Shrek e Burro: quem vê cara não vê coração : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Shrek e Burro: quem vê cara não vê coração

Shrek e Burro, amizadeFinalizando nosso especial sobre amizade no cinema desse mês, escolhi outra animação. Em uma série onde tudo é parodiado ou às avessas, a amizade parece um dos poucos pontos sagrados. É assim que Shrek e Burro se tornam um exemplo a ser analisado.

Nada poderia ser mais esquisito do que um Ogro da floresta e um burro de carga serem amigos. Ainda mais analisando suas personalidades. Shrek é um ogro e como todo ogro não gosta do convívio social. É um solitário por escolha, gosta de ficar em seu canto, quieto, sem maiores confusões. Já o Burro é um carente. Adora fazer amigos e conversar.

Não por acaso, o primeiro encontro dos dois é bastante significativo. Shrek salva a vida do Burro e ele, se sentindo grato, resolve acompanhá-lo na jornada para salvar a princesa Fiona de um castelo guardado por um dragão. Mal sabia ele que esse dragão seria sua futura esposa, mas é apenas um detalhe.

Shrek e Burro, amizadeO que importa é que Shrek, a princípio, apenas atura o Burro. Esse serzinho irritante, engraçado e falastrão que o faz perder a paciência a cada minuto. Mas, aos poucos, ele vai percebendo como é bom ter com quem contar. O Burro é também um conselheiro e companheiro fiel. Dá broncas em Shrek quando necessário e sabe dar a força que cada um precisa para encontrar o seu melhor.

É graças a ele que o casal Fiona e Shrek consegue ter um futuro. É a ele que ela conta primeiro seu segredo. É ele também quem incentiva Shrek a lutar pelo amor da princesa / ogra. Ele está sempre ali, para o que eles precisarem. E, claro, também bastante atrapalhado, para divertir a todos.

Também por isso, o quarto filme mostra a Shrek o quanto a amizade daquela criaturinha lhe faz falta. No mundo alternativo onde ele "nunca havia nascido", Shrek é um completo estranho para o Burro. A princípio, isso magoa o ogro. Uma ironia para o ogro que desejou voltar a ser sozinho. E, mesmo aí, é possível ver que uma verdadeira amizade sempre brota, ainda que aparentemente, não se conheçam.

Shrek e Burro, amizadeAos poucos, o Burro vai simpatizando com aquele ogro estranho e logo começa a ajudá-lo. Pois é assim que é a amizade. Ela não tem explicação, nem formalidades. Ela simplesmente surge e cresce com a convivência. Ninguém diz "quer seu meu amigo?", muito menos "não quero mais ser seu amigo". Amizade não é um compromisso marcado, que precisa de permissão ou término. Ela simplesmente é.

Então, não importa se é um Burro e um Ogro. Um boneco do velho oeste e um astronauta. Um senhor e um garotinho fã de cinema. Duas mulheres de temperamentos distintos. E diversos outros exemplos que já passaram pelo cinema. Um amigo é sempre um amigo. Por mais esquisito que isso pareça. Ainda mais no Reino Tão, tão Distante, onde o esquisito é o natural. Que possamos sempre ter e cultivar bons amigos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.