O que esperar do Oscar 2013 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que esperar do Oscar 2013

Oscar 2013A 85ª Edição do Oscar tenta resgatar a expectativa e paixão perdida nas últimas edições. Não há como negar que a Academia tem se esforçado em melhorar e tornar mais atrativa a noite de premiação. Esse ano, ela será apresentada por Seth MacFarlane, e claro que seu ursinho Ted vai marcar presença na festa. Teremos também a volta das apresentações musicais, até Barbra Streisand já foi confirmada em um número. A polêmica maior parece mesmo ser a ausência de Ben Affleck como Melhor Diretor, já que ele e Argo tem feito uma campanha invejável na temporada de premiação. E claro, os fãs mais fervorosos reclamarão também da ausência de Quentin Tarantino e até de Leonardo DiCaprio pela ótima construção do vilão de Django Livre. Mas, todo ano é isso. Vamos a um resumo das principais categorias. Todos os indicados você pode conferir aqui.

Saiba mais sobre os filmes e participe de nosso bolão.

Melhor Filme
Mais uma vez a Academia não indica o número máximo de possibilidades. Apenas nove filmes foram considerados dignos da categoria, deixando de fora, por exemplo, O Mestre, uma obra bem mais interessante que a maioria dos indicados. É interessante que, este ano, cada indicado tem uma característica especial, mas demonstra que os Estados Unidos estão mais ufanistas do que nunca.

Os MiseráveisAmor, o filme estrangeiro que ganhou os Estados Unidos, favorito absoluto na outra categoria, compõe a cena assim como fez A Vida é Bela em 1999. Indomável Sonhadora o independente com cunho social que chamou a atenção. O Lado Bom da Vida é o indie que a Academia passou a apreciar. A Hora Mais Escura o filme do orgulho norte-americano nessa Guerra ao Terror (ops, ano errado). Já As Aventuras de Pi é a emoção com um certo saudosismo, na bela obra de Ang Lee. Django Livre é Tarantino, está sempre lá, apesar de sempre com poucas chances. Os Miseráveis tem a força da paixão pelo musical, além da história de Victor Hugo que já foi adaptada diversas vezes.

E enfim, vem os dois favoritos. Lincoln é um dos presidentes mais amados da história deles, feito por Spielberg, com uma interpretação tão forte de Daniel Day-Lewis, então... Mas, no meio do caminho dele havia uma trupe falsa de cineastas querendo resgatar diplomatas do Irã... Então, depois de vencer todas as premiações da temporada, Argo é mesmo forte candidato ao título.

Favorito: Argo
Pode Ganhar: Lincoln
Torcida CinePipocaCult: Amor e Os Miseráveis

Melhor Diretor
Michael Haneke - AmorAqui temos o embate mais estranho do ano. Primeiro porque o favorito, vencedor de todos os outros prêmios não está sequer indicado. Seria, então, de se esperar que Steven Spielberg vencesse essa, contemplando assim Lincoln mesmo que este não leve melhor filme, o que pode acontecer também. Mas, só a indicação de Michael Haneke e Benh Zeitlin já levanta uma possibilidade estranha. Por que não? Poderiam se perguntar alguns membros da academia, principalmente Michael Haneke que já perdeu um Oscar certo para argentinos (A Fita Branca), e que agora parece mesmo não ter concorrentes. Correndo por fora, vemos ainda Ang Lee (que foi indicado em todos os prêmios) e David O. Russell.

