Um Conto de Páscoa : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Conto de Páscoa

Turma da Mônica em Um Conto de PáscoaE como hoje é Páscoa, resolvi falar um pouco mais sobre esse especial da Turma da Mônica. Um desenho bem infantil, com clipes musicais e uma linguagem simples, mas que traz também essa questão tão em falta na maioria dos filmes e desenhos sobre a Páscoa. A informação. É interessante que o filme não toca no nome de Jesus, mas fala de sua mensagem, explicando que a Páscoa é uma época de paz, de renovação, de ressurreição e amor. Tudo isso sem perder a fantasia do coelho da páscoa e outras lendas.

O desenho é narrado pelo próprio Maurício de Sousa que surge no início e no final da história, em sua versão em animação, sentado em uma cadeira, com um livro de contos. É ele quem nos dá o tom da trama, apresentando uma lenda onde, em um tempo antigo, uma nave espacial teria trazido para a Terra o ovo primordial e entregue a um grupo de coelhinhos que estava na mata testemunhando o fenômeno. Na nave, a coelha-mãe entregou ao mais corajoso o ovo e um livro de receitas e o nomeou coelho da Páscoa. Uma fábula infantil e divertida que tem referências do próprio universo da Turma da Mônica, já que a nave é a mesma de A Princesa e o Robô.

Turma da Mônica em Um Conto de PáscoaApós o prólogo, vamos ao tempo atual, onde encontramos a turma em um piquenique de Páscoa, cheio de piadas e situações próprias dos personagens, como Cebolinha roubando o Sansão, ou Magali comendo demais. Em meio ao almoço amistoso e a tradicional caça aos ovos, algumas tradições da festa vão sendo explicadas de maneira didática, mas também criativa. Um personagem narra a história e uma tela em tom sépia com um acabamento que lembra imagens antigas vai mostrando o que é narrado.

Turma da Mônica em Um Conto de PáscoaAssim conhecemos a tradição do bacalhau, desde os vikings, a tradição da Colomba Pascoal, com direito a pomba da paz e tudo. E, claro, a tradição dos ovos que vai desde a China Antiga até as épocas atuais. Não falam das tribos pagãs da Bretanha, é verdade, mas já passam a ideia de que ovos eram símbolos de início da vida, após o longo inverno. É interessante que, mesmo sendo didática e repetitiva no formato, há um humor típico da turma, com Cebolinha verbalizando isso: "ah, lá vem mais história". E tudo acaba ficando fluido.

Mas, como é uma animação infantil, os clipes acabam quebrando o ritmo para um público mais adulto. São dois, o da caça aos ovos e a dos coelhinhos da páscoa. A técnica é limitada e muitas situações acabam sendo repetitivas. Chegando a repetir literalmente alguns frames. E após a música, ainda há a repetição da situação em dramaturgia. Mas, levando em consideração o público menor, isso acaba fixando as ideias e divertindo. Música sempre diverte os pequenos.

Turma da Mônica em Um Conto de PáscoaHá também uma referência interessante a Alice no País das Maravilhas, já que o coelhinho da páscoa é branco, saltitante, chamando a atenção de Mônica e Cebolinha que acabam o seguindo até um tronco de uma árvore onde caem e vão parar na fábrica de chocolate. Toda essa parte da magia, da lenda, da brincadeira com o próprio mito, acaba casando bem com a própria história, já que lá eles saberão a origem dos ovos e do coelho como símbolos da Páscoa.

Então, não deixa de ser um desenho curioso e propício para a data. Uma forma de atrair as crianças e ensiná-las sobre os significados dos feriados que elas simplesmente vivenciam e repetem sem entender. Uma pena que Jesus não tenha entrado também nessa brincadeira, daria para acrescentá-lo e unir todas as formas e histórias em uma só obra. Porque nunca é demais lembrar de seus significados.

Mas, é isso, uma Feliz Páscoa para todos. E que a cada dia possamos renovar esse espírito de paz e amor entre nós.


Um Conto de Páscoa (2011 / Brasil)
Animação dos Estúdios Maurício de Sousa
Direção: José Márcio Nicolosi
Roteiro: Flávio Teixeira
Duração: 25 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.