A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Afonso SegretoComeço essa semana não falando do que passou, mas do que vem por aí. Explico, é que dia 19 de junho, próxima quarta-feira, é considerado o Dia do Cinema Brasileiro, pois foi o dia em que o italiano Afonso Segreto fez a primeira filmagem em solo brasileiro: "Vista da baia da Guanabara". Isso foi há 115 anos e desde então, o cinema nacional passou por diversas fases. Atualmente, temos uma safra bastante próspera e diversificada, ainda que alguns só vejam as comédias "Globo Filmes". Só este ano, já tivemos obras como O Som ao Redor, a animação Uma História de Amor e Fúria, um documentário como Elena, um melodrama convincente como Meu Pé de Laranja Lima, obras instigantes como Rânia, Abismo Prateado ou Walachai. E ainda vem muita coisa por aí. É um cenário promissor e esperançoso. Só precisamos que o público perca o preconceito com o produto da terra e perceba ao seu redor.

Uma História de Amor e FúriaPor isso, prêmios internacionais ajudam tanto, e acabamos torcendo por reconhecimentos como o Oscar. Esta semana, foi anunciada a seleção do filme de Luiz Bolognesi para o Festival de Animação de Annecy, na França, que termina amanhã. É a primeira vez que uma animação brasileira participa da categoria de longa-metragem. Não temos muitos filmes nessa categoria, é verdade. Mas, se um dos pioneiros já foi selecionado, é mesmo um bom sinal. Em 2010, o Brasil foi representado no Festival pelo curta Miúda e o Guarda-Chuva, do baiano Amadeu Alban. Não por acaso, Amadeu está finalizando um filme em longa-metragem da mesma personagem, que deve ser lançado em breve. Vamos ficar de olho. E, viva ao cinema brasileiro.

Notícias Rápidas

Faroeste CabocloFaroeste de milhão
E por falar em cinema brasileiro, o filme Faroeste Caboclo acaba de atingir a marca de de um milhão de espectadores. Uma rotina que já está se tornando comum em filmes de comédia, mas que é bom ver obras de outros gêneros e com boa qualidade despertando também o interesse do público. Segundo o Adoro Cinema, este é "o primeiro drama não-biográfico a atingir esse público nos últimos dois anos e a quarta produção nacional que ultrapassa um milhão em 2013". Claro que o apelo da música também contou nesse caso. Mas, não deixa de ser um bom sinal.

Bling Ring
Novo filme de Sofia Coppola, Bling Ring, a Gangue de Hollywood! tem novo trailer lançado com legenda em português. Aqui, dá para ver um pouquinho mais da aventura da gangue que invade casas de famosos e suas consequências. Assim como dá para perceber também que "Coppolinha" continua com o seu tom crítico com muito humor irônico. Vamos ver no que dá tudo isso.


Festival Internacional de Cinema de BrasíliaFestival Internacional de Cinema de Brasília
Começou ontem o Festival internacional de Cinema de Brasília com 12 filmes de vários países e inéditos no Brasil concorrendo na mostra competitiva. Entre os destaques estão "Don Jon", com Joseph Gordon-Levitt na direção e no papel principal ao lado de Scarlett Johansson e "Tesis sobre un Homicidio", de Hernán Goldfrid com Ricardo Darín no elenco. Além da mostra competitiva, o festival conta ainda com três mostras regionais - América Del Sur, Independentes Americanos e Panorama África. A mostra vai até o dia 23 de junho. Maiores informações podem ser conferidas no site do Festival.

Diana
Os fãs mais ansiosos podem matar um pouco da curiosidade do filme Diana, estrelado por Naomi Watts. Saiu um teaser trailer onde já é possível ver a atriz no papel da famosa princesa inglesa. Boas expectativas.


Tim Maia
Começam as filmagens do longametragem Tim Maia dirigido por Mauro Lima (Meu nome não é Johnny). O filme atravessa várias décadas para contar a vida do grande ícone da música brasileira, desde a adolescência quando conviveu com Roberto Carlos e Erasmo Carlos, sua passagem por Nova York aonde chegou sem falar uma palavra de inglês, até entrar pra história com seu som único, introduzindo o soul no repertório nacional. O escolhido para fazer Tim no cinema é Babu Santana e a produção liberou duas fotos do ator caracterizado como o músico. É aguardar para conferir o resultado.

