A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Indomável SonhadoraSemana de expectativa para a festa máxima da Indústria de Hollywood. O 85º Oscar terá sua premiação neste domingo com exibição para o mundo inteiro. Esta semana, Argo ganhou o prêmio que faltava, Melhor Roteiro Adaptado pelo Sindicato de Roteiristas, o WAG - Awards. E com isso, fica cada vez mais, um sério candidato ao Oscar de Melhor Filme, mesmo que Ben Affleck não esteja indicado à direção. Mas, essa discussão já deu pano para manga.

Essa semana estreia também aqui no Brasil, o último dos indicados na categoria de Melhor Filme. Indomável Sonhadora é o independente que surpreendeu. Uma obra sensível sobre uma população que normalmente é ignorada por filmes e autoridades. É fácil se envolver com a trama da menina Hushpuppy, suas dificuldades, seu pai e seus sonhos. Mas, dificilmente o filme leva alguma estatueta. Então, o que nos resta mesmo é aguardar até a noite do dia 24 de fevereiro para ver o que nos reserva a Academia. Estaremos no Twitter e no Facebook comentando a festa.

Notícias Rápidas

Uma História de Amor e FúriaUma História de Amor e Fúria
O site oficial de “Uma História de Amor e Fúria”, animação brasileira dirigida pelo premiado cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, já está disponível para acesso na internet. O portal tem informações sobre o filme, ficha técnica, imagens e um resumo sobre o livro Meus Heróis não Viraram Estátua, que complementa a história do filme. Uma História de Amor e Fúria chega aos cinemas em 22 de março.


Reserva Cultural - Cartão fidelidade social
O Cinema Reserva Cultural, está com um “Cartão fidelidade” especial. Para os clientes, o funcionamento é o mesmo, a cada entrada adquirida, um carimbo é colocado no cartão. Ao completar o cartão, com dez filmes assistidos, o cliente ganha um ingresso para uma outra sessão. Mas, o mais interessante é que além de assistir gratuitamente ao filme que escolher, o frequentador também contribui para o projeto Cine-Social (criado em maio de 2011), doando um ingresso para membros de instituições e associações que se cadastram através do Catraca Livre (www.catracalivre.com.br), site que divulga a cota mensal de ingressos que serão distribuídos pelo Reserva Cultural. Entre as entidades já beneficiadas estão a Associação Escola Aprendiz Casa do Zezinho, Cenpec, Círculos de Leitura/Instituto Fernand Braudel e Unas Heliópolis. Uma forma de levar cinema à todos.

Hélio Oiticica em Berlim
Hélio OiticicaBrasil em Berlim. O filme Hélio Oiticica do cineasta Cesar Oiticica Filho, recebeu o prêmio Caligari (que distingue a inovação no âmbito cinematográfico, que a revista 'Film Dienst' concede a cada ano) entre os filmes que concorrem no Festival de Berlim. O prêmio saiu na véspera do resultado oficial do Festival de Berlim. O filme ganhou ainda o prêmio da Federação Internacional da Crítica (Fipresci), na categoria Fórum, sendo o único brasileiro premiado na edição, já que o novo filme de Bruno Barreto foi aplaudido, mas não saiu com nada. Segundo a assessoria de imprensa "O filme mostra um diálogo direto com o espectador, apresentado por meio de depoimentos e entrevistas históricas e permeado por imenso material de arquivo inédito. Nele, podemos ouvir Oiticica narrando ideias que extravasam o pensamento de uma época e que ainda influenciam o nosso pensamento contemporâneo". Mas, não tem ainda data de estreia no país.

Mama
Saiu mais um trailer legendado do filme Mama, que deve chegar aos cinemas no dia 05 de abril de 2013. O filme dirigido por Andrés Muschietti, tem a produção de Guillermo del Toro e foi inspirado no curta dirigido por Andy e Barbara Muschietti. Na trama, o casal Annabel e Lucas tem o desafio de criar as duas sobrinhas que passaram cinco anos sozinhas numa floresta. Porém, o que eles não sabem é que elas não estavam exatamente sozinhas.


E aqui, o curta que o inspirou:


A Invenção de Hugo Cabret
A Invenção de Hugo CabretApós sucesso no cinema e em DVD, A Invenção de Hugo Cabret estreia no Telecine esse fim de semana. O filme de Martin Scorsese, adaptado da obra de Brian Selznick, conta a história do órfão Hugo que vive no relógio de Paris e tenta consertar um antigo boneco mecânico deixado por seu falecido pai. E ele nem imagina os segredos que esse boneco esconde. Uma linda obra que ficou entre meus preferidos do ano passado.

