A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Depois da ChuvaSemana de festa para o cinema baiano e, por que não, brasileiro. O filme Depois da Chuva de Cláudio Marques e Marília Hughes, foi selecionado pelo Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici) para sessão especial no Festival de Cannes (França). Primeiro longa-metragem da dupla, que já realizaram seis curtas juntos, “Depois da Chuva” tem como protagonista o adolescente Caio (Pedro Maia). A ação se passa em 1984, ano marcado pela transição da ditadura militar para a democracia. É em meio à expectativa da população com o movimento Diretas Já, que Caio, jovem de espírito libertário, convive com os anseios por liberdade, em casa e nas ruas, e descobre o primeiro amor.

O filme ainda não estreou no Brasil, ou melhor, ainda não está nem mesmo finalizado, já que a mostra Work in Progress de Buenos Aires é exatamente para filmes não finalizados. Com um começo tão animador como esse, só temos a parabenizar à equipe e torcer para que Depois da Chuva ainda faça uma carreira de sucesso fora e dentro do Brasil. Só nos resta aguardar ansiosos pela possibilidade de vê-lo.

Notícias rápidas
Somos Tão Jovens
Quarta-feira uma ação de marketing inédita no Brasil serviu para divulgar o filme Somos Tão Jovens. Uma pré-estreia simultânea em nove cidades. A première aconteceu de fato no Rio de Janeiro, no Cine Odeon BR, com direito a equipe, elenco, convidados VIPs e cobertura da Rede Telecine que entrevistou os convidados no tapete vermelho. Porém, tudo isso pode ser acompanhado na tela dos cinemas das outras oito cidades, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Vitória e Salvador. A Transmissão via satélite foi feita pela Rede Cinemark unindo as cidades na mesma expectativa para o lançamento do filme. Antes da transmissão começar, ficamos na sala ouvindo músicas do Legião Urbana e a nostalgia começou a tomar conta. E as entrevistas, ainda que rápidas, trouxeram algumas curiosidades como o fato de Thiago Mendonça não ter usado playback nas apresentações musicais, ou pelo filho de Dado Villa-Lobos que interpretou o pai, enquanto o filho de Marcelo Bonfá, que iria interpretá-lo, acabou tendo outro compromisso e passou o papel para o amigo. Foi mesmo uma festa digna do Legião. O filme estreia em todo o país no dia 03 de maio.


Quem se Importa
E já que estamos no clima de brasileiros no exterior, o filme de Mara Mourão ganhou o prêmio de melhor documentário do Júri Popular no Washington DC Film Festival. Quem se Importa é mais do que um filme, é um movimento que tem como objetivo mobilizar pessoas para serem agentes transformadores do planeta. O filme foi realizado em 7 países diferentes: Brasil, Peru, USA, Canadá, Tanzânia, Suiça e Alemanha. Um total de 20 locações em apenas 40 dias e fala sobre pessoas que estão mudando o mundo para melhor. Segundo a mensagem do filme: "Talvez seja preciso ser alguém especial para provocar uma grande mudança que se espalha por toda a sociedade e afeta milhões de vidas.
Mas todos nós podemos trazer alguma mudança positiva para algum canto do planeta. Todo mundo pode mudar o mundo!"


Steven SpielbergJúri de Cannes
Com o presidente do júri Steven Spielberg, Cannes anuncia o seu corpo de jurados desse ano. São eles os atores Nicole Kidman (Austrália), Christoph Waltz (Áustria), Vidya Balan (Índia) e Daniel Auteil (França), além dos cineastas Ang Lee (Tailândia), Naomi Kawase (Japão), Lynne Ramsay (Reino Unido) e Cristian Mungiu (Romênia). Nomes bastante variados que demonstra que a pluralidade do Festival será mantida, mesmo com o presidente Spielberg, acalmando muita gente por aí. Lembrando que o Festival acontece entre 15 e 26 de maio deste ano.

Thor 2
Hoje estreia Homem de Ferro 3 e como a Marvel não está para brincadeira, essa semana saiu o trailer do segundo filme de Thor. E a primeira vista, Loki vai mesmo cumprir sua promessa de se vingar do irmão. Torcendo para a história ser melhor desenvolvida que o primeiro.



