A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Arnaldo CarrilhoEsta semana, faleceu, por insuficiência renal aguda e problemas cardíacos, o diplomata Arnaldo Carrilho, que até o ano passado era embaixador do Brasil na Coréia do Norte, mas já esteve também a frente de embaixadas na Tailândia e na Austrália. Mas, o motivo que abro essa coluna com uma homenagem a ele é por seu trabalho em prol do audiovisual. Carrilho foi um dos maiores disseminadores da nossa cultura, desde o tempo do Cinema Novo, sempre propagou filmes, ideias e cineastas, como Glauber Rocha. Foi também diretor da Rio Filme, nos anos de 2001 a 2003. “Eu virei cinemeiro frequentando os cinemas da Penha, no subúrbio do Rio com a minha avó. Sempre que vejo o sucesso do cinema brasileiro, aquele menino que via filmes na Penha sorri dentro de mim”, disse Carrilho quando assumiu a distribuidora. Por seu trabalho foi homenageado no Festival de Brasília em 2003. Aqui na Bahia, Carrilho sempre foi um dos maiores entusiastas da Jornada de Cinema, um dos mais antigos festivais da América Latina, que vem lutando nos últimos anos para se manter viva. Tanto que esteve em Salvador no ano passado. Esperando que descanse em paz, fica o seu exemplo e a torcida para que outros homens como ele surjam sempre no nosso país.

Notícias Rápidas

Cinefoot
CinefootCom edições de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, esta semana chegou a Salvador o Cinefoot, Festival de Cinema sobre o futebol. Quem abriu a edição local na última quarta-feira foi o premiado documentário francês Os Rebeldes do Futebol, dos diretores Gilles Rof e Gilles Perez. Porém, o festival continua até amanhã, com sessões sempre às 20h30, no Espaço Itaú Glauber Rocha e o melhor, a entrada é franca. A mostra baiana foi composta por quatro filmes de longa-metragem e 12 de curta-metragem, num programa, que reúne alguns dos maiores sucessos das quatro edições do festival CINEfoot realizadas até agora. E, a cada dia, um ex-jogador do estado foi homenageado. Hoje tem homenagem a Emo e Beijoca, com a exibição do filme Bahêa, Minha Vida, de Márcio Cavalcante. E amanhã, para o encerramento dois filmes que venceram o último CineFoot, um deles é Memórias de Chumbo, do jornalista Lúcio de Castro, que evidencia a relação entre o futebol e as ditaduras na América Latina. O outro filme é o curta Três no Tri, de Eduardo Souza Lima, que examina a fotografia que virou símbolo do Brasil tricampeão na Copa de 1970. O fotógrafo, que fez a imagem que correu o mundo, conta a história do seu feito.

Novo filme de Ridley Scott
Depois do controverso Prometheus, Ridley Scott vem com um filme cujo o destaque é o elenco. Reuniu nada menos do que Michael Fassbender, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem e Brad Pitt para contar uma história que envolve dinheiro, drogas e sobrevivência. O roteiro é de Cormac McCarthy, escritor de obras como "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "A Estrada". Pelo clima do teaser que saiu essa semana, parece que seguirá mais para o estilo do primeiro. Vamos aguardar e torcer por uma boa obra.


Guerra Mundial ZGuerra Mundial Z 2
Mal estreou nos cinemas brasileiros e o filme estrelado por Brad Pitt, Guerra Mundial Z, já anuncia sua continuação. Quem viu o filme sabe que não é apenas uma jogada de marketing. Faz sentido. O problema é ver como isso será feito, até porque o presidente da Paramount, Rob Moore, informou ao site The Hollywood Reporter que poderão ser uma ou duas sequências. Na verdade, o projeto original já era uma trilogia, mas problemas na produção fizeram os estúdios não apostar em algo grandioso, preferindo esperar a recepção nas bilheterias. Como o filme atingiu uma bilheteria de US$ 111,8 milhões no mundo todo e US$ 66 milhões nos Estados Unidos durante a abertura, tudo indica que a trilogia ainda saia. Na verdade, o grande destaque de Guerra Mundial Z é mesmo Brad Pitt que consegue segurar o filme, nos apresentando um bom entretenimento. Vamos ver o que vem por aí.

