O Hobbit vem aí : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Hobbit vem aí

O Hobbit: Uma Jornada InesperadaDesde domingo já começaram a chegar à capital da Nova Zelândia algumas das estrelas do filme "O Hobbit" como Andy Serkis (Gollum), Martin Freeman (Bilbo Bolseiro), Elijah Wood (Frodo Bolseiro) e Richard Armitage (Thorin Oakenshield). A cidade de Wellington perdeu até o nome temporariamente, sendo rebatizada de “The Middle of Middle Earth”. Não é para menos, a cidade que serviu de locação para a Terra Média recebe hoje, dia 28 de novembro, a Premiere Mundial de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

Foram dois anos de pré-produção conturbadas, o projeto chegou a ficar parado por algum tempo, enfrentou greve dos roteiristas, mas foi retomado e agora é um sonho realizado para muitos fãs de Tolkien. Ou pesadelo, para os mais preocupados com a adaptação, principalmente depois da notícia de que seria uma trilogia. A preocupação maior desses fãs é que Peter Jackson deturpe a jornada simples do hobbit com os treze anões para que renda três filmes. E por algumas notícias parece mesmo que algumas coisas vão mudar.

Para os que não sabem, O Hobbit é, originalmente, um livro infantil. Foi lançado antes da trilogia O Senhor dos Anéis e tem uma linguagem mais simples, direta e sem tanto detalhamento ainda da Terra Média e das raças ali existentes. É durante essa jornada para ajudar treze anões a recuperar sua montanha e seu tesouro tomados por um dragão, que Bilbo encontra o Um Anel. Mas aqui, ele ainda não é o Um Anel, ou pelo menos, ainda não se sabe disso. Parece ser apenas um anel mágico que o torna invisível. Não há ainda, a carga que vemos em O Senhor dos Anéis. E, para mim, essa é a principal questão do filme. Como criar uma história menos densa, para um público que começou vendo-o depois?

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Com certeza, O Hobbit vai mudar. Mas, isso não quer dizer que seja uma mudança ruim. É melhor esperar pelo resultado. Até porque, pelos diários de produção que a Warner lançou durante esse ano, tudo está mesmo bastante caprichado. É muito bom ter uma geral dos estúdios no diário de produção #7, as locações externas, principalmente o Condado no diário #5, ou ver os depoimentos dos atores, principalmente de Andy Serkis no #2 e #3. Mas, o mais interessante para mim é o Diário #4 que mostra um pouco mais da tecnologia 3D, a utilização das duas câmeras RED e a forma como eles usam o espelho para simular o efeito. Isso, sem falar na pós-produção.

É nesse diário também (#4) que eles falam da opção de filmagem em 5K a 48 quadros por segundo. O que dá uma nitidez absurda nas imagens com a quantidade de informação impressa. Tanto que alguns cinemas no mundo estão se adaptando para exibir também assim. A boa notícia essa semana é que cinco cidades brasileiras exibirão o filme nesse formato: Salvador, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba.

Vale a pena, então, conferir os detalhes nos nove vídeos que estão na lista abaixo.


E para esquentar ainda mais a espera pelo filme, que só estreia no dia 14 de dezembro, acontecerá em Salvador - Ba, um encontro de fãs com atrações, sorteios e trocas de experiências bem interessantes. O CinePipocaCult está apoiando o evento que acontecerá na Livraria Cultura e conta ainda com o apoio do Conselho Jedi Bahia, sim, os Jedis estão apoiando a Terra Média, e realização do Clube do Cinema-Bahia. Confira a programação abaixo.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Uma jornada Inesperada em Salvador
Dia: 12/12/12
Horário: 18h
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping

Programação
18:00 - Bem-vindos à Terra Média
Vídeo de abertura
Apresentação do evento
Trailer de O Hobbit

18:20 - Mesa J. R. R. Tolkien vs Peter Jackson
Mediadora: Amanda Aouad
Debatedores: Rodrigo Zeba, Ricardo Almeida, Mário Bastos e Carolina Ravazzano

19:00 - Detalhes da Produção
Mediador: Victor Fonseca
Comentaristas: A definir

19:30 - Painel: Uma jornada cinematográfica
Mediador: Danilo de Oliveira
Convidados: A definir

20:10 - Concurso de redublagem

20:40 - Encerramento
Apresentação musical
Sorteio de brindes
Palavras finais e agradecimentos

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.