Tim Maia - Babu Santana Tim Maia - Babu Santana

300, A Ascensão de um Império
Mesmo com estreia adiada para 2014, começa divulgação em massa do filme 300, A Ascensão de um Império. Essa semana saiu um novo cartaz impressionante com uma onda de sangue quase cobrindo o novo protagonista, o General Themistocles, interpretado por Sullivan Stapleton. E saiu também um trailer, onde Rodrigo Santoro, que volta à pele de Xerxes, tem um bom destaque. O filme está programado para estrear 07 de março de 2014 no Brasil, mesma data dos Estados Unidos. É aguardar.


Estreias da semana

A estreia mais esperada da semana é mesmo Além da escuridão - Star Trek. O novo filme de J.J. Abrams para a famosa franquia de ficção científica já vinha em uma série de pré-estreias, mas entra em cartaz em grande estilo. Um filme que é o que deveria ser, um bom blockbuster que deve agradar a fãs e novos adeptos da Enterprise seguindo a realidade paralela iniciada no filme de 2009.

Outra estreia aguardada é Antes da Meia-noite, terceiro capítulo da história de amor do casal Jesse e Celine. O filme promete ser o mais maduro da série, até pela idade e experiência dos personagens após tantos anos. E vamos acompanhar como eles se portaram desde o reencontro no último filme. Casados e de férias na Grécia, eles vão fazer uma espécie de balanço da vida. Boas críticas aumentam a expectativa.

Segredos de SangueTem ainda Segredos de Sangue, estreia de Chan-wook Park no cinema ocidental e na indústria de Hollywood. E o coreano não faz feio, mantendo seu estilo e preciosismo estético em um filme perturbador. Na trama Mia Wasikowska faz uma garota que, depois de perder o pai, recebe a visita do tio, de quem ela nunca havia ouvido falar. Com o tempo, ela começa a suspeitar que o misterioso homem tenha intenções escusas, mas ainda assim ele a fascina e atrai. No elenco, Nicole Kidman e Matthew Goode.

Estreia também A Memória Que Me Contam, de Lucia Murat. Com Simone Spoladore, Irene Ravache, Otávio Augusto, Franco Nero. Na trama, um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar se reencontra e reavalia o passado, enquanto um deles está morrendo. Também promete.

Chega ainda aos cinemas hoje Um Golpe Perfeito de Michael Hoffman. Comédia com Cameron Diaz, Colin Firth, Stanley Tucci, Alan Rickman que tem roteiro dos irmãos Coen. Na trama, um curador de arte contrata uma rainha de rodeios texana para dar um golpe em um colecionador com a venda de um falso Monet.

Adeus, Minha Rainha de Benoît Jacquot, que foi destaque no Festival Varilux, estreia no Rio de Janeiro. E outras estreias são Noites de Reis de Vinícius Reis, Paz, Amor e Muito Mais de Bruce Beresford e Pra Lá do Mundo de Roberto Studart. Além de As Hiper Mulheres que chega a São Paulo depois de estrear no Rio de Janeiro.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

CINESomBA
CINESomBAPara quem está em Salvador, uma boa pedida nesse final de semana é o CINESomBA, evento que integra o Cultura em Campo reunindo cinema e música no Complexo Cultural dos Barris. A ideia é movimentar a estrutura do Complexo, incluindo as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger, com esta maratona audiovisual. Sem esquecer o futebol, já que no dia 15 (sábado), as exibições vespertinas fazem uma pausa para acompanhar a estreia do Brasil na Copa das Confederações, em telão instalado no Quadrilátero da Biblioteca.

CINESomBA
Quando: 14 a 16 de junho (sexta a domingo), das 9 às 22 horas
Onde: Complexo Cultural dos Barris (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA)
Entrada franca
Classificação: 14 anos
Programação completa e detalhada no site.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.