A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Sala Walter da SilveiraSemana de boas notícias para o cinéfilos da Bahia. A Sala Walter da Silveiraestá de volta ao circuito de estreias. Em abril, a sala terá quase dez filmes novos, a maioria inédita na cidade. Porém, o perfil continua o mesmo, apostando em obras menos badaladas, de cinematografias emergentes, como a latinoamericana, privilegiando a produção baiana e brasileira.

Sala Walter da SilveiraEntre os destaques está o enigmático “Caminho para o Nada”, de Monte Hellman, um dos heróis do cinema independente norte-americano. O próprio autor aconselha o público a ver seu filme mais de duas vezes para enfim decifrá-lo. Outra atração é seleção latina, com “O elevador”, raríssima oportunidade de conferir uma produção equatoriana no Brasil, além do mexicano “O Sonho de Lú”. Tem ainda “Mãe e Filha”, do cearense Petrus Cariry e o dinamarquês “Tudo Ficará Bem”, suspense político de Christoffer Boe.

A sala que leva o nome de um dos principais críticos cinematográficos do país, sempre manteve esse espírito cultural. Localizado nos Barris, embaixo da Biblioteca Pública local, o cinema é uma espécie de símbolo baiano que não pode mesmo morrer. Por isso, a renovação anunciada para esse mês tanto nos alegra.

Notícias Rápidas

Guillermo del Toro"Dark Universe" por Guillermo del Toro
Enquanto a Liga da Justiça não vem, uma produção que começa a tomar corpo é a sua versão sombria que deve ser dirigida por Guillermo del Toro. Segundo o próprio diretor, a bíblia do longametragem (projeto completo) está pronta. Apesar do roteirista estar escolhido, no entanto, ele não foi anunciado, nem começou o trabalho ainda. Em entrevista na feira de quadrinhos Wondercon, o diretor disse que iniciará o projeto assim que finalizar as filmagens de "Crimson Peak". Então, as especulações continuam. Segundo o site Mundo Pop a única coisa que se sabe é que "A trama será focada em John Constantine, mas não será o morador de Los Angeles de cabelos pretos do filme estrelado por Keanu Reeves, e sim o londrino, loiro ex-punk-rocker criado por Allan Moore". Já é um começo. A Liga da Justiça Sombria deverá juntar os heróis sombrios da DC Comics, como John Constantine, Monstro do Pântano, O Demônio Etrigan, Zatana, Desafiador e O Espectro. Vamos aguardar pra ver o que vem por aí.

Procurando DoryProcurando Dory
Pois é, depois de uma jornada marítima em busca do filho Nemo, a busca da vez é pela fofa peixinha azul com perda e memória recente. A própria atriz e apresentadora que dubla a peixinha na versão original, Ellen DeGeneres, fez o anúncio: "Esperei por esse dia por muito, muito, muito, muito, muito, muito tempo", afirmou a apresentadora, em comunicado. "Valeu a pena ter demorado, porque o roteiro é fantástico. Tem tudo o que amei no primeiro filme: tem muito coração, é engraçado e a melhor parte - tem muito mais Dory." Segundo Andrew Stanton, diretor de animação, o filme explicará o que Dory estava fazendo sozinha no mar quando esbarra com Marlin e mostrará a família da peixinha. O longametragem está previsto para chegar aos cinemas no dia 25 de novembro de 2015.

Gangues de Nova YorkGangues de Nova York - A Série
Pois é, o filme de Martin Scorsese vai virar uma série. “Essa era da história dos Estados Unidos e sua herança é rica de personagens e histórias, e não é possível explorá-los completamente em um filme de duas horas”, anunciou Scorsese. Mas, não vai ser uma adaptação da história já vista em tela protagonizada por Leonardo DiCaprio e Daniel Day Lewis. A nova produção ampliará a discussão, com o tema de gangues no final dos anos 1800, mas não ficará concentrada em Nova York. A ideia é explorar também outras cidades como Chicago e Nova Orleans. Vamos ver no que isso dá. (fonte)

R.I.P. Roger Ebert
Roger EbertUm dos críticos cinematográficos mais respeitados faleceu ontem aos 70 anos. Roger Ebert foi o primeiro crítico de cinema a receber o Prêmio Pulitzer em 1975. Uma de suas marcas registradas eram os "thumbs up" e "thumbs down", aquela mão com o dedo para cima ou para baixo. E Ebert era tão popular que ganhou também uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. O crítico lutava contra um câncer desde 2002 e já tinha declarado recentemente que iria diminuir a carga de trabalho. Mas, foi daqueles que morreu em plena atividade, seu último texto foi publicado há dois dias. E sua última crítica foi A Hospedeira. Uma grande perda, sem dúvidas, mas seu exemplo e seus textos continuarão conosco.