Favorito: Steven Spielberg
Pode Ganhar: ????
Torcida CinePipocaCult: Michael Haneke

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis - LincolnUma das categorias mais difíceis e ao mesmo tempo mais certa. É quase certo que Daniel Day-Lewis leva o prêmio. Além de ter ganho todos os outros, é Lincoln e ele está a personificação do presidente. É um papel mais ingrato que os outros dois fortes concorrentes, porque o tormento externo é menor. A tensão de Lincoln é toda interna, contida, construída a partir de uma figura histórica. É a composição de voz, corporal, de expressões que encanta. Dificilmente perde essa. Ainda que Hugh Jackman e Joaquin Phoenix tenham um trabalho excepcional em seus filmes. Jackman nos dá uma força e emoção incríveis, principalmente no início de Os Miseráveis. Já Phoenix possui um trabalho impressionante de desconstrução de um ser em O Mestre. Apesar de em menor proporção que os três primeiros Bradley Cooper e Denzel Washington também estão impecáveis em suas interpretações, cada um com a nuança necessária para seus personagens. Por isso repito que é a mais fácil e difícil categoria ao mesmo tempo.

Favorito: Daniel Day-Lewis
Pode Ganhar: Joaquin Phoenix e Hugh Jackman
Torcida CinePipocaCult: Qualquer um

Melhor Atriz
Emanuelle Riva - AmorUma categoria curiosa. Tudo indica que o prêmio está entre Jessica Chastain de A Hora Mais Escura e Jennifer Lawrence de O Lado Bom da Vida, ambas tem vencido as principais premiações e dividido opiniões. Sinceramente, não vi nada demais em Chastain, e gostei da forma como Jennifer Lawrence construiu as nuanças de sua personagem problemática. Porém, também não sei se chegaria a ser digna de uma premiação, muito melhor ela esteve em Inverno da Alma, por exemplo. Já a garotinha Quvenzhané Wallis dificilmente leva, a Academia não costuma premiar atrizes tão jovens. E uma pena que a intensa interpretação de Naomi Watts em O Impossível tenha ficado no esquecimento. Agora, o Bafta teve a coragem de premiar Emmanuele Riva por sua emocionante construção em Amor, fica a expectativa para que a academia também possa reconhecê-la.

Favorito: Jennifer Lawrence
Pode Ganhar: Jessica Chastain
Torcida CinePipocaCult: Emmanuele Riva e Naomi Watts

Melhor Ator Coadjuvante
Phillip Seymour Hoffman - O MestreChristoph Waltz venceu o Globo de Ouro e o BAFTA, mas Tommy Lee Jones levou o prêmio do sindicato de atores, o que o torna favorito. Waltz está mesmo incrível em Django Livre, porém é um personagem muito próximo do que lhe deu o Oscar por Bastardos Inglórios, o que é um fator negativo. Já Tommy Lee Jones está muito bem em Lincoln, mas não é a atuação que mais emociona. Phillip Seymour Hoffman faz uma dobradinha tão intensa com Joaquin Phoenix em O Mestre que chega a ser pecado não lhe dar o devido reconhecimento. Robert DeNiro também está ótimo em O Lado Bom da Vida, mas não acho que chegue à vitória. Já Alan Arkin pode surpreender, afinal, é Argo. Ou seja, uma categoria onde tudo pode acontecer.

Favorito: Tommy Lee Jones  
Pode Ganhar: Phillip Seymour Hoffman ou Christoph Waltz
Torcida CinePipocaCult: Phillip Seymour Hoffman

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway - Os MiseráveisAqui uma categoria que não parece haver discordância, ainda que "toda unanimidade" pareça burra. A interpretação de Anne Hathaway em Os Miseráveis ajudou a promover o filme depois de algumas críticas negativas à direção de Tom Hooper. Não apenas cantando I dreamed a dream, mas em cada detalhe da construção de Fantine, ela está mesmo impressionante. No mais, tirando, Jacki Weaver que não está nada demais em O Lado Bom da Vida, as três concorrentes estão bem, ainda que também não criem nenhuma comoção especial. Amy Adams é dosa bem o seu papel em O Mestre, Helen Hunt nos envolve em As Sessões e Sally Field é Sally Field, a Academia iria lhe prestigiar por qualquer bom personagem, ainda mais em Lincoln.