Sessão Superestreia
Dia 23/02, sábado, às 22h
NO TELECINE PREMIUM
Dia 24/02, domingo, às 20h
NO TELECINE PIPOCA

“Passa Lá em Casa – A Moradia Assistida e a Autonomia Possível”
O concurso Passa Lá em Casa – A Moradia Assistida e a Autonomia Possível, selecionará 3 projetos de documentários que abordem experiências de moradia assistida, preferencialmente públicas, com base em questões como autonomia individual, inserção social, relação com a família, trabalho/remuneração e custeio das experiências expostas. Uma iniciativa interessante que traz um tema que está em voga, vide sucesso de obras como Intocáveis e As Sessões, que além de fazer um trabalho social, ajudam na auto-estima, contando boas histórias. Os interessados devem produzir obras com duração de 52 minutos cada, feitas por empresas produtoras brasileiras independentes.
As inscrições devem ser feitas na plataforma de projetos da Fundação Padre Anchieta, LUMLAB. Maiores informações no site do projeto.


Estreias da Semana

Como já foi dito, Indomável Sonhadora estreia esta semana. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, com Benh Zeitlin indicado a Melhor Diretor e a pequena Quvenzhané Wallis, na categoria de Melhor Atriz, o filme é considerado o grande azarão da vez. Um belo filme, com ares independentes. Conta o dia a dia da pequena Hushpuppy que vive em uma região de alagados e sonha com bestas feras e com sua mãe. Uma obra bonita e cativante.

Cirque Du Soleil – Outros mundosIndo na direção contrária, estreia também o blockbuster Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer, quinto da série com o detetive John McClane, agora na Rússia, onde foi resgatar seu filho e se vê envolvido com uma intriga para evitar uma guerra nuclear. O mais fraco da série, com problemas, principalmente de roteiro e excesso de cenas sem sentido.

Estreiam ainda outros filmes. Cirque Du Soleil – Outros mundos, que conta a história de uma jovem mulher que se encanta por um trapezista. Mas quando o casal cai no mundo do Cirque du Soleil, eles têm de passar por diferentes lugares através de várias tendas tentando encontrar um ao outro. O Dobro ou Nada, comédia de Stephen Frears onde uma mulher de trinta e poucos anos se envolve com grupo de trambiqueiros para fraudar apostas esportivas em Las Vegas. No elenco, Rebecca Hall, Bruce Willis, Catherine Zeta-Jones, Vince Vaughn e Joshua Jackson. E a animação O Reino Gelado, de Maxim Sveshnikov e Vladlen Barbe, sobre a Rainha da Neve que, desejando criar um novo mundo no qual o vento polar esfrie as almas humanas, cobre todo o planeta de gelo e ordena a destruição de todas as artes.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Mondo Tarantino
Mondo TarantinoToda a trajetória dos 20 anos do cultuado e influente cineasta estadunidense Quentin Tarantino está sendo apresentada pelo Centro Cultural Banco do Brasil entre os dias 15 de fevereiro e 17 de março, em Brasília e em São Paulo. A mostra Mondo Tarantino inclui mais de 40 filmes e, dada a reconhecida popularidade do premiado diretor, promete ser um dos eventos culturais mais movimentados do ano nas duas cidades. tem filmes do próprio diretor como "Pulp Fiction" (1984), "Kill Bill" (2003), "Bastardos Inglórios" (2010), "Jackie Brown" (1997) e "Cães de Aluguel" (1992). Títulos que influenciaram sua carreira como "Três Homens Em Conflito" de Sergio Leone, "Carrie, A Estranha" de Brian DePalma, e "Taxi Driver" de Martin Scorsese. Além de outros filmes que tiveram participação sua como "Sin City – A Cidade do Pecado". Uma boa oportunidade.

Em Brasília a entrada é franca.
Centro Cultural Banco do Brasil
Brasília
SCES, Trecho 02, lote 22
70200-002 / Brasília (DF)
(61) 3108-7600

Já em São Paulo, são preços populares: R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira).
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
CEP: 01012-000 | São Paulo (SP)
(11) 3113-3651/3652

Maiores informações no site do evento.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.