A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

8º Panorama Internacional Coisa de CinemaAcabou ontem o 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema e o balanço foi positivo. Durante uma semana, Salvador e Cachoeira respiraram cinema com uma seleção de curtas e longametragens de grande peso. Boa parte das exibições contou com a presença do diretor ou equipe de produção do filme, gerando também boas conversas após cada sessão. Isso sem falar na homenagem à Pornochanchada que apimentou a edição com diversos clássicos do gênero.

O último dia foi repleto de emoção. A reprise do filme Da Maré, de Annie Eastman causou comoção entre a plateia que viu a denúncia sobre o descaso do Governo da Bahia para com a população dos Alagados. O longametragem traz um olhar bastante íntimo do problema, acompanhando por seis anos, desde que saiu a verba do ministério público até os tempos atuais onde nada ainda foi feito para resolver o problema. Utilizando um dos moradores como narrador, a diretora norte-americana pode mostrar a denúncia incômoda sem medos ou partido político. Depois tivemos uma seleção de animações vindas diretamente do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, destaque para o vencedor Le grand ailleurs et e petit ici, de Michele Lemieux do Canadá. O filme utiliza uma impressionante técnica com alfinetes que dá um visual especial à trama.

Viagem à LuaPara o encerramento, uma viagem no tempo. Os presentes na sala do Glauber Rocha puderam assistir a versão colorida de Viagem à Lua(1902) de George Méliès em uma experiência única. Por mais que já tivesse visto o filme diversas vezes, vê-lo no cinema foi uma emoção. A premiação veio logo em seguida. De forma bastante equilibrada, foram vários premiados e algumas menções honrosas distribuídas entre os júris. Destaque para o grande vencedor da noite, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que levou o prêmio principal do júri oficial, e o curta-metragem Arremate do baiano Rodrigo Luna. Outros premiados foram Desvelo de Clarissa Rebouças, Joelma de Edson Bastos, A onda traz, o vento leva e Doméstica, ambos de Gabriel Mascaro, Rua dos Bobos de Ohana Almeida e O Cadeado de Leon Sampaio. Para finalizar, show com a banda Baiana System completou a noite.

Notícias Rápidas

Star Wars é da Disney
George Lucas e Mickey MouseA notícia que tomou conta da semana foi mesmo a venda da LucasFilm para a Disney. Depois de comprar a Pixar e a Marvel, a empresa do Mickey Mouse tem agora no seu staff o personagem Indiana Jones e toda a Saga Star Wars. Como se não bastasse, foi anunciado junto com a compra, um novo filme, o Episódio VII já para 2015, além claro, de parques temáticos sobre o universo. O argumento do sétimo filme não foi revelado ainda, nem mesmo se continuaremos com a saga da família Skywalker. Tudo o que foi criado em universo estendido até agora por fãs deve ser descartado. A dúvida é quem assumirá o projeto e que escolhas fará. O maior receio, acredito, que seja na infantilização da trama e não aprofundamento do roteiro. Star Wars sempre passeou nesse limite, temos filmes infantis ao extremo como Ameaça Fantasma, ou mesmo O Retorno de Jedi com a inserção dos Ewoks. E outros com uma construção mais densa como o A Vingança dos Sith e O Império Contra-Ataca. Como a Disney sempre preza por seu público-infanto juvenil, vamos ver o que nos aguarda nesse Episódio VII. E que a força esteja com todos eles.

Marcelo Yuka no Caminho das Setas
Marcelo YukaEm 30 de novembro será lançado o documentário sobre Marcelo Yuka, focando em sua vida após ficar paraplégico, sua relação na banda O Rappa e o seu ativismo social e cultural. Feito de maneira independente e como o gargalo é sempre a distribuição, a produção criou uma lista de vontade, onde a pessoa pode assinar e ajudar a levar o filme para a sua cidade. Pela sinopse, acredito que vale a pena o esforço:

"Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 1990. Porém, aos 34 anos, nove tiros em um assalto no Rio de Janeiro o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, que revela sua complexidade como artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz."


