novembro.
Horários: Segunda a sexta, 10h às 18h ou 18h às 21h; sábado e domingo, 10h às 22h.
Preços: R$ 40 a R$ 200 (dependendo do dia e horário escolhido na compra do do ingresso).

Top Blog - Agradecimento
Top BlogMais um vez o CinePipocaCult ficou entre os 100 blogs mais votados da categoria Cultura e estamos na segunda fase do Prêmio em 2012. Em 2009, fomos terceiros colocados pelo júri técnico, em 2010, pelo júri popular. E em 2010, ficamos entre os 30 mais na mesma categoria. Independente da colocação esse ano, ficamos felizes que nossos leitores continuem demonstrando gostar do nosso trabalho. Isso só nos incentiva a continuar cada vez melhor.

Agora, é com vocês. Mesmo quem votou na primeira fase, precisa votar de novo para que possamos ir além. Vote aqui com Facebook, Twitter e e-mail. Isso mesmo, pode votar três vezes.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.