Michael BayDesculpas por Armageddon
Michael Bay pediu desculpas pelo filme Armageddon de 1998. Segundo ele, a agenda e as dificuldades de produção fizeram com que o resultado não fosse o esperado. Por Bay todo o terceiro ato seria refeito e precisava de mais tempo para finalização a contento. Não deixa de ser curioso. Até porque o filme estrelado por Bruce Willis, Ben Affleck e Liv Tyler não é dos piores da carreira do diretor. Será que algum dia ele pedirá desculpas pela série Transformers? (fonte)

Bling Ring: A Gangue de Hollywood
Saiu um novo trailer do filme de Sofia Coppola, 'Bling Ring: A Gangue de Hollywood', com diversas cenas inéditas. A trama que tem gerado grande curiosidade pela atuação de Emma Watson em um papel mais sexy e "fora da lei", tanto que a própria atriz afirmou que "Eu me odeio neste filme, e acho que não serei capaz de assisti-lo. Esta é a primeira vez que isto acontece", afirmou. "Mas isso é uma das maravilhas no meu trabalho. Você pode interpretar uma pessoa com a qual não se identifica", concluiu. O filme mostra uma gangue de adolescentes que invade casas de celebridades para golpes. Bling Ring estreia no Brasil dia 12 de julho e pelo trailer vai dar mesmo muito o que falar.


Estreias da Semana

O grande destaque da semana é mesmo Homem de Ferro 3. O filme dirigido por Shane Black traz uma aventura de Tony Stark logo depois dos acontecimentos de Os Vingadores, onde ele terá que enfrentar o temível Mandarim. E bem na pegada Vingadores, a trama irá se centrar na vingança do herói após ter sua vida destruída por esse vilão. Claro, fiquem após os créditos.

Um Bom PartidoUma estreia histórica hoje também. Retorna aos cinemas, exatamente 41 anos depois, o filme Laranja Mecânica em cópia restaurada. O clássico cult de Stanley Kubrick estreou no dia 26 de abril de 1972 e marcou o cinema com sua visão sobre violência e juventude. Daqueles filmes que ficam na mente.

Estreia ainda a comédia romântica Um Bom Partido, de Gabriele Muccino que traz no elenco nomes como Gerard Butler, Uma Thurman, Catherine Zeta-Jones, Jessica Biel, Dennis Quaid. Na trama, um ex-jogador tenta refazer sua vida, mas quando vai ajudar a escolinha de futebol do seu filho, acaba envolvido com os pais, principalmente as mães, de seus amiguinhos.

Outros filmes que chegam em cartaz essa semana, O abismo prateado de Karim Aïnouz, Amor em trânsito de Lucas Blanco, Depois de Maio de Olivier Assayas, Dois dias em Nova York de Julie Delpy, O Futuro de Miranda July, Margaret Mee e a flor da Lua de Malu De Martino e Reality – A grande ilusão de Matteo Garrone.

Já na Sala Walter da Silveira (Salvador-Ba), estreia o filme Mãe e Filha de Petrus Cariry, grande vencedor do Cine Ceará de 2011, ainda inédito na cidade. Sinopse: Depois de uma longa separação, mãe e filha se encontram no sertão, entre ruínas e lembranças. O destino da filha nega o sonho da mãe. O passado é um círculo que aprisiona os vivos e os mortos. A filha que romper, mas as sombras espreitam.


Humor
Clique para ampliar


Fica a dica

CítricaCítrica
Saiu a nova edição da Revista Cítrica, uma revista do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, promovido pela Fundação Cultural da Bahia. Distribuído gratuitamente em versão impressa, o Cítrica ainda mantém um blog , onde o PDF da  revista e conteúdos extras podem ser acessados e comentados pelo público, além de uma página no Facebook para contato direto com leitores.

Cine PE
Cine PEComeça hoje o Cine PE, que acontece em Recife e Olinda, de 26 de abril a 2 de maio, vai exibir uma mostra de filmes inéditos, com quatro ficções e três documentários.

Na mostra competitiva de longas:
Aos Ventos Que Virão (SP), Ficção, Direção: Hermano Penna, 96’
Bonitinha, Mas Ordinária (RJ), Ficção, Direção: Moacyr Goes, 91’
Giovanni Improtta (RJ), Ficção, Direção: José Wilker, 95’
Mazzaropi (SP), Documentário, Direção: Celso Sabadin, 105’
Orgulho de Ser Brasileiro (SP), Documentário, Direção: Adalberto Piotto, 88’06’’
Rio Doce-CDU (PE), Documentário, Direção: Adelina Pontual, 72’
Vendo ou Alugo (RJ), Ficção, Direção: Betse de Paula, 89’

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.