Estreias da Semana

FrankenweenieEssa semana chega aos cinemas a nova animação de Tim Burton, Frankenweenie. Feita em stop motion, o filme é um remake de um curta do diretor realizado em 1984. A trama conta a história de Victor, um garoto que resolve trazer de volta à vida o seu cãozinho falecido, em uma espécie de releitura de Frankenstein.

Mantendo o clima de horror, temos o filme Possessão, que está sendo anunciado como baseado em uma história real. Dirigido por Ole Bornedal fala de uma garota que encontra uma caixa amaldiçoada e acaba sofrendo as consequências de uma possessão.

Para quem não gosta do gênero, uma opção é Magic Mike novo filme de Steven Soderbergh, que tem como protagonista um stripper que introduz um novato nesse meio de dinheiro fácil, mulheres, bebidas e drogas. Apesar da possibilidade densa, no entanto, a trama acaba escolhendo o caminho do romance e moral. No elenco, Channing Tatum, Alex Pettyfer e Matthew McConaughey.

Onde a Coruja DormePara os pequenos tem ainda a animação O Mar Não Está Pra Peixe: Tubarões à Vista de Mark A.Z. Dippé. A sinopse diz que "Desta vez Pi, único peixe que enfrenta tubarões, terá que lutar contra um grupo deles, para defender seu território".

Por fim, uma estreia que não pode passar despercebida, o documentário Onde a Coruja Dorme de Márcia Derraik e Simplício Neto sobre Bezerra da Silva e sua relação com seus compositores, garimpados nos morros e na Baixada Fluminense.

E para quem é de Salvador, estreia no Circuito Sala de Arte finalmente o filme A Febre do Rato de Claudio Assis. Além de O Exercício do Poder de Pierre Schoeller


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Para quem está na Bahia...

8º Festival Internacional de Cinema de SalvadorHoje começa o Festival de Cinema na Sala de Arte
Acontece de 02 a 15 de novembro de 2012, na Saladearte Cinema da UFBA-Vale do Canela, sempre às 20:30, o 8º Festival Internacional de Cinema de Salvador. O evento contará com 15 filmes inéditos no Brasil, todos com apenas uma única exibição. A programação conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao documentário. Programação completa no site do evento.

Mostra de Cinema de Conquista
E nessa quarta-feira começa a Mostra de Cinema de Vitória da Conquista. Terra de Gláuber Rocha, Conquista sempre foi um celeiro cinéfilo, e esse ano, a programação está bem caprichada. O CinePipocaCult irá cobrir o evento, sendo eu, parte do júri da ABCV.

HellraiserPara quem não pode curtir os festivais, outra dica para esse fim de semana. O Telecine Action programou o Especial Clássicos do Terror: Hellraiser, que exibe os três longas da saga no mês de novembro. Para quem gosta da trilogia, uma boa pedida.

Dia 09 de novembro (23h59): Hellraiser – Renascido do Inferno, de Clive Barker.
Dia 10 de novembro (0h25): Hellraiser II – Renascido das Trevas, de Tony Randel.
Dia 11 de novembro (23h45): Hellraiser III – Inferno na Terra, de Anthony Hickox.

E para quem não gosta de terror, pode aproveitar que entre 9 e 11 de novembro a Rede Telecine está com o sinal aberto para todos os assinantes da NET, SKY, Oi TV, Claro TV, GVT TV, Vivo TV, CTBC, DTHi, SIM TV e demais licenciadas da NET Brasil. Ou seja, independente do seu plano, você poderá ver os seis canais da Rede nesse período. A ação coincide com a estreia do filme Amanhecer Parte 1, da Saga Crepúsculo que será exibido pela primeira vez no dia 10 no Telecine Premium, às 22h.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.