Favorito: Anne Hathaway
Pode Ganhar: ????
Torcida CinePipocaCult: Anne Hathaway

Melhor Roteiro Original
AmorAqui uma categoria meio que indefinida, ainda que Django Livre tenha ganho Globo de Ouro e Bafta, não foi nem indicado na premiação do Sindicato de Roteiristas. E realmente, não é um dos melhores roteiros de Tarantino. Temos mais uma vez Amor, em uma construção sensível e forte, é sempre mais difícil criar um roteiro entre quatro paredes, contando apenas coisas cotidianas, ainda que com uma doença no meio. O Voo é também um bom trabalho, coerente com sua proposta, ainda que pouco surpreendente. Já um dos preferidos (vencedor do WGA), A Hora Mais Escura, em minha opinião falha em alguns aspectos, na tentativa excessiva de nos converter à sua causa. Já Moonrise Kingdom é daquelas obras que todo roteirista adora ter, com doses de realidade e fantasia bem equilibrados para uma boa fábula de amor.

Favorito: A Hora Mais Escura
Pode Ganhar: Moonrise Kingdom
Torcida CinePipocaCult: Amor

Melhor Roteiro Adaptado
ArgoAqui temos a ausência de um grande trabalho, As Vantagens de ser Invísivel, porém, parece mesmo que nada tira a estatueta de Argo. Se temos um filme interessante, com uma direção madura, é no roteiro que Argo tem seu maior trunfo. Não por acaso foi o eleito do Sindicato de Roteiristas. Muito bem construído e pensado em cada detalhe, nos envolvendo nessa história real, tão fantasiosa. As Aventuras de Pi, Indomável Sonhadora, O Lado Bom da Vida e Lincoln são bons roteiros, mas nada se compara ao que foi feito em Argo.


Favorito: Argo
Pode Ganhar: As Aventuras de Pi
Torcida CinePipocaCult: Argo



Melhor longa em animação
ValenteDesde que a Pixar nos apresentou Toy Story, ficamos mal acostumados e todo ano, seu candidato era o favorito absoluto. Dessa vez, não há uma animação que seja considerada Hors concours. Devo apontar a ausência de A Origem dos Guardiões, mas mesmo ele não seria a obra-prima que sempre esperamos. Ainda que ParaNorman e Piratas Pirados! tenham suas qualidades não devem estar entre os vencedores. Já Frankenweenie, apesar da força de Tim Burton, não parece ter conquistado também os votantes em geral. Eu, particulamente gosto, mas acho que o roteiro peca em alguns excessos. A briga fica então, entre Detona Ralph e Valente. Os dois dividem as principais premiações do ano, mas se for para apostar, a Disney deve levar a melhor em cima de sua parceira Pixar esse ano.

Favorito: Detona Ralph
Pode Ganhar: Valente
Torcida CinePipocaCult: Valente

Melhor filme estrangeiro
AmorMesmo sem ter visto ainda os candidatos do Canadá e Noruega, não tenho medo de afirmar que dificilmente Amor perca esse prêmio. Não apenas pelas outras quatro indicações, mas pelas críticas e comentários que tem sido feitos. O filme de Michael Haneke é forte, intenso e nos dá uma visão crua de uma realidade dura. É daqueles filmes que nos fazem sofrer, mas não saem de nossa cabeça. Sem excessos, catarses emocionais ou choros fáceis. Nada é fácil em Amor. Ainda assim, devo destacar o ótimo trabalho de Pablo Larraín em No, o representante Chileno. Assim como, O Amante da Rainha da Dinamarca também tem pontos políticos interessantes.

Favorito: Amor
Pode Ganhar: No
Torcida CinePipocaCult: Amor

Curta-metragem Avião de Papel
Para finalizar, este curta-metragem da Disney que é o favorito absoluto na categoria. Uma das coisas mais belas vistas no cinema no ano passado, unindo técnicas em uma narrativa simples e linda.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.