Histórias sem fim : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Histórias sem fim

Não, esse post não é sobre o filme de Wolfgang Petersen, baseado na obra de Michael Ende. Aliás, A História sem Fim é um filme que está em nossa lista pra um revival aqui, aguardem. Mas, hoje, queria falar daqueles filmes que foram feitos para ser uma série, mas por terem ido mal nas bilheterias acabaram deixando espectadores curiosos. Nem vou citar possíveis franquias de super-heróis como Demolidor, Fantasma ou algo do gênero. A ideia é concentrar mesmo naqueles filmes que ficam sem final. Que deixam um gancho claro para o resto que veio de uma série de livros, quadrinhos ou até desenho animado como no caso de Avatar (não o de James Cameron).

Esses sãos os que considerei os mais abertos. Mas, vocês podem contribuir também para enriquecer a matéria. Que filmes te deixaram curiosos com o que viria a seguir, caso a continuação não fosse abortada pelos estúdios?

A Bússola de OuroA Bússola de Ouro
Esse foi o que me deixou com uma curiosidade imensa. Não li os livros de Philip Pullman e fiquei sem saber como a jovem Lyra Belacqua consegue deter os planos da Sra. Coulter. O filme simplesmente não acaba, não há um fechamento de arco, há um gancho. E como não fez sucesso, os dois outros livros não foram adaptados... Aliás, a trilogia escrita por Pullman já tinha gerado diversas controvérsias pela maneira crítica como lida com a Igreja e o poder que exerce nas pessoas. Um contraponto bastante claro com as obras de C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia) que têm um forte apelo religioso. Por falar nelas, é outra franquia que vai sendo construída aos poucos, três filmes foram feitos, dos sete livros existentes. Mas, pelo menos, cada capítulo se fecha em si, ainda que tenha uma continuação lógica na trama.

O Último Mestre do ArO Último Mestre do Ar
Esse é outro que fica no ar. Pelo menos temos os desenhos, que são bem melhores do que M. Night Shyamalan fez, para saber como termina a Saga de Aang, o último dobrador de ar. Na realidade, essa trilogia já começou perdendo terreno quando perdeu o nome original de Avatar para a obra de James Cameron. Lançados no mesmo ano, então, foi pior ainda a confusão. Mas, de qualquer maneira, o filme tem diversos problemas de adaptação e não consegue passar a mitologia da trama a contento. Não é de se admirar as críticas e a bilheteria baixa. Uma pena, pois Aang merecia um representante melhor.

Eu Sou o Número 4Eu Sou o Número 4
Então, outro adaptado de livro. Li apenas o primeiro volume que dá origem ao filme adaptado e é impressionante o quão mais rico é o universo criado por Pittacus Lore. O livro tem detalhes do mundo deles, da missão de sobrevivência, que ficam completamente perdidos no filme de D.J. Caruso. Tudo parece amostra grátis e não dá mesmo engajamento para o público embarcar na história como deveria. De qualquer maneira, não gera tanta curiosidade assim, ainda que a trama não acabe. Tanto que não fui em busca dos demais livros (são seis no total) e, talvez por isso, o projeto de O Poder dos Seis (o segundo livro da série) ainda esteja engavetado.

EragonEragon
Baseado na obra de Christopher Paolini, Eragon é outro que ficou sem final. A série de livros originalmente seria uma trilogia, mas acabou se tornando uma quadrilogia chamada de Ciclo da Herança, mas apenas o primeiro volume chegou às telas com o nome de Eragon, dirigido por Stefen Fangmeier. O filme sofreu duras críticas e não teve fôlego para continuar a trajetória do cavaleiro de dragões. Essa foi uma das muitas tentativas dos estúdios de encontrar o novo Harry Potter dos cinemas, talvez esse peso tenha prejudicado seu desempenho.

JumperJumper
Esse é mais curioso, porque o filme de Doug Liman teve sucesso de bilheteria, apesar de sofrer duras críticas da mídia especializada. A trama nos dá indícios claros de continuação, pois apesar de revelado os mistérios, não há uma resolução, fica um final em aberto. O livro homônimo em que foi baseado, escrito por Steven Charles Gould, ganhou uma continuação anos depois com o título de Reflex, mas os rumores que começaram em 2008 (ano do filme) até 2010 davam a entender que a continuação na tela poderia não seguir exatamente a obra literária, focando talvez no conto Shade, de autoria do escritor que explicitava acontecimentos anteriores a Jumper, com a história de sua mãe.

John CarterJohn Carter
Um bom filme, mas que foi vendido muito mal, a começar pelo péssimo trailer. Acabou com uma fraca bilheteria e a Disney nem quer ouvir falar em continuação. Outro problema foi o título, que poderia seguir o original A Princess of Mars, em vez de apostas no nome pouco curioso do seu protagonista, que no Brasil ainda ficou pior com o subtítulo Entre Dois Mundos. A série de livros de Edgar Rice Burroughs chegam a 11 volumes, fora as histórias em quadrinhos. Um mundo realmente que ficou incompleto, pelo menos por enquanto.

Uma solução ousada:
As Crônicas de SpiderwickAs Crônicas de Spiderwick
Uma pena que esse filme de Mark Waters tenha ficado em algum limbo do esquecimento. Adaptado da série de livros homônima criada por Holly Black e Tony DiTerlizzi, essa obra, na verdade, não quis arriscar continuações incertas e acabou condensando os acontecimentos dos cinco livros no filme. Ainda assim, a trama consegue ser bastante eficaz, nos fazendo embarcar em uma aventura mágica instigante e divertida. Tem alguns problemas de produção, é verdade, e os efeitos especiais não são dos mais caprichados. Mas, ainda assim, é daquelas obras que encantam.

Se salvou:
Percy JacksonPercy Jackson
Pois é, apesar da fraca recepção de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, os estúdios resolveram investir na Saga e esse ano sai a continuação Percy Jackson e o Mar de Monstros (Percy Jackson: The Sea of Monsters). Mais precisamente em 16 de agosto. Também, apesar de não ser "o novo Harry Potter" a série de livros tem fãs fiéis que aguardam ansiosamente por uma boa continuação.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.