A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Mostra Cinema ConquistaSemana atípica com a Mostra Cinema Conquista que começou nessa quarta-feira. Além de fazer parte do júri ABCV, também estou aproveitando para cobrir o máximo possível de filmes e debates. Então, sobra pouco espaço para outras notícias. Mas, nossa página no Facebook continua sendo mantida por Ari Cabral, então, dá uma passadinha lá que vocês vão ver coisas bem legais como a caracterização de Tom Hanks como Walt Disney.

Aqui em Conquista, cinema da melhor qualidade. A curadoria trouxe filmes da melhor safra dos últimos festivais, inclusive um dos vencedores de Brasília deste ano, Eles Voltam de Marcelo Lordello, ainda inédito na Bahia. A abertura do Festival foi de animações. Primeiro o curta-metragem Dia Estrelado de Nara Normande com uma direção de arte impressionante. Uma animação em stop motion no sertão, onde a água é colhida diariamente, mas chega um dia é que só sai pedra. Bom pontapé inicial.

Depois veio o longa-metragem baiano, Ritos de Passagem de Chico Liberato. Filme em animação 2D que traz Lampião e Antonio Conselheiro na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte.  Durante o trajeto, que é observado por anjos e demônios, os dois viajantes relembram suas vidas. Conselheiro desde que era coroinha de um padre que não via a fé como ele, Lampião desde que era garoto, filho de um vaqueiro honesto e pacífico. A luta de ambos pela justiça, cada um com sua visão, é um mote interessante. Pena que o roteiro perde o ritmo em alguns diálogos expositivos demais. Poderia dar uma briga melhor, mas ainda assim, uma obra interessante sobre duas figuras importantes da nossa história.

Mostra Cinema Conquista - Mesa AnimaçãoUma coisa interessante nessa mostra está sendo os bate-papos no dia seguinte à exibição dos filmes, com os realizadores. Mediada pelo crítico João Carlos Sampaio, ontem a mesa foi sobre “A animação e a sua construção pela artesania”. João Liberato (filho de Chico que o estava representando na Mostra) falou sobre o processo de construção da música de Ritos de Passagem, sempre um contraponto à imagem, enriquecendo a obra. Ele comentou, também, sobre a dificuldade do processo do filme, a falta de dinheiro e apoio para a animação no Brasil. Mas, que é algo que está crescendo. Já o professor Gilvanildo Brito, desenhista em 2D, comentou sobre a felicidade de ver o crescimento da animação e por ter visto duas animações abrirem a Mostra Cinema Conquista.

Mostra Cinema Conquista - Mesa AnimaçãoA aluna Patricia Moreira apresentou o seu projeto interdisciplinar, uma animação em recortes sobre Luiz Gonzaga, “O Homem que cantou as aves do Sertão”. Interessante ver os frames que ela levou com todo o trabalho manual, ainda mais para um primeiro trabalho de uma aluna que ainda não tem em sua faculdade uma grade específica para a animação. O quarto integrante da mesa, o professor Cristiano Cangaçu comentou o quanto eles tentaram dissuadir a equipe da ideia, devido ao curto prazo para produção do trabalho. Apenas três meses. Professor de teoria e linguagem cinematográfica, Cristiano falou de sua paixão pela animação e defendeu a tese de que o cinema é, na verdade, um derivado da animação. Mostrando os primeiros testes de imagem em movimento, assim como a própria questão do filme ser 24 quadros movimentados em cada segundo, no que o mediador João Carlos Sampaio concordou e reforçou.

Hoje na mostra tem o bate-papo “A produção audiovisual fora dos grandes centros” com Daniel Silva, Júlio César, Edson Bastos, Ramon Campelo e Denise Santos. Nos filmes, destaque para Eles Voltam, em estreia na Bahia. O Festival tem ainda conferências, lançamentos de livros e oficinas. Um presente para a cidade, que tem aproveitado bastante as atrações.

Acompanhe a mostra pelo Facebook.

Estreias da Semana

ArgoE para não ficar apenas em Conquista, vamos aos filmes que estreiam essa semana em circuito comercial. Até porque essa semana estreia Argo, novo filme dirigido e protagonizado por Ben Affleck que tem causado burburinho por onde passa. Já sendo inclusive uma aposta para o Oscar. O filme retrata uma história inusitada, mas real de um grupo de americanos que estão presos no Irã e se disfarçam de uma equipe de produção de um filme, para conseguir sair do país.

Tem também Marcados para Morrer de  David Ayer que conta uma história de dois jovens policiais que são jurados de morte, depois de confiscarem um pequeno montante de dinheiro e algumas armas de membros de um temido cartel de drogas. Com Jake Gyllenhaal, Michael Peña, America Ferrera, Anna Kendrick no elenco.

Também estreia a curiosa comédia Histeria, sobre a invenção do vibrador. Com Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Felicity Jones, Rupert Everett no elenco.

E ainda, para as crianças, o filme Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A. Como sempre, o Peixonauta se prepara para uma nova aventura e, para conquistar a insígnia, ele terá que cumprir sete missões, com a ajuda de seus amigos Marina e Zico.


Humor
Clique para ampliar

Fica a Dica

Para quem ainda não se cansou de tantos festivais, hoje começa o Cine Futuro, seminário tradicional de Cinema da Bahia. Pela primeira vez fora do Teatro Castro Alves, o seminário acontecerá de forma gratuita no Cine Glauber Rocha. Além dos diversos filmes, ainda terão conferências, oficinas e muito cinema para todos os soteropolitanos. Programação completa no site do evento.

E para quem não é da Bahia, uma dica para fãs da Saga Crepúsculo. Na segunda-feira, dia 12, o Telecine transmitirá no Facebook a cobertura do tapete vermelho da pré-estreia de A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, diretamente de Los Angeles. Os fãs poderão conferir todos os detalhes do mais recente longa da franquia na página da Rede Telecine, a partir das 23h.

E para quem não gosta da Saga Crepúsculo, ainda outra bela dica. Na segunda-feira também, é dia do cinema nacional na Rede Cinemark. É o Projeta Brasil, com exibição de diversos filmes brasileiros a custos populares de R$ 3,00 e com verba revertida para projetos que estimulam a indústria do cinema nacional: desde premiações em festivais e projetos de recuperação de acervos até prêmios acadêmicos. Entre os 28 filmes que serão exibidos estão os longas Gonzaga, de pai para filho, Até que a Sorte nos separe, Totalmente inocentes, À Beira do Caminho, Xingu  e E aí, comeu?. Mais informações no site www.cinemark.com.br.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.