O Cinema também é escola : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Cinema também é escola

Cinema EscolaHoje é o Dia do Professor. E ao contrário dos anos anteriores, não vou trazer um filme sobre educação ou algum personagem professor. Quero abranger o tema para a capacidade que o cinema tem de ensinar. Não por acaso, é um recurso didático tão utilizado em salas de aulas. Quem nunca viu O Nome da Rosa em uma aula de história medieval? Ou A Revolução dos Bichos para entender o Socialismo?

Porém, indo além desta primeira visão de filmes educativos, é possível perceber e ensinar com os mais diversos filmes. Pois filmes falam da vida, nos trazem exemplos, discutem temas diversos que podem nos fazer refletir e ir além do puro entretenimento. Tanto que David Gilmour contou sua experiência de educar o filho apenas com a obrigação diária de assistir a filmes diversos no livro O Clube do Filme.

5x Favela, agora por nós mesmosNa última semana do FICI em Salvador, pude presenciar uma sessão especial de 5x Favela, agora por nós mesmos que demonstra bem isso. Após a sessão, uma das diretoras do filme, Manaíra Carneiro e a pedagoga Lilia Levy conversaram com a plateia que não era composta apenas pelos adolescentes (já que era uma sessão da Mostra Novos Jovens), mas por professores e representantes de associações de bairros populares da Região Metropolitana de Salvador.

O processo do filme em si já foi um bom exemplo do cinema como meio de educação. Manaíra Carneiro falou como foi a seleção para as oficinas e escolha dos temas de cada um dos cinco curtas que foram produzidos pela própria comunidade. E o quanto isso trouxe verdade para a tela. Pois, como ela mesma lembrou, pobreza não é defeito "o pior é a pessoa pobre de espírito". E o quanto essa experiência ajudou a ela e aos outros a perceber melhor seu lugar no mundo e o que queriam passar.

A pedagoga Levy reforçou que um traço importante desse projeto é falar de problemas das favelas, mas trazer um viés de esperança. O projeto traz os jovens em uma visão própria da sua realidade, demonstrando "o que eles queriam que fossem e como resolver os problemas que ali se encontram". E por ser feito por eles, cria-se uma identificação com o que se vê na tela.

Manaíra Carneiro e Lilia LevyA partir disso, a plateia foi se manifestando, reforçando que o que viram muito se assemelha à realidade que eles vivem. "Não é apenas no Rio de Janeiro que esse tipo de coisa acontece", relatou um. "Em Simões Filho tem muita rixa de comunidades rivais, onde o jovem fica no meio como foi no filme", completou ele, se referindo à história do curta "Deixa Voar", onde um garoto tem que atravessar o bairro rival para pegar uma pipa.

O curta-metragem "Fonte de Renda" da própria Manaíra, foi o que mais levantou discussão, pela questão da causa e consequência do tráfico. A platéia chamou a atenção para o fato do garoto ser o melhor aluno da classe e por suas dificuldades financeiras serem tentadas pelo pedido dos colegas que querem drogas. "O desespero faz ir pelo caminho mais fácil", afirmou alguém. Mas, outro chamou a atenção pelo fato dele não ter reagido quando o padrasto lhe pune "Ele sabia que estava errado".

Manaíra Carneiro e Lilia LevyMas, todos foram unânimes em reconhecer que o filme mostra sempre um mesmo caminho: o olhar sensível de que a ascensão deve ser pela educação. Em um país onde dar o peixe parece estar sendo mais importante que ensinar a pescar, é imprescindível perceber o quão importante é esse setor para tudo. Não apenas para conseguir um emprego e um lugar ao sol. Mas, uma população educada sabe respeitar os direitos do próximos e conviver em melhores condições. Isso 5x Favela demonstra. Mas, não apenas ele.

Diversos filmes são capazes de nos ensinar um pouco sobre atitudes diante da vida. Todos os dias, a cada filme que vemos, somos capazes de refletir e aguçar o nosso senso crítico. Por isso também que a cada crítica, tento despertar esse olhar nos leitores. Ampliando a discussão para além da tela. Aprendemos juntos, sempre. E isso, é graças também ao poder de assimilação do cinema. Então, nesse dia, temos também que homenagear este grande professor da vida.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.