Confissões de adolescente
Tudo começou com o diário de Maria Mariana, quando seu pai, Domingos de Oliveira percebeu que poderia ter uma boa história aí. O diário virou livro, peça de teatro, seriado de televisão e agora chega aos cinemas com direção de Daniel Filho. Adaptado para a época atual, mas ainda com quatro irmãs e um pai amoroso, o filme mostra agora, em 2013, as confissões e confusões de irmãs adolescentes que vivem os amores, dúvidas, decisões e aventuras de sua geração. O difícil rito de passagem dos 13 aos 19 anos.


Henry CavillSem Super Homem no Brasil
Depois de Brad Pitt, foi a vez do astro Henry Cavill cancelar a vinda ao Brasil para o lançamento de seu filme O Homem de Aço. Segundo comunicado da Warner o cancelamento foi "em respeito aos atuais acontecimentos no Brasil". Uma pena, afinal, é nesse momento que mais precisamos de um Super Homem... De qualquer maneira, o filme, que tem estreia confirmada para dia 12 de julho, começa este fim de semana a apresentar sessões especiais de pré-estreia para os fãs mais ansiosos (fonte).



Estreias da Semana
Os Amantes Passageiros de Pedro Almodóvar. Retorno do diretor às comédias, gênero que o consagrou. Na trama, grupo de personagens vive uma situação de risco em um voo para a Cidade do México. O desespero diante da situação causa uma catarse generalizada, mas ela passa a ser a melhor ideia para esquecer o perigo iminente.

Os Amantes Passageiros Guerra Mundial Z de Marc Forster. Filme sobre uma epidemia não-identificada que assombra o mundo, aos poucos, eles vão descobrindo tratar-se de zumbis e, em meio ao caos, o personagem de Brad Pitt tenta encontrar uma solução para tudo aquilo.

Finalmente estreia no Brasil o filme Tabu de Miguel Gomes. Na trama, três senhoras, uma idosa temperamental, uma empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o mesmo andar em um prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado.

Todo Mundo em Pânico 5 de Malcolm D. Lee. Quinta parte da série de paródias que brinca com filmes de terror.

Tem ainda, Augustine de Alice Winocour; Crazy Horse de Frederick Wiseman; Cru de Jimi Figueiredo; A Espuma dos Dias de Michel Gondry; O Futuro de Miranda July.



Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Festival Internacional de Cinema Feminino 2013Festival Internacional de Cinema Feminino 2013
O Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina), evento inteiramente dedicado a filmes com temática feminina ou dirigidos por mulheres, divulgou a programação da sua 10ª edição, que será realizada entre os dias 16 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Neste ano, serão exibidos 114 filmes de curta, média e longa-metragem, de 30 países e o cinema brasileiro está representado no festival por 42 produções realizadas em diversos estados do país.
Entre os indicados estão o premiado curta "O duplo", de Juliana Rojas; o documentário "Margaret Mee e a flor da Lua", de Malu de Martino, que estreou nos cinemas em abril; o curta "Menino peixe", de Eva Randolph; o documentário "Quando a casa é a rua" e de Thereza Jessouron, sobre o drama da vida nas ruas. Para a Mostra Competitiva Internacional foram selecionados 15 de 12 nacionalidades, todos inéditos no Brasil, que disputarão os mesmos prêmios (Grande Prêmio Femina Internacional; Prêmio Especial do Júri Internacional; Melhor Direção Internacional; Melhor Destaque Feminino Internacional).

O Femina acontece Femina entre os dias 16 e 28 de julho, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural RJ - Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro. Confira a programação completa no site.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.