A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

FICIEssa semana é quase um especial FICI - Festival de Cinema Infantil que chega hoje a Salvador. Serão dois fins de semana com diversos filmes, alguns inéditos e outros sucessos de bilheteria para crianças de todas as idades, com um preço diferenciado para que se possa ver o máximo possível.

Mas, o mais interessante do FICI é que ele não é um festival apenas de exibição de filmes. É um encontro das crianças com a sétima arte, com sessões especiais que tem dublagem ao vivo, experiências como o Pequeno Cientista, o Pequeno Jornalista, Sessão Contada e o Prêmio Brasil que tem como júri uma comissão formada por crianças do ensino médio. Uma iniciativa interessante das realizadoras Carla Camurati e Carla Esmeralda.

Esse ano fui convidada para conduzir uma das sessões do Pequeno Jornalista. A ideia é procurar mostrar às crianças as diversas possibilidades de atuação jornalística na cobertura cinematográfica, além de despertar sua curiosidade em relação a como se faz um filme. Para isso falar um pouco sobre as notícias relacionadas ao cinema, lançamentos de filmes, novidades de bastidores, entrevistas com atores e realizadores. E claro, a crítica, demonstrando assim um pouco do olhar crítico sob o filme, ao conversar com eles sobre a sessão que acabaram de assistir. Depois conto aqui como foi a experiência.

Notícias Rápidas

Trailer Carrie
Saiu o primeiro teaser trailer do remake de Carrie, a estranha, filme que fez sucesso na década de setenta. Baseado num romance homônimo de Stephen King, a trama traz uma garota que vive quase no isolamento, junto a sua mãe, mas que esconde poderes paranormais assustadores. Nessa nova versão, o que chama a atenção é a dupla protagonista. A mãe será vivida por Julianne Moore, que já provou seu talento nos personagens mais diversos. Já Carrie será a sensação de Hollywood, Chloë Moretz. Depois de surpreender o mundo em Kick Ass, confirmar seu talento em Deixe-me Entrar e mostrar algo mais versátil em Hugo Cabret, a garota tem um papel com boa carga dramática para marcar de vez seu nome na história do cinema. Só espero que ela não fique marcada apenas por esses personagens estranhos.


Sylvia KristelR.I.P. Sylvia Kristel ou melhor, "Emmanuelle"
Faleceu na noite de quarta para quinta-feira, a atriz holandesa Sylvia Kristel, vítima de câncer. Sylvia ficou conhecida mundialmente pelo papel título de Emmanuelle, filme de 1974 dirigido por Just Jaeckin. Por mais que ela tenha tentado se desvencilhar desse papel e da imagem de sensualidade, sua carreira ficou bastante limitada, sendo esse papel a glória e o martírio ao mesmo tempo. Sylvia se limitou, então, a papéis menores e filmes eróticos como "O amante de Lady Chatterley", "Mata Hari" (1985), "Casanova" e "Hot Blood", tendo ainda atuado em "O Gangster - René la canne", de Francis Girod e "Alice ou la dernière fugue", de Claude Chabrol.

De Pernas pro Ar 2
Na onda de continuações, chega no final do ano De Pernas pro Ar 2 e o trailer do filme já está na internet. Alice está de volta, mais workaholic do que nunca. O stress é tanto que ela é internada em um SPA para tentar esquecer um pouco o trabalho. Apesar do talento de Ingrid Guimarães e do sucesso do primeiro filme, tendo a ver essa continuação como puro caça-níqueis. Mas, vejamos se tem algo que o justifique.


Estreias da semana

Atividade Paranormal 4Semana de gêneros diversos. O quarto filme da franquia Atividade Paranormal chega prometendo contar o que aconteceu com o bebê do primeiro filme. Mais uma vez utilizando o formato de falso documentário (mockumentary), promete sustos diversos as plateias de todo o mundo.

Tem também a comédia Os Candidatos, dirigido por Jay Roach. O filme faz uma sátira aos bastidores da política com Will Ferrell e Zach Galifianakis se enfrentando em uma campanha política. Tem bons momentos, apesar de não ser dos mais engraçados.

Chega ao cinema também o filme Relação Explosiva de David Palmer e Dax Shepard, sobre um ex-piloto de fuga em programa de proteção a testemunha que decide ajudar a namorada a conseguir um emprego em Los Angeles. Com isso ele acaba sendo perseguido por sua antiga gangue e pela polícia. E As Vantagens de ser Invisível de Stephen Chbosky com Emma Watson no elenco. O filme fala sobre um garoto introvertido e novo na escola que é acolhido por dois veteranos que lhe apresentam o mundo real.

E para quem é de Salvador, finalmente está chegando o filme A Febre do Rato, de Cláudio Assis. Essa semana ainda em pré-estreia no Circuito Sala de Arte, mas já é um bom indício.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Destaques do FICI
A abertura oficial do FICI é amanhã, mas hoje já serão exibidos alguns bons filmes. Para quem não viu ainda, três sucessos de destaque: Operação Presente, Uma Professora Muito Maluquinha e Winter, o Golfinho. Dos grandes sucessos tem ainda Procurando Nemo que será exibido no domingo em 3D.

Entre as novidades, as animações Zarafa e Circolina e a Grande Ratinha parecem se destacar. E fechando os destaques desse fim de semana, o FICI trará ainda a pré-estreia nacional do filme Corda Bamba, com a presença do diretor Eduardo Goldenstein.

A programação completa pode ser vista no site do evento.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.