A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

manifestações de São Paulo O que prevaleceu esta semana não foi exatamente o cinema. Mas, as ruas do país. É impossível ignorar o que está acontecendo no Brasil nestes últimos dias, que começou com as manifestações de São Paulo contra o aumento da passagem de ônibus e se propagou por todo o território nacional com um clamor de mudança. Mudanças em um país que receberá a Copa do Mundo no ano que vem e não está vendo o "legado" de tudo isso na prática. Nossos transportes públicos estão sucateados, vergonhosos. E a questão da mobilidade urbana era o mínimo que a Copa deveria nos trazer de benefícios, já que estádios não chegam a ser prioridade do dia-a-dia. Ao contrário, o que vemos aqui em cidades-sedes é o decreto de feriado para facilitar o trânsito em dias de jogos. Algo que se faz com zero de investimentos.

Desabafos à parte, o cinema é uma fonte de inspiração para manifestações semelhantes em diversos níveis. Como disse o amigo Reinaldo, esse clamor por mudança. Porque o cinema também é um retrato da vida, do seu tempo, do pensamento de seu povo. Mesmo em filmes que aparentemente não possuem viés político, é possível compreender um pouco da ideologia estabelecida. Não por acaso, há décadas os Estados Unidos o utiliza para vender o American Way Of Life. Resta a nós, saber ler nas entrelinhas. Um ótimo texto de Luiz Bolognesi sobre a confluência desse momento com o prêmio de seu filme Uma História de Amor e Fúria, mostra bem essa mistura. Como já usamos um trecho de Os Miseráveis no Facebook, deixo aqui outra música que tem tudo a ver com os movimentos.



Notícias rápidas

Uma História de Amor e Fúria
Uma História de Amor e FúriaBom, e citei no texto de apresentação, mas não posso deixar de reforçar esse grande feito para o cinema brasileiro. O prêmio de Uma História de Amor e Fúria no Annecy, considerada a Cannes da animação. Um país sem tradição em animações, onde o primeiro longa-metragem brasileiro é selecionado, sagra-se também o grande campeão da noite. É mesmo de admirar e aplaudir Luiz Bolognesi e toda a equipe do filme. É visível a diferença da obra para uma trama didática sobre a história do Brasil. Como disse na época na crítica, poderia ser melhor, o filme parece que vai perdendo o fôlego no caminho, sempre menos desenvolvido a cada capítulo, mas ainda assim é um marco na nossa cinematografia. Que venham muitos outros como esse.

Mary Jane fora de Homem-Aranha 2Mary Jane fora de Homem-Aranha 2
Agora é oficial. A personagem Mary Jane não irá participar do filme Homem-Aranha 2. Marc Webb, diretor do filme, resolveu tornar a história mais simples e só apresentar a personagem no terceiro filme do personagem. Shailene Woodley, que já tinha gravado algumas cenas do filme, já está confirmar na ficção científica "Divergent", e não se sabe se ela poderá se comprometer com a personagem no terceiro filme. "Claro que estou chateada", disse Woodley em entrevista à revista "Entertainment Weekly". "Mas eu tenho fé que tudo acontece por uma razão específica. Me baseando na trama proposta, eu entendo totalmente a razão para adiar a introdução de Mary Jane até o próximo filme" (fonte).

Veronica MarsVeronica Mars
E o filme de Veronica Mars está a todo vapor. A produção que aconteceu graças a captação colaborativa de verba, é baseada na série homônima e essa semana já saiu imagens de Kristen Bell e Jason Dohring nos bastidores da produção. Veronica Mars tem estreia prevista para 2014. Veja fotos dos bastidores.

Frozen – Uma Aventura Congelante
A nova animação da Disney, Frozen – Uma Aventura Congelante, lançou essa semana seu primeiro trailer dublado e novas imagens da produção que chega ao cinema em 03 de janeiro de 2014. Em Frozen, Anna (voz de Kristen Bell), uma jovem otimista destemida, junta-se ao ousado homem da montanha Kristoff (voz de Jonathan Groff) e seu parceiro, a rena Sven, em uma jornada épica, encontrando místicos trolls, um boneco de neve extraordinário e engraçado chamado Olaf, condições climáticas extremas como as do Everest e magia a cada passo em uma corrida para encontrar Elsa, a irmã de Anna (voz de Idina Menzel), a Snow Queen, e salvar seu reino do inverno eterno.


Mercenários 3
E Mercenários 3 já tem data de estreia. Vai ser no dia 22 de agosto de 2014. O filme está em fase de pré-produção e será dirigido por Patrick Hughes, o elenco ainda não foi divulgado. O roteiro e a história continuam a cargo de Sylvester Stallone, protagonista do filme. A frase “Nunca mande um menino fazer o trabalho de um homem” foi divulgada como uma prévia do que será a história do novo filme. É aguardar.


Estreias da Semana

Estreia essa semana Universidade Monstros, novo filme do universo Monstros S.A., só que retrocede no tempo para mostrar como Mike e Sulley se conheceram na faculdade. Uma animação bem feita e divertida com o padrão já conhecido da Pixar, mas que fica aquém da genialidade da primeira aventura.

Outra estreia aguardada é o filme de Derek Cianfrance, O lugar onde tudo termina. Uma bela trama com Bradley Cooper, Ryan Gosling e Eva Mendes no elenco, que nos fala de escolhas da vida. Seria leviano falar algo da sinopse sem entregar o melhor da obra que é a descoberta gradativa dos acontecimentos.

Juan dos MortosTem também a estreia da comédia Minha mãe é uma peça, baseada na peça de teatro homônima com Paulo Gustavo. No filme, direção fica por conta de André Pellenz e traz muitas situações engraçadas baseada no talento do humorista. É divertido conhecer Dona Hermínia uma mulher de meia-idade e recém-separada, que vive para cuidar da vida dos filhos.

Estreia ainda a comédia Juan dos Mortos de de Alejandro Brugués. Na trama, dois amigos lutam contra um exército de zumbis em Cuba, enquanto o governo e a mídia retratam a epidemia como uma revolta de dissidentes.

Para quem está no Rio de Janeiro, tem estreias de Pra lá do mundo de Roberto Studart e Ferrugem e osso de Jacques Audiard. Em São Paulo, chega ainda Adeus, Minha Rainha de Benoît Jacquot, Chamada a cobrar de Anna Muylaert e Uma noite de Lucy Mulloy.


Humor
Clique para ampliar



Fica a Dica

This Is It - DVDThis Is It
E para os fãs de Michael Jackson, tem promoção do DVD e Blu-Ray do documentário This Is It, com imagens raras dos bastidores enquanto o artista desenvolvia, criava e ensaiava seus shows da turnê homônima de julho de 2009. A turnê foi cancelada, pois o cantor faleceu no dia 25 de junho, dezoito dias antes do primeiro show. No mês de aniversário de morte do cantor, está disponível nas lojas em DVD e Blu-ray por um preço inédito de R$ 16,90 e 29,90, respectivamente.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.