Histeria : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Histeria

HisteriaAté início do século XIX, uma doença parecia comum entre as mulheres, a Histeria. E o método para tratá-la era uma massagem especial no clitóris. Pelo menos era o que acreditava o médico Robert Dalrymple. Só que ao passar essa técnica para o jovem Dr. Mortimer Granville, acaba dando início à criação do que conhecemos hoje com o nome de vibrador.

Apesar da sinopse nos levar a crer o contrário, Histeria não é um filme sobre o surgimento do vibrador. Ele está lá, como peça importante da trama, assim como os estudos sobre a histeria e o prazer sexual das mulheres. Mas, na verdade, o filme de Tanya Wexler é uma comédia romântica. Uma história de amor improvável entre um jovem médico idealista e uma moça rebelde que não aceitava a forma como a sociedade tratava as mulheres.

HisteriaCharlot é uma moça cheia de vida, independente, que quer ter o seu lugar na sociedade machista e ajudar aos pobres. Uma socialista na origem da palavra. Filha do Dr. Robert Dalrymple, que não aceita as escolhas e atitudes da moça, sua trama acaba caminhando em paralelo à questão da histeria e forçosamente cruzando o destino de Granville em diversos momentos. Maggie Gyllenhaal e Hugh Dancy possuem até uma química interessante, mas isso não é o suficiente para comprarmos a ideia do romance.

HisteriaEssa construção inconstante é que acaba pesando contra. Porque o roteiro fica dividido em possibilidades e não nos ajuda a embarcar nem na história de amor, nem no tema engraçado e picante das experiências no consultório. Tudo fica exposto de uma maneira tão tola, as mulheres na sala de espera para receber a massagem, a cortina, o desconforto do jovem médico em ter que massagear as partes íntimas daquelas senhoras, enquanto sua mão dói desesperadamente. A "insatisfação" em determinado momento. E tudo isso, intercalado por roupantes de Charlot, os pobres e a ligação que vai surgindo entre eles.

Acabamos não aprofundando nenhum dos temas. Toda a trama é muito pudica, inclusive nas escolhas dos enquadramentos e desconforto de falar sobre sexo. Ao mesmo tempo, temos o tema da repressão do prazer sexual como mal a ser combatido. A forma como o primeiro vibrador surge mesmo, fica limitado à contagem dos "espasmos" em segundos, de uma maneira tão cientifica que é quase anti-clímax.

HisteriaAo mesmo tempo, a construção do romance é frágil, feita às pressas em encontros casuais, quase esbarrões. Assim como o problema social que Charlot tenta combater. Há cenas fortes como a invasão do abrigo, mas tudo jogado de uma maneira quase leviana que não nos dá a certeza de se o filme quer que pensemos na questão, ou coloca aquilo apenas para compor superficialmente o caráter da personagem. Aliás, todos os personagens são rasos, tipos estereotipados de uma maneira tal que fica difícil comprar a ideia de que são reais.

HisteriaAinda assim, há uma curiosidade crescente em relação aos problemas apresentados. Desde a histeria e seu tratamento, passando pela mão do Dr. Granville, os pobres de Charlot, seu diagnóstico e julgamento, além de toda aquela situação delicada no consultório. Cada tema chama a atenção e tem bons momentos, cenas interessantes, mas a costura entre eles é frágil e nada se mantem por muito tempo.

Histeria acaba sendo um filme instigante. Uma obra que tenta nos mostrar fatos históricos de uma maneira rocambolesca e se perde em algumas escolhas. Ainda assim, gera curiosidade e traz bons momentos. Um filme que poderia ser muito mais do que se apresenta.


Histeria (Hysteria, 2012 / Inglaterra)
Direção: Tanya Wexler
Roteiro: Stephen Dyer, Jonah Lisa Dyer e Howard Gensler
Com: Maggie Gyllenhaal, Hugh Dancy, Jonathan Pryce e Rupert Everett
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.