Antes da Meia-Noite
Saiu o trailer de Antes da Meia-Noite, continuação da história do casal Jesse e Celine, vividos por Ethan Hawke e Julie Delpy em Antes do Amanhecer e Antes do Pôr do Sol. Vendo o vídeo, é possível perceber que algo de diferente existe na estrutura da narrativa. Eles parecem estar juntos desde o segundo filme e tem até filhos. Então, não é um encontro imprevisto em que eles têm poucas horas para se acertar ou não. Resta saber como será a abordagem da trama e se não irá estragar o que melhor tinha neles, os diálogos.


Joelma - CalypsoJoelma e a polêmica
Esta semana a música, a religião e o preconceito invadiram o mundo do cinema também. Tudo por causa da infeliz declaração da cantora Joelma à revista Época que disse que comparou a possível luta dos homossexuais para se tornar héteros a um drogado tentando largar o vício. Diante da chuva de críticas, um boato surgiu: que o projeto Isso é Calypso - O Filme seria cancelado. Não foi um boato simples, o jornal O Extra lançou a notícia que logo foi compartilhada por diversos portais e jornais do país. Tudo levava a crer que seria verdade. Até que diretor Caco Souza negou o cancelamento em entrevista à Folha de São Paulo. A assessoria da banda também se posicionou em nota à imprensa que dizia, entre outras coisas que "Embora a religião seguida por Joelma não apoie o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a cantora respeita e aceita a opção sexual de todas as pessoas, fãs e amigos, não tendo por ninguém preconceito de religião, sexo e cor".

Estreias da Semana

Estreias variadas na semana, tem a animação brasileira Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi que traz um guerreiro imortal que testemunha momentos importantes da história do Brasil, sempre do lado dos menos favorecidos. Com vozes de Selton Mello, Camila Pitanga. Destaque para a coragem de fazer uma animação adulta no Brasil.

MamaTem também o esperado Mama, de Andrés Muschietti com Jessica Chastain no elenco que traz uma trama de horror onde Annabel e Lucas tem o desafio de criar as duas sobrinhas, que passaram cinco anos sozinhas numa floresta. Baseado no curta-metragem produzido por Guillermo del Toro.

Outro que estreia nesse semana é Invasão à Casa Branca de Antoine Fuqua, na trama, um ex-agente do serviço secreto americano tem que salvar o presidente da república depois que ele é sequestrado durante um ataque terrorista à Casa Branca. Destaque para o elenco com Gerard Butler, Morgan Freeman e Ashley Judd.

E também, Alvo Duplo, novo filme de Sylvester Stallone, dirigido por Walter Hill. Depois de verem seus parceiros morrerem, um policial e um assassino de aluguel, formam uma aliança para destruir o responsável pelas mortes.

Tem ainda A bela que dorme de Marco Bellocchio. Que conta os últimos seis dias de vida da jovem Eluana Englaro, que viveu 17 anos em estado vegetativo.

E por fim, não menos importante, Therese D. de Claude Miller, com Audrey Tautou, a eterna Amélie Poulain no elenco. Na trama, uma mulher infeliz no casamento tenta quebrar as pressões sociais e os costumes suburbanos.



Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica
Revista BOLLYWOOD BRASILJá divulgamos na nossa página no Facebook, mas nunca é demais. Saiu a Revista BOLLYWOOD BRASIL - A primeira revista sobre o cinema indiano em português e totalmente gratuita. Basta clicar e ler online ou baixar a versão em pdf.

Nessa primeira edição, a matéria principal apresenta ao leitor esse universo, desde suas origens até hoje. Também temos uma matéria especial sobre algumas das principais atrizes que encantam os espectadores indianos. E ainda a resenha do filme Barfi! (que ganhou o troféu de melhor filme nos Filmfare Awards, uma das principais premiações de Bollywood), as notícias e curiosidades do universo do cinema indiano, entre outras coisas interessantes.

Então, aproveitem.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.