CinePipocaCult é Bravo - Gincana Colégio Integral : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

CinePipocaCult é Bravo - Gincana Colégio Integral

Gentileza Gera Gentileza, certo? Com esse tema a Gincana no Colégio Integral lançou os desafios para suas equipes e uma delas era bastante inusitada, conseguir o apoio de quatro blogs soteropolitanos pré-definidos: o Onde Comer em Salvador, o Apaixonados por Séries, o Maxibolsa e, nós, do CinePipocaCult. As três equipes fizeram os contatos e começaram as negociações. Afinal, somos um blog de cinema e essa foi a exigência principal: falar de cinema. E como o tema era gentileza, ser gentil com o CinePipocaCult e com o Cinema.

Deixe-os livres, afinal, também contaria a criatividade diante do tema. E uma equipe conseguiu se destacar nesse quesito. A Equipe Bravo visitou o site, observou o editorial do blog, a página do Facebook e, principalmente, vieram com uma proposta inusitada: um convite para assistir a um filme juntos e conversar sobre o tema. No dia marcado, estávamos lá para conferir A Caça, filme de Thomas Vinterberg que participou da seleção de Cannes do ano passado. Uma obra intensa sobre pedofilia, ou melhor, sobre a acusação de pedofilia de um professor primário.


O quórum foi pequeno, é verdade, mas produtivo. Alexandra, Maurício e Leonardo apareceram no horário marcado e pudemos conversar antes e depois da sessão. Interessante perceber as diferentes visões de cada um sobre o cinema e os filmes preferidos. Mas, eles demonstraram conhecer sobre os seus gêneros preferidos. Chamou a atenção também Leonardo citar a nossa campanha Seja Educado, demonstrando que fizeram o dever de casa.

Para eles, cinema é:
Maurício
Eu gosto bastante de cinema e, independente do tipo do filme (comédia, terror, drama, romance), eu gosto de filmes que transmitam emoção. O que eu mais gosto é comédia porque eu acho que é o mais complicado porque você tem que pensar num filme em que todas as pessoas que vão assistir aquilo achem graça e riam, pelo menos na maioria das vezes.

Leonardo
Eu gosto bastante de filmes de ação e filmes cheio de efeitos especiais, mesmo aqueles em que você sabe que é impossível que o personagem saia vivo e ele sai, tipo duro de matar, 007 esses filmes assim. Acho que gosto mais desses filmes porque antigamente o programa do final de semana era assistir 007 com o meu avô, ele tem uma caixa com todos e nós sempre assistíamos.

Alexandra
Bom, cinema na minha vida é algo que sempre esteve presente afinal meus pais são apaixonados por filmes. Quando eu era pequena meu filme preferido era a Branca de neve por isso até hoje acho que tenho tendência a gostar mais de filmes que animem as pessoas e principalmente filmes românticos. Meus gêneros preferidos são sem dúvida romance e comédia e junto então melhor ainda, pois nada melhor que uma boa comédia romântica.

Bom, deu para perceber que as experiências deles com cinema não é bem a que se liga ao filme A Caça. Afinal, o cinema de Thomas Vinterberg é tudo menos romântico, engraçado ou cheio de efeitos especiais. Um dos criadores do movimento Dogma 95, Vinterberg é um cineasta que busca o realismo no cinema, a emoção e questiona as relações humanas, as aparências e as ironias da vida. Com A Caça não é diferente. Através de um boato sobre um possível ato de pedofilia, acompanhamos o injusto julgamento de um homem correto pela comunidade que antes o acolhia.

O filme é tenso, é belo, nos faz pensar. Em breve, coloco a minha crítica completa aqui, mas, agora, o tema da vez é mesmo a Equipe Bravo. E os meninos se esforçaram para me passar um pouco do que sentiram ao ver o filme, saíram todos tristes, mas também com possibilidades de reflexão sobre o tema. E dentro da sala, deram exemplo de atenção e gentileza também, até com o casal que estava sentado em nossa cadeira marcada, sem criar confusão, indo procurar outras cadeiras nas várias filas vazias.

O que acharam do filme (contém alguns spoilers)
Maurício
O filme A Caça eu achei legal, tipo é um filme triste mas o enredo dele é legal e a história é meio que surpreendente porque você nunca espera que o que uma criança vá dizer afete tanto a vida de uma pessoa como afetou no filme, achei o final surpreendente mas eu queria saber quem foi que atirou assim pela curiosidade. Eu gostei do filme mesmo ele sendo triste, porque como eu falei o filme transmite emoção, ele emociona a quem assiste eu por exemplo chorei por dentro.

Leonardo
No filme de ontem A Caça eu achei o enredo legal, tipo porque não é uma história comum de se ver em filmes e nem um assunto que é falado com muita frequência que é a pedofilia, abuso sexual, a diferença do filme é que ele não tem tipo, momentos calmos de suspense aquele momento do clímax, o filme passa todo o tempo na mesma intensidade e em alguns momentos,como quando jogaram a pedra dentro da casa do Lucas quem tá assistindo meio que leva um susto porque não tá esperando. Eu gostei do filme, ele realmente é uma história triste, e você não sai do cinema rindo nem nada, você sai meio triste e pensando na história.

Alexandra
Quanto ao filme A Caça eu particularmente achei uma história triste, pois pelo menos na minha percepção Lucas já inicia o filme triste devido a separação e ao fato de mal poder ver o seu filho, aí durante o filme acontece toda a história da acusação de abuso sexual, pedofilia e a história se torna mais triste ainda e no final mesmo com as coisas melhorando a última cena da uma ideia de que aquilo nunca vai acabar de que vai sempre ter uma incerteza no ar. Por fim, eu achei o filme legal, só não é meu gênero preferido.

Por terem sido criativos na tarefa e proporcionarem uma agradável sessão de cinema, a Equipe Bravo conseguiu o apoio do CinePipocaCult. Parabéns, meninos e que vocês continuem conhecendo, estudando e amando o cinema cada vez mais.

Agradecemos à comissão e à CDLJ Publicidade pelo convite para participar desse projeto.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.