A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Revista CítricaInicio a semana falando de um projeto interessante do Governo da Bahia em prol da crítica de artes. Em 2011, eles tinham feito um concurso de críticas, do qual fiquei em terceiro lugar na categoria de audiovisual, e que gerou um livro com os textos premiados. Foi um bom incentivo, mas era pouco. Ano passado, a estratégia foi mais ampla, com oficinas diversas para fomentar o pensamento crítico e um projeto que resultou no Cítrica, uma revista periódica e um portal com textos variados sobre a arte baiana, brasileira e mundial. A primeira edição da revista foi lançada em fevereiro em versão impressa e digital, com distribuição gratuita. Nosso mascote Thomas, marcou presença nela. O próximo número deve sair em breve, mas, enquanto isso, o portal continua sendo atualizado constantemente.

Destaco aqui o colaborador André Bonfim, que fez um ótimo texto sobre a Sala Walter da Silveira e a paixão cinéfila de tempos antigos. Quando o cinema de rua ainda era nosso principal ponto de encontro. A sala, que fica na Biblioteca Pública dos Barris, leva o nome de um dos mais importantes críticos do Estado, um pioneiro no pensamento cinematográfico local, e continua tendo uma programação especial, selecionada pelo também crítico Adolfo Gomes. Essa semana, André Bonfim trouxe outro texto, falando sobre o processo da crítica na internet, onde entrevista a professora e doutora Regina Gomes (UFBA) especialista em crítica e três blogueiros locais, entre eles, eu. Mas, esse não é o único motivo pelo qual estou divulgando o texto. Vale a pena dar uma conferida.

Notícias Rápidas

Uma História de Amor e Fúria
Uma História de Amor e FúriaPrimeiro filme em animação do roteirista e agora diretor Luiz Bolognesi, foi selecionado para a competição oficial do Holland Animation Film Festival, importante festival de animação que acontece anualmente na cidade de Ultrecht, na Holanda. As exibições no evento estão agendadas para 21, 22 e 24 de março. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 05 de abril e conta a história de amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão. Essa semana, o Youtube oficial da obra divulgou dois interessantes vídeos de bastidores. Um making of mostrando como o processo de animação foi feito e outro falando da concepção dos personagens principais.




AngieAngie
E Márcio Garcia continua sua carreira de diretor internacional. Dessa vez, um elenco internacional maior com nomes como Camilla Belle, Andy Garcia, Colin Egglesfield, Juliette Lewis. Entre os brasileiros temos a participação de Christiane Torloni e Carol Castro. O filme é um romance / road movie, que conta a história de Angie, uma jovem artista brasileira, descendente de uma família rica, que deixa tudo para trás no Brasil e vai para o Estados Unidos em busca de autoconhecimento e de suas próprias raízes. É no mato, isolada, que ela aproveita para desenvolver sua arte. Em suas breves reinserções na cidade, Angie (Camilla Belle) conhece David (Colin Egglesfield), um policial por quem se apaixona, e consegue um emprego de garçonete na lanchonete na qual a prima de David, a desconfiada Jill (Juliette Lewis), trabalha. Fora dos limites da cidade, o contato que tem é com Chuck (Andy Garcia). O filme mostra encontros e desencontros da personagem, cuja grande motivação para se isolar do mundo e grande fonte de inspiração para pintar é a enorme interrogação sobre os motivos que levaram o seu pai a sair de casa. Não deixa de ter semelhanças com o primeiro filme do diretor, Amor por Acaso.


Curta baiano no IndieLisboa
DesterroO curta-metragem baiano “Desterro” foi selecionado para a mostra competitiva do festival IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, um dos mais importantes da Europa e que acontece entre 18 e 28 de abril na capital portuguesa. Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, o filme foi exibido em 12 festivais pelo Brasil e terá sua primeira apresentação fora do país. “Desterro” se desenrola a partir das memórias de dona Pequenita e Tereza Fróes Batalha sobre uma das mais impactantes intervenções do Estado brasileiro, a construção da usina hidrelétrica de Sobradinho, no interior da Bahia. Dona Pequenita é a única das 73 mil pessoas transferidas por conta da construção a voltar à região. O filme é o sexto curta dirigido conjuntamente por Cláudio e Marília, cineastas que acumulam 38 premiações e 148 participações em mostras e festivais. No momento, eles finalizam a edição de “Depois da Chuva”, primeiro longa dirigido pela dupla. Estamos de olho.

RâniaRânia
Filme de estreia da diretora cearense Roberta Marques em filmes de ficção e primeiro longa metragem da história do cinema nacional inteiramente rodado em Fortaleza, Rânia chega às telas dos cinemas de oito capitais brasileiras no dia 22 de março. O filme conta a história de uma adolescente que mora no morro de Santa Teresinha, bairro de população de baixa renda de Fortaleza, e alimenta o sonho de tornar-se bailarina para ganhar o mundo por meio da dança. A condição social da família coloca a menina entre os afazeres domésticos, os estudos, o sonho de ser bailarina e a facilidade de ganhar dinheiro em uma boate. O longa teve sua estreia mundial no Festival do Rio 2011, onde ganhou o prêmio de Melhor Filme da mostra Novos Rumos. A estreia internacional foi no Festival Internacional de Cinema de Roterdã 2012 (IFFR), na seleção Bright Future. Rânia foi o filme de encerramento do 13º Festival Internacional Las Palmas de Gran Canaria e premiado no 22º Cine Ceará (Troféu Mucuripe de Melhor Atriz/Graciela Felix e Prêmio BNB de Melhor Filme), no Festival Internacional de Cinema Feminino – FEMINA (Grande Prêmio de Melhor FIlme), no 3º FestCine Maracanaú (Prêmio de Melhor Atriz/Graciela Felix) e recebeu menção especial de Melhor Filme no Festival Lume (São Luiz-MA).

Saiba mais sobre o filme, nas palavras da própria diretora


Meu Malvado Favorito 2
E saiu essa semana o trailer de Meu Malvado Favorito 2, continuação da animação do sucesso de 2010. Nele, vemos Gru cuidando das meninas Margo, Agnes e Edith, os engraçados Minions e uma ideia da trama, que envolve agora uma "Liga de Anti-vilões". Parece divertido, vamos aguardar. Uma coisa que tem gerado reclamações nos comentários é a mudança da voz do personagem, dublado no filme por Leandro Hassum. Mas, como "dubladores" famosos normalmente não fazem o trailer, é bem provável que ele volte para o segundo filme. Na entrevista que ele deu para o site, ano passado, citou a possível continuação.


Estreias da Semana

Vai Que Dá CertoA principal estreia da semana é a animação Os Croods da Dreamworks. Uma divertida aventura de uma família do tempo das cavernas que precisa atravessar uma paisagem pré-histórica para encontrar um novo lar. Com um roteiro bem construído e um visual caprichado, traz diversão para toda a família e também possibilidades de reflexão.

Tem também a comédia Vai Que Dá Certo dirigida por Maurício Farias sobre um grupo de amigos que bolam um plano de assaltar uma transportadora de valores, já que suas vidas não deram certo. Um clima besteirol, com clichês e exageros, mas também algumas boas piadas. No elenco, Lucio Mauro Filho, Danton Melo, Bruno Mazzeo, Fábio Porchat, Gregório Duvivier e Natália Lage.

Tem ainda o já citado Rânia de Roberta Marques. Além de Depois de Lúcia de Michel Franco, o documentário Sibila de Teresa Arredondo e A Caça de Thomas Vinterbeg.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica


Semana passada divulgamos duas ações distintas em sites de sistema crowdfunding. Esta semana, recebemos uma notícia de um novo site no estilo, só que focado apenas em projetos de audiovisual. O projeto Cineasta.cc ainda está em fase demo, mas já está recebendo projetos diversos. A ideia é, além de ajudar na captação de recursos, que o Cineasta possa também firmar parcerias que ajudem os produtores a exibir os filmes produzidos e a manter a plataforma a todo vapor. Empresas interessadas em apoiar o Cineasta já podem entrar em contato.

Segundo os realizadores, a ideia do projeto surgiu porque a indústria cinematográfica brasileira, apesar de sensível expansão, ainda é dependente de incentivos públicos ou de recursos dos próprios cineastas. Além disso, o cinema nacional enfrenta problemas na distribuição da produção e uma forte concorrência do produto internacional. A união de interesses de empresários, cineastas e público que um sistema como o crowdfunding permite seria uma boa solução para o nosso mercado.

Maiores informações: contato@cineasta.cc
Leo Curcino: leonardocurcino@gmail.com
Pedro Xudré: pedroxudre@gmail.com
Site: http://www.cineasta